Mesmo com chuvas de outubro, pêssegos apresentam boa qualidade, diz nutricionista

Expectativa da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar é de que produção do município…

02 de dezembro de 2023 às 09h53m

Expectativa da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar é de que produção do município chegue a 300 toneladas da fruta/Paulo Sava

Mesmo com excesso de chuvas no mês de outubro, pêssegos iratienses apresentam boa qualidade, diz nutricionista Daniele Schlumberger. Foto: Paulo Sava

As chuvas do mês de outubro causaram danos e perdas aos produtores de pêssegos de Irati. Entretanto, as frutas que estão armazenadas na câmara fria do Centro de Processamento de Alimentos (CPA) da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati apresentam boa qualidade, segundo a nutricionista Daniele Schlumberger, responsável pelo local.

Em entrevista durante o programa Show da Tarde, da Super Najuá, nesta quarta-feira, 29, Daniele ressaltou que a expectativa é de que a produção de pêssegos do município seja de 300 toneladas.
“A nossa expectativa está grande, o tempo não colaborou muito, mas os pêssegos estão chegando aqui no Centro de Processamento, onde armazenamos aqui na Câmara Fria. São uns pêssegos bonitos, bem grandes e deliciosos, uma qualidade bem boa. Esperamos vender toda a produção dos nossos agricultores, com esta quantidade de 300 toneladas que esperamos”, frisou.

Todos os anos, a colheita e a venda dos pêssegos vai dos meses de novembro a fevereiro. Antônio Sidnei Martins, técnico da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, destacou que as chuvas de outubro afetaram a produção de pêssegos em todo o município, dependendo do produtor, da variedade da fruta e da florada. Apenas um fruticultor disse que não terá condições de participar da 43ª edição da Festa do Pêssego neste ano. o técnico também comentou que falta apenas concluir a organização das barracas no Parque Aquático para que a festa aconteça.

“Tivemos redução de um produtor que poderia participar, mas em função de problemas não vai, mas os outros estarão presentes. Com os produtores está tudo certo, só lá que tem bastante serviço para organizar até sábado e domingo”, destacou.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

O produtor Natalino Mascarello, que tem sua propriedade nas proximidades da BR 153, em Irati, vai participar da festa. Ele conta que a falta de frio e geada, a florada muito longa e o excesso de chuvas causaram alguns prejuízos, mas acredita que a qualidade dos pêssegos ficou boa. “Foi com certas perdas, porque o tempo não ajudou muito, mas temos que dar graças a Deus porque perdemos um pouco, mas temos isto. Não perdemos tanto como os nossos vizinhos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que perderam tudo. Podemos dizer que estamos no céu”, destacou.

Natalino também é produtor de amoras, que já estão em fase final de colheita, que, na visão dele, neste ano, foi razoavelmente boa. “Neste ano, até que deu bem. A amora não sentiu tanto porque é menos exigente em frio e produziu razoavelmente bem. Estamos no finalzinho da colheita, a cada dois ou três dias dá um ou dois quilos, estamos bem no fim”, afirmou.

Total de produtores – No total, 16 produtores participarão da Festa do Pêssego, que terá, além do fruto principal, produtores comercializando morangos, amoras e ameixas. Daniele analisa a qualidade, o sabor e a aparência das frutas e diz que, ainda antes da festa, deve ser feita uma nova classificação dos pêssegos para que sejam colocados os preços a serem praticados durante o evento.

“Teve muita chuva durante todo este período antes da colheita, então alguns pêssegos estão pequenos, outros médios e maiores, então vai ter uma variedade de preços por conta da qualidade dos pêssegos, mas todos têm um sabor bem gostoso”, frisou.

Pêssego em conserva. Foto: Paulo Sava

Origem e benefícios do pêssego – O pêssego é uma fruta originária da China e tem as tonalidades branca, amarela e laranja. Ele também é uma fonte de vitamina C, auxiliando a melhorar a imunidade da pessoa. Além disso, ele contém vitamina A, fibras que auxiliam no funcionamento do intestino, e alta concentração de antioxidantes e betacaroteno, que ajudam a preservar a elasticidade da pele.

“Tem aquela expressão ‘pele de pêssego’, é por conta dos antioxidantes e do betacaroteno presentes na fruta. O pêssego é excelente, previne doenças cardiovasculares por conta do potássio, um dos nutrientes que participa no equilíbrio do sódio. É uma fruta que tem todos os nutrientes que esperamos, vitaminas A e C, cálcio, potássio, ferro, magnésio e é muito rica em água. Podemos consumi-la sem complicações e dá uma saciedade para a gente. Se fazemos intervalos para comer um pêssego, nos saciamos”, frisou.

Produtos – Além do consumo da fruta in natura, o pêssego é muito utilizado para a produção de compotas, como geleias, doces e pêssegos em calda, inclusive misturando com outras frutas, como a ameixa. Nestes casos, Daniele recomenda que a pessoa adquira o pêssego amarelo para fazer estes produtos. “Na verdade, ele é o mais indicado porque, quando você vai cortar ele, higienizar e cozinhar, ele mantém o sabor e a firmeza. Por isso, a maioria das pessoas prefere o pêssego amarelo para fazer a compota”, afirmou.

Com o pêssego, também é possível produzir bebidas, como sucos, licores e vinhos, que também serão vendidos durante a festa. O evento terá também praça de alimentação. No total, 18 empreendedores estarão presentes com seus trailers comercializando espetinhos, crepes, churros e lanches em geral, além de quatro choperias que estarão no local. A praça de alimentação estará aberta durante todo o período da Festa.

Entre os participantes, a associação “Mulheres que lutam”, liderada pela vereadora Vera Maria Gabardo, estará presente vendendo pães, sonhos e pasteis.

Borrego no rolete – Outro atrativo que retorna à festa depois de alguns anos será o tradicional borrego no rolete, que será servido em um restaurante montado no Parque Aquático. A equipe responsável pela produção do borrego no jantar de sábado, 02, e no almoço de domingo, 03, será comandada pelo Nego do CRB. Os cartões estão sendo vendidos ao preço de R$ 50, mas as pessoas que participarem da Caminhada da Natureza no domingo terão um desconto e pagarão apenas R$ 40.

Programação – A abertura da Festa do Pêssego será no sábado, 02, a partir das 10 horas. No palco externo, as apresentações musicais começam às 14h30, com o trio Johnny, Cassiano e Daniel. Logo após, às 16 horas, a cantora Ingrid Langner sobe ao palco; às 17h30, será a vez da apresentação do artista Jean Gaiteiro. Fechando o primeiro dia, Johnny Pedroso e Anally se apresentam às 19 horas.

No domingo, 03, a programação começa com a celebração da missa em ação de graças pelos agricultores às 10 horas na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em seguida, será servido o almoço com borrego no rolete, no restaurante instalado no Parque. Logo depois, recomeçam as apresentações musicais, às 13h30min com Grazi Viante e Rafael. A partir das 15 horas, será a vez de Janílson Pereira se apresentar; Luan de Góis e Raílson Gaiteiro se apresentam as 17 horas e Dinho Chokolat fecha a programação às 18 horas.

Haverá também brinquedos infláveis gratuitos para as crianças. Durante a festa, a Secretaria Municipal de Defesa Animal promoverá uma feira de adoção de pets, em parceria com o Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (COMBEA), com animais filhotes e adultos.

O evento vai ter ainda o 3º Encontro de Carros Antigos e a 1ª Caminhada Internacional da Natureza, evento promovido pelo grupo de Amigos Caminhantes Reunidos de Irati (ACORDEI), em parceria com a Prefeitura de Irati, no domingo, 03.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.