Procedimento foi conduzido pelo doutor Aramis Azevedo, que utilizou pela primeira vez o equipamento de navegação cirúrgica Orthopilot 4 no Hospital Universitário da UEPG/Informe Publicitário

O médico iratiense Aramis Azevedo foi o responsável pelas primeiras cirurgias realizadas com o novo navegador cirúrgico adquirido pelo Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG). Especialista em cirurgia do joelho, ele utilizou o equipamento inédito na instituição no dia 9 de abril, durante dois procedimentos de artroplastia total – cirurgias que substituem a articulação do joelho por uma prótese.
A tecnologia empregada, o navegador Orthopilot 4, representa um avanço significativo na realização de cirurgias ortopédicas, permitindo maior precisão e personalização nos procedimentos. “Durante o procedimento cirúrgico, o navegador é capaz de captar informações anatômicas do paciente e dos instrumentos cirúrgicos; todas essas informações são captadas pelo computador, processadas e então devolvidas ao cirurgião em tempo real, oferecendo uma precisão ainda maior em toda a cirurgia”, explicou Aramis em matéria publicada no site da UEPG.
Ele ainda ressalta que, diferente da cirurgia convencional, em que os cálculos e medições são realizados previamente, o uso do navegador permite ajustes em tempo real. “Quando falamos em prótese de joelho, normalmente estamos acostumados com a cirurgia convencional, na qual não temos o auxílio de um computador no intra-operatório para realizar esses cálculos e medições; isso tudo é feito através do planejamento pré-operatório e do uso de guias durante o procedimento cirúrgico. A vantagem do uso da navegação é a precisão milimétrica do procedimento, levando em consideração a individualidade de cada paciente”, afirma o médico iratiense.
Para Aramis, o investimento do hospital em tecnologia de ponta representa um grande avanço para os atendimentos 100% SUS oferecidos pela instituição. “Quero agradecer a todo o esforço e empenho do HU-UEPG para proporcionar o que tem de mais tecnológico quando pensamos em cirurgias ortopédicas”, finaliza o cirurgião.
Precisão nos casos complexos
O coordenador da Ortopedia do HU-UEPG, Dalton Berri, destaca que o navegador tem a função de orientar o cirurgião especialmente em casos mais complexos, aprimorando a qualidade da artroplastia. “Não há como negar que a prótese navegada de joelho tende a oferecer resultados que são ainda mais precisos, contribuindo para que se tenham melhores resultados. Recomendo, já que é uma abordagem que acaba se tornando uma excelente alternativa, conferindo uma precisão muito maior para o médico, principalmente em casos mais graves”, afirma.
Berri também elogia o trabalho desenvolvido pela equipe de ortopedia da instituição. “O serviço de ortopedia conta com uma equipe extremamente capacitada e o HU oferece todos os recursos para que nossos pacientes tenham um atendimento de qualidade ímpar na região com materiais especiais e tecnologias que não deixam nada a desejar em comparação a qualquer serviço privado”.
O coordenador ainda salienta que a ortopedia do HU-UEPG atende pacientes de toda a região dos Campos Gerais. “O trabalho realizado no Hospital Universitário deve ser enaltecido e esclarecido para a população. A ortopedia hoje presta serviço para toda a região dos Campos Gerais com extrema presteza e qualidade. Isso tudo só é possível devido ao trabalho de todos os colaboradores do hospital, que prestam um serviço de qualidade, sempre buscando o melhor para o paciente, que é o principal motivo de tudo isso”, completa.
Investimentos em inovação
A diretora-geral do HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, destaca que a aquisição do navegador cirúrgico e de outros equipamentos modernos faz parte de um ciclo de investimentos viabilizados pelo projeto ProHU, aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). “A tecnologia está muito presente na área da saúde e é importante de se fazer as renovações e as aquisições de equipamentos de ponta para que os nossos HUs possam continuar com um atendimento de excelência. E isso para realizar um melhor prognóstico para os nossos pacientes, principalmente nas questões mais de urgência e emergência, no trauma, no politrauma, no qual somos referência”, explica.
Fabiana também aponta a boa gestão do hospital como um dos diferenciais. “O HU-UEPG é destaque dentre os hospitais universitários no Paraná, principalmente no que diz respeito à qualidade e ao custo dos serviços para o Estado”, afirma.
Além do navegador cirúrgico, o hospital investiu recentemente na aquisição de um novo tomógrafo, raio X, equipamentos de hemodinâmica e melhorias no centro cirúrgico, como novos arcos e focos utilizados em diferentes procedimentos.
