Medidores inteligentes da Copel serão instalados em Imbituva e São João do Triunfo

Mudança tecnológica não tem custos para o consumidor. Segundo a Copel, o principal benefício é…

10 de junho de 2024 às 22h07m

Mudança tecnológica não tem custos para o consumidor. Segundo a Copel, o principal benefício é identificar falhas nos casos de desligamento/Assessoria da Copel

Profissionais da empresa Eleng estão realizando a substituição de medidores. Foto: Assessoria da Copel

O programa Rede Elétrica Inteligente da Companhia Paranaense de Energia (Copel) passou a ser aplicado nos municípios de Imbituva e São João do Triunfo, a partir de hoje. A ação consiste na troca dos medidores de energia convencionais por medidores inteligentes, que emitem sinais em tempo real para o centro de operações da Copel, ampliando a eficiência da identificação de falhas nos casos de desligamento. A mudança tecnológica não tem custos para o consumidor.

Em Imbituva, os medidores inteligentes serão instalados em todas as 11.200 unidades consumidoras atendidas pela Copel. Já em São João do Triunfo são 5.500 unidades consumidoras do município. Os municípios de Fernandes Pinheiro e Rebouças serão contemplados com o projeto no mês de junho. Já em Guamiranga, a ação será realizada em setembro.

O processo de troca do medidor é rápido, levando em média 30 minutos e sem custos para o cliente. A substituição é realizada exclusivamente na entrada de serviço, onde o medidor está instalado. É importante ressaltar que na fase 2 do projeto, a instalação é realizada pela empresa Eleng, e na fase 3, pela Eletromil. Todos os profissionais envolvidos estão devidamente identificados e apresentam uma carta de apresentação feita pela Copel.

A Rede Elétrica Inteligente já ultrapassou a marca de 770 mil medidores inteligentes instalados em 94 municípios das regiões Sudoeste, Oeste, Centro-Sul do Paraná e Metropolitana de Curitiba. A previsão é de atingir 1 milhão de instalações ainda em 2024.

A adoção dos medidores inteligentes também traz benefícios práticos, conforme a Copel. Eliminando a necessidade de visitas mensais para leitura do consumo, a Companhia de Energia incentiva os consumidores a optarem pelo recebimento das faturas por e-mail, o que reduz o uso de papel e previne extravios. Além disso, as faturas digitais têm a mesma validade legal que as impressas, servindo como comprovante de endereço.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

A Copel também ressalta que os consumidores podem monitorar seu consumo em tempo real por meio do aplicativo para smartphones. Nesse aplicativo, é possível não só acompanhar o consumo, mas também solicitar serviços, verificar débitos e até mesmo obter informações para quitar contas em atraso.

Confira abaixo mais fotos da substituição dos medidores convencionais pelos medidores inteligentes

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.