Memórias da infância inspiraram desenho de artista iratiense finalista em concurso da RPC

Thaís Maria Crovador compartilha o processo criativo e os critérios que a levaram à final…

19 de março de 2025 às 12h25m

Thaís Maria Crovador compartilha o processo criativo e os critérios que a levaram à final do concurso que pode garantir seu desenho no livro ‘Bicho do Paraná’; votação pelo app ‘Você na RPC’ vai até esta quinta-feira (20) / Texto de Diego Gauron

Artista reuniu símbolos do Paraná e lembranças de sua infância para criar o desenho finalista. Imagem: Divulgação

A artista iratiense Thaís Maria Crovador é uma das cinco finalistas do concurso “Desenhos do Paraná”, promovido pela RPC, afiliada da Rede Globo no estado. Selecionada na categoria amador, sua obra concorre a uma vaga no livro “Bicho do Paraná”, uma edição especial que celebra a cultura paranaense. A votação popular segue até nesta quinta-feira (20) pelo aplicativo “Você na RPC“. Confira abaixo o passo a passo para fazer a votação.

Inspiração e dedicação
Thais conta que a decisão de participar do concurso não veio de imediato. “Eu fiquei sabendo do concurso pela TV, mas na verdade, quem viu primeiro foi a minha mãe. Ela insistiu muito pra que eu participasse, mas eu pensei que não teria chance, pois são tantas pessoas participando de um concurso a nível estadual. Mas, pela existência dela, eu resolvi dar uma chance a mim, e ‘nos 45 do segundo tempo’, eu fiz a minha inscrição”, conta.

Mesmo com pouco tempo para a produção da obra, Thaís dedicou um final de semana inteiro ao desenho. E apesar de seu talento e da dedicação, ela precisou se inscrever na categoria amadora do concurso. A decisão se deu por conta dos critérios exigidos para a categoria profissional. “Para a categoria profissional, teriam algumas especificações das quais eu não me enquadraria, então eu fui para a amadora”, descreve.

Elementos do Paraná em cada traço
A proposta do concurso era que o desenho representasse elementos característicos do Paraná, sejam pontos turísticos ou símbolos regionais. Thaís apostou em uma composição rica em detalhes, resgatando memórias afetivas e a cultura regional. “A arte tem muito disso, tem que tentar acolher quem está vendo. Provocar algum tipo de sentimento, alguma reação. E eu tentei explorar muito isso do cotidiano, mas que trouxesse muitos elementos”, afirma.

Entre os elementos retratados no desenho, estão a gralha-azul, o pinhão, a araucária e o barreado, prato típico do estado. “Tem a avózinha ali, que parece ser a avó de muitos, aquela coisa de remeter à infância. Minha avó, por exemplo, morava no interior e sempre que eu chegava lá, via ela sentada ao lado do fogão a lenha, esquentando a mão, preparando a comida para gente. E aí sempre aquilo de ter uma TV ou um rádio perto. Foi isso que eu quis trazer”, detalha a artista.

Para representar a identidade paranaense em seu desenho, Thaís apostou em elementos que fazem parte do dia a dia e carregam memórias afetivas. “A gralha-azul, o pinhão, a nossa araucária, que são elementos muito característicos do Paraná, mas que aparecem de um modo simples no cotidiano mesmo. A banana, eu tenho certeza que todo já viu uma vasilha igual essa ali na casa da avó. De fundo também eu trouxe de elemento o barreado, no fogão a lenha”, descreve.

O processo criativo de Thaís também envolve pesquisa e inspiração em diversas referências antes de dar vida ao desenho. “Eu imaginei, de modo geral, como seria o desenho, mas para qualquer desenho que eu vou fazer, eu pesquiso muitas imagens, eu pego referências para me inspirar. Salvo várias imagens e, a partir daquelas eu crio a minha. Eu pesquisei a gralha-azul, pesquisei o pinhão, imagens de referência. E meu desenho foi feito totalmente em lápis de cor. Eu adoro pintar com tinta também, mas o que eu tenho mais facilidade é lápis de cor”, explica.

A execução do desenho exigiu duas jornadas intensas. “Comecei no sábado, por volta de 7h30 da manhã e fiquei até a noite. No domingo, recomecei às 7h30 e fui até umas 18h30. Às vezes, as pessoas olham e pensam que é rápido, mas cada detalhe dá muito trabalho”, ressalta.

Incentivo familiar
Apesar da paixão pela arte, Thaís tem outra profissão. Atualmente, ela atua como psicóloga no Hospital Santa Casa de Irati e, recentemente, começou a trabalhar como tatuadora. Já nos desenhos, desde criança, Thaís e o irmão, Júnior Crovador, sempre gostaram de desenhar e sempre foram incentivados pelos pais. “A minha mãe também gosta muito de pintar, e ela e o meu pai nos incentivavam a estar participando de tudo que tivesse relacionado à arte na escola. Durante o meu ensino médio, tinha aquele festival da rede estudantil, de artes. Nós participávamos sempre”, recorda.

Expectativa e votação popular
Thaís explica que o processo seletivo da RPC exigia o envio de uma foto do desenho, além de outra imagem em que ela aparecesse ao lado da obra. O objetivo era comprovar a autoria e garantir que o trabalho havia sido feito à mão, conforme as regras do concurso.

Ela conta que estar entre os finalistas já é motivo de grande felicidade, especialmente por ter sido selecionada por uma banca de jurados especialistas na área. “Só de fazer parte dos finalistas, eu fico muito feliz, porque realmente foi uma banca de jurados que são especialistas na área, que são referência no Paraná e no Brasil. Depois que o meu desenho foi selecionado, eu recebi um e-mail dizendo que eu estava pré-selecionada, mas que aí eu teria que comprovar que eu era paranaense, eu encaminhei meus documentos, comprovando, fui para a final, e agora é a votação popular”, comenta.

Agora, Thaís conta com o apoio do público na votação. Como os votos são ilimitados, qualquer pessoa pode contribuir votando várias vezes. Os desenhos vencedores farão parte da primeira edição do livro ‘Bicho do Paraná’, em comemoração aos 40 anos da campanha homônima da RPC.

Como votar
A votação segue até esta quinta-feira (20). Para participar, basta baixar o aplicativo ‘Você na RPC’ no celular, realizar um rápido cadastro e selecionar o desenho de Thaís. Os votos são ilimitados, permitindo que cada pessoa vote quantas vezes desejar. Confira o passo a passo para votar aqui.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.