Marisa Lucas fala sobre nomeação para a chefia do NRE de Irati

Pedagoga ocupou o cargo entre 1999 e 2002. Neste período, também enfrentou uma greve dos…

27 de março de 2015 às 20h05m

Pedagoga ocupou o cargo entre 1999 e 2002. Neste período, também enfrentou uma greve dos professores da Rede Estadual de Ensino
Paulo Henrique Sava

Depois de 13 anos, a pedagoga Marisa Massa Lucas assumiu novamente a chefia do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati. Ela teve sua nomeação para o cargo confirmada através de um decreto publicado na edição desta terça-feira, 24, do Diário Oficial do Estado.

Marisa chefiou o NRE entre os anos de 1999 e 2002. Ela também foi vice-prefeita de Irati por dois mandatos, entre 2005 e 2008 e 2009 a 2012. Recentemente, nas eleições de 2014, ela concorreu a uma vaga na Assembléia Legislativa do Paraná, obtendo 10.736 votos, ou seja, 0,19% dos votos válidos, mas não conseguiu se eleger.

A reportagem da Najuá conversou com Marisa na sede do Núcleo. Para ela, ser nomeada para chefiar o órgão foi um ‘presente’. “É uma questão que eu gosto e com a qual já trabalhei e quero me dedicar muito neste trabalho no NRE, atendendo tanto os pais e a comunidade quanto os servidores das escolas da nossa região, que é bem mais ampla desta vez”, destacou.

© Paulo Henrique Sava

Marisa reassume a chefia do NRE após 13 anos
Marisa comenta que, neste primeiro momento, está tomando conhecimento da situação de todos os programas e de tudo que está acontecendo no NRE. No entanto, ela afirma que, assim que for possível, fará visitas em todas as 54 escolas da região. “Tem muitos programas novos no NRE, então, ainda não tive a oportunidade de visitar nenhuma escola, mas eu acredito que, daqui a mais algum tempo eu possa dar mais uma entrevista para explicar e falar mais ou menos sobre o que está acontecendo e de que forma está o NRE”, comentou.

Marisa fez também uma comparação entre a sua primeira gestão no NRE e o atual momento da educação. “A nossa realidade é bem diferente. Antigamente, nós tínhamos 51 escolas e agora temos 54 na nossa região como um todo. Trago a minha experiência no atendimento, tratando com muito carinho as pessoas que trabalham na educação e merecem ser bem atendidos e ter dedicação para que eles se sintam bem e tenham condições melhores para poder atender a nossa juventude e as nossas crianças”, afirmou.

A chefe do Núcleo Regional de Educação acredita que a sua experiência no trabalho com a área social pode auxiliar no atendimento principalmente dos alunos de comunidades mais carentes da região. “Mesmo a experiência que tenho como vice-prefeita me ajuda bastante, me deu muito mais maturidade e equilíbrio para poder enfrentar as questões que envolvem a nossa educação”, destacou.

Ainda de acordo com Marisa, a experiência no trabalho administrativo na Prefeitura durante oito anos trouxe bastante maturidade, vontade de fazer mais e bom senso para que ela se sentisse mais preparada para este novo desafio. “Aquilo que aprendi, amadureci e cresci como pessoa me faz sentir bem melhor neste momento como chefe e também vendo o exemplo dos que foram chefes do Núcleo, respeitando os antigos chefes, que fizeram a história de Irati na área da educação, respeitando toda esta construção da educação na nossa região”, destacou.

Apesar de ter conversado anteriormente com o governador Beto Richa (PSDB) sobre sua nomeação para o NRE, Marisa afirmou ter ficado surpresa com a publicação do decreto na última terça-feira, 24. “Fiquei muito feliz porque eu me sinto muito bem aqui, sinto que eu posso trabalhar muito e me dedicar bastante, atendendo às pessoas”, comentou.

De acordo com Marisa, de 2002 para 2015, a educação mudou muito. O aumento das exigências, a introdução cada vez maior da informática e a mudança no porte do NRE de Irati são características importantes deste período. “Neste momento eu estou tomando ciência de tudo aquilo que existe, as exigências são maiores e a nossa responsabilidade é bem maior”, destaca.

Contratação de professores

Marisa conta também que está acompanhando a contratação de professores em regime PSS para atender as disciplinas que ainda não têm professor. Segundo ela, ainda não há uma previsão de quando os novos professores assumirão as aulas.

Um dos principais objetivos de Marisa como chefe do NRE é visitar cada uma das 54 escolas da região para conhecer a realidade de cada uma delas. “Da outra vez que eu fui chefe do NRE, eu visitei as escolas, participei, conversei com os diretores, e uma vontade muito grande que eu tenho é de tomar ciência mesmo, conhecer de perto, conversar sobre cada situação, cada realidade. As escolas são muito diferentes umas das outras, e eu quero conversar com as comunidades escolares, trocar ideias e colaborar para que a gente possa melhorar as condições de ensino”, destacou.

Transporte escolar

Sobre a questão do transporte escolar, Marisa afirmou que o núcleo precisa do apoio das prefeituras. “São questões que precisam ser conversadas. Depois de um período, que precisa ser recuperado, eu sei que já foram feitas reuniões e está sendo conversado para que se chegue a um denominador comum. Nós precisamos muito da ajuda dos municípios para que a gente possa resolver estas questões que estão pendentes”, finalizou Marisa.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.