Médica Ismary Llañes assume comando da secretaria de saúde de Irati

Cubana, que está há 10 anos no município, assumiu o comando da pasta após a…

16 de abril de 2024 às 16h25m

Cubana, que está há 10 anos no município, assumiu o comando da pasta após a saída de João Almeida Júnior, que pretende concorrer ao cargo de vice-prefeito nas eleições de outubro/Paulo Sava

Na foto, a nova secretária de saúde, Ismari Llañes aparece entre os personagens Maria e Zé Gotinha, em frente ao posto de saúde do bairro Lagoa. Foto: Paulo Sava

A médica cubana Ismary Llañes assumiu o comando da Secretaria de Saúde de Irati no lugar de João Almeida Júnior. O agora ex-secretário se afastou da pasta porque pretende participar da eleição municipal deste ano e é um dos nomes apontados como pré-candidato a vice-prefeito pelo Partido Progressistas (PP).

Ismary está há dez anos em Irati e há quatro coordena a atenção básica da saúde. Em entrevista durante o programa “Sabadou”, da Super Najuá, ela agradeceu à gestão municipal pela indicação do seu nome para o comando da Secretaria. “Eu estou muito feliz e grata com a gestão do prefeito Jorge Derbli e da vice Ieda Waydzik pela confiança de me entregar esta grande responsabilidade. Quero agradecer também aos nossos funcionários, à equipe de enfermagem completinha por todo este trabalho. Um secretário sozinho não consegue trabalhar, tem que ter equipe, e a da Secretaria de Saúde é muito boa. Então, eu conto com a colaboração de todos vocês e da população”, destacou.

A nova secretária contou que está sendo feita uma análise para a contratação de novos profissionais, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para atuarem na atenção básica de Irati. “Em 2022, foi realizado um concurso no município de Irati, que nos ajudou a completar o quadro de funcionários, mas ainda estamos analisando para ver se conseguimos chamar mais profissionais. Nós temos hoje cinco médicos do [programa] Mais Médicos, fora outros que também prestam serviços para nós”, comentou.

Ismary também falou sobre a situação da técnica de enfermagem do posto do Pirapó, que havia sido removida da unidade, mas foi recolocada no posto em função de protestos da população. “Ela está trabalhando dentro da unidade e faz tudo o que precisa ser feito. Faço minha saudação para as comunidades do Pirapó e do Guamirim, pois conheço estas populações com as quais trabalhei por três anos. Agradeço aos funcionários de lá e tudo é importante: os agentes comunitários de saúde fazem uma função maravilhosa e importante e os técnicos de enfermagem também. Tentar realizar todas as funções é importante, e lá no posto do Pirapó está tudo funcionando e esperamos que tudo melhore ainda mais”, frisou.

Ismary deve permanecer no comando da secretaria de saúde até dezembro, quando termina a gestão do prefeito Jorge Derbli. Antes de assumir a pasta, ela atuou como coordenadora da atenção básica, tendo como principal atribuição coordenar os postos de saúde, o ambulatório de saúde mental, a saúde da mulher, o pré-natal, a Vigilância Sanitária, a Vigilância Epidemiológica e a saúde do trabalhador. “Hoje, como secretária de saúde, eu tenho uma maior responsabilidade”, pontuou.

AME – A nova secretária também está acompanhando as obras do novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), iniciada em 2023 e que já está com 50% da construção concluída. O Governo do Estado está investindo aproximadamente R$ 14 milhões na obra. Ismary acredita que, com a nova unidade, o atendimento na área da saúde será ainda mais fortalecido. “Nosso Consórcio nos ajuda muito para darmos uma saúde de qualidade à nossa população. Temos várias linhas de cuidados no Consórcio, que é o que todo mundo conhece como MAC, que é uma espécie de matriciamento, de cuidados compartilhados entre a atenção primária e a especializada”, comentou.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

População compareceu ao posto de saúde do bairro Lagoa no último sábado, 13. Foto: Paulo Sava

Vacinação – Ismary também comemorou o fato de sua gestão no comando da secretaria ter começado durante a campanha de vacinação contra a gripe, iniciada no final de março e com previsão de término no dia 31 de maio. Ela enfatizou que, além da vacina contra a gripe, é importante que as pessoas compareçam aos postos de saúde para se imunizar contra outras doenças, como a Covid-19, por exemplo.

“É importante, nos postos também estamos dando esta vacina, e é importante tomar. Graças a Deus a pandemia nos deixou, mas ainda existem alguns casos e é importante nos protegermos. Todas as doenças infectocontagiosas conseguimos controlar com as vacinas”, frisou.

Nossa reportagem também conversou com algumas pessoas que estavam no posto de saúde do bairro Lagoa para vacinar seus filhos ou receberem as doses contra a gripe, Covid-19 e outras vacinas. A dona de casa Thayana levou a filha Maria Angélica, de 2 anos e 10 meses, para completar o esquema vacinal. “Eu acho que é bom sempre estar vacinando as crianças, principalmente por causa da gripe, e agora com o tempo meio esquisito, tem que estar vacinando cada passo”, frisou.

A aposentada Margarete Biel também compareceu ao posto para completar o calendário vacinal. Ela ressaltou a importância da vacinação para os idosos. “É bom para nós, que estamos em uma idade avançada, temos que aproveitar para tomar as vacinas, se não depois complica com estas gripes que dão no povo, principalmente nas pessoas idosas, tem que se cuidar. É de graça, e se não tomar, é por relaxo”, ressaltou.

Atenção básica – Para a nova secretária, a atenção primária e a prevenção são as bases para um bom serviço na área da saúde. “Eu adoro atenção primária e acho que ela é a base, a vacina faz parte da nossa atenção primária e a prevenção e a promoção de saúde são básicas. Se nós conseguirmos fortalecer uma atenção primária, a secundária se sobrecarrega menos. Teremos menos pacientes para reabilitar e conseguimos prevenir que menos pacientes vão à atenção secundária e menos pacientes vão se reabilitar ou precisar de uma atenção mais especializada”, comentou.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.