Marcos Antônio Marques é eleito novo presidente do Iraty

Nova diretoria conta com apoio do empresário Sérgio Malucelli, que foi eleito presidente do Conselho…

14 de dezembro de 2015 às 08h48m

Nova diretoria conta com apoio do empresário Sérgio Malucelli, que foi eleito presidente do Conselho Deliberativo
Rodrigo Zub, com reportagem de Paulo Henrique Sava

Na eleição mais disputada da história do Iraty Sport Club, Marcos Antônio Marques foi eleito para comandar o clube no próximo biênio. Três chapas concorreram à presidência do conselho diretor em eleição realizada na tarde de segunda-feira, 14, no estádio Coronel Emílio Gomes.

A chapa encabeçada por Marcos que ainda é formada pelo vice Hélio Salmon recebeu 18 votos. O atual presidente Jorge Ruteski, que teve como vice Rodrigo Maravieski, ficou em segundo lugar com 14 votos. A terceira chapa que estava na disputa formada por Reinaldo Jorge Juliano (Chocolatinho) como presidente e Cícero Moreira Gomes (Xiru) como vice obteve apenas quatro votos.

Dos 50 conselheiros com direito a voto, 43 estavam aptos a participar do pleito, cinco estavam em dívida com o clube e dois já faleceram.

Fotos: Paulo Henrique Sava

{album}

Retomada do futebol profissional do Iraty

Após a eleição, o novo presidente do Iraty destacou que a proposta da chapa vencedora era retomar o futebol profissional do clube, que foi desativado após o rebaixamento para a 2ª divisão do Campeonato Paranaense em 2012. “A nossa proposta é de retomarmos o futebol. Ganhamos e agora vamos sentar com o pessoal do clube para fazer um trabalho de reconstrução”.

Marcos teve apoio do ex-presidente do Iraty, Sérgio Malucelli, que foi eleito para comandar o Conselho Deliberativo do clube a partir de 2016. “Muitas pessoas criticam o Sérgio [Malucelli], mas ele fez bastante pelo Iraty e particularmente prefiro aqui perto. [Ele] Fez bastante sucesso no Londrina e eu acho que ele pode dar uma grande contribuição para nós também. Volto a repetir, que esse sucesso do Londrina era para ser aqui. Na época, motivos alheios a nossa vontade e dele não pode ser aqui, vamos ver se nós colaboramos para subir a Série B e depois retornar para a Série A do Campeonato Paranaense”, comentou Marcos, que se referiu ao bom momento do Londrina, que tem como gestor o empresário Sérgio Malucelli. O “Tubarão” foi vice-campeão da Série C do Campeonato Brasileiro em 2015 e disputará a Série B em 2016. Já no ano passado, o LEC foi campeão paranaense de futebol.

Dívidas com a Federação

Para retomar as atividades do futebol profissional já em 2016, o Iraty precisa regularizar algumas pendências financeiras com a Federação Paranaense de Futebol (FPF). O clube possui uma dívida de aproximadamente R$ 20 mil com a federação e ainda precisa efetuar o pagamento da taxa de anuidade da entidade, que é de R$ 8 mil. Malucelli prometeu que vai até Curitiba nesta terça-feira, 15, para quitar os débitos com a federação. Já o valor da taxa de anuidade pode ser pago com a ajuda do Sindicato dos Metalúrgicos de Irati.

“O Sérgio Malucelli é o nosso presidente do Conselho [Deliberativo]. Vamos sentar com ele para montar a estratégia para o ano que vem para voltar com o futebol. Já foi conversado com o Sérgio e ele ficou de ir amanhã à federação resolver esse problema [financeiro]. Inicialmente na Série C ou Série B [do Campeonato Paranaense]. Mais isso aqui vai de sentar, conversar e equacionar, mas a princípio seria isso”, afirmou o novo presidente do Iraty.

Projeto do Sub-19

Marcos diz que a intenção da nova diretoria do Iraty é dar prosseguimento ao trabalho realizado pela atual administração com a formação de uma equipe Sub-19, que pretende disputar o Campeonato Paranaense da categoria em 2016. “A essência do Iraty é futebol. Sobre esse projeto ainda preciso se inteirar mais, mas temos interesse de dar continuidade”.

Questionado sobre a situação financeira do clube, Marcos afirmou que pretende conversar com o atual presidente, Jorge Ruteski, para se inteirar sobre o caixa do clube. “Não estou esperando muita coisa boa. Vamos sentar, conversar e ver que condições está o clube hoje”.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Irati, Geraldo Rocha, que é parceiro da atual diretoria no desenvolvimento do projeto com a equipe Sub-19, espera que a iniciativa tenha continuidade. “Espero que a nova diretoria tenha a mente voltada para o esporte e possa dar continuidade ao projeto, que engloba não só a parte social como abrange e insere os jovens no mercado de trabalho. É um projeto totalmente de cunho social. Não temos nenhuma arrecadação em cima desses meninos. Vamos sentar e alinhar as coisas, mas temos a esperança que esse projeto seja valorizado, assim como já foi pela população e imprensa, que tem divulgado muito o projeto”, destacou.

Geraldo também comentou sobre um possível retorno do clube ao futebol profissional. “Nós estamos totalmente fora do cenário desportivo. Muito prematuro falar nesse sentido. Acreditamos que com trabalho e união, possamos voltar a recolocar o Iraty no cenário, que nunca deveria ter saído. Não só no Sub-19 federado, Iraty na 3ª divisão, trazendo entretenimento para quem gosta de esporte”.

Ruteski diz que deixa o clube com a sensação de dever cumprido

O atual presidente do Iraty salientou a transparência da votação, que transcorreu sem anormalidades ou brigas, conforme algumas pessoas cogitavam que pudessem ocorrer.

Ruteski espera que a nova diretoria possa dar continuidade aos projetos em andamento e diz que deixa o clube com a sensação de dever cumprido. “Ninguém faz nada sozinho. É claro que tivemos alguns problemas, mas nós levamos o clube na maior lisura possível. Investimos na parte social e esperamos que a nova diretoria prosseguisse com o projeto”.

Conforme já havia mencionado em entrevista recente no programa Show de Bola, da Najuá AM 990, Ruteski voltou a dizer que o clube possui dívidas. “As dívidas continuam a mesma coisa. Não avançou nada. Pagamos algumas dívidas do passado. 2014 e 2015 eu garanto para você que não tem dívida nenhuma. Na minha administração não teve dívida nenhuma. Vamos sair deixando o clube um pouco melhor financeiramente”.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.