Marcelo Duda fala sobre áreas que pretende dar prioridade durante mandato de vereador

Atleta e fundador do projeto voluntário “Acordei” foi eleito com 689 votos. Durante a campanha,…

15 de novembro de 2024 às 20h59m

Atleta e fundador do projeto voluntário “Acordei” foi eleito com 689 votos. Durante a campanha, Marcelo identificou problemas nos setores de segurança pública, transporte, saúde, meio ambiente, entre outras áreas/ Marina Bendhack com entrevista de Juarez Oliveira e Rodrigo Zub

Marcelo Duda foi eleito em sua terceira participação como candidato a vereador em Irati. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

Em sua terceira participação em uma disputa eleitoral, o atleta e fundador da equipe de caminhadas “Acordei”, Marcelo Duda (Podemos), foi eleito com 689 votos. Em entrevista à nossa reportagem, ele disse que identificou problemas nos setores de segurança pública, transporte, saúde, meio ambiente, entre outras áreas, ao longo de sua campanha. O vereador eleito também citou a importância de aumentar as vagas de emprego para os jovens dentro da cidade e de melhorar a infraestrutura da saúde no interior e nos bairros.

Campanha eleitoral: Nas eleições anteriores, Marcelo tinha recebido 465 votos em 2016 e 433 na eleição de 2020, quando faltaram apenas 17 para se eleger. O vereador eleito em 2024 citou que o crescimento na votação se deve a quantidade de votos que recebeu no interior e no bairro onde reside, o Rio Bonito. “Primeiramente eu foquei muito na minha localidade, no meu bairro, que é o bairro Rio Bonito. Eu acho que o bairro Rio Bonito entendeu que nós precisamos ter representantes e também em alguns outros bairros da cidade a gente também teve votação e creio que a minha eleição se definiu, na minha opinião, no interior. Foram duas localidades que eu fui, vamos dizer assim, tive uma expressiva votação. Na comunidade do Rio Preto, onde eu fiz 41 votos e a segunda localidade onde obtive mais votos foi a localidade do Pirapó na eleição última. Na penúltima eleição consegui dois votos apenas e nessa eleição consegui fazer 19 votos”, citou Marcelo.

Ele disse que procurou realizar visitas no corpo a corpo, “sem promessas falsas e com o pé no chão”. Apesar de ter uma grande ligação com o esporte por praticar caminhadas e participar de maratonas pelo País, o vereador eleito disse que suas propostas irão se concentrar principalmente na saúde. “Então eu acho que a partir do momento que você assume uma cadeira, eu acho que você tem que olhar todas as bandeiras do nosso município. Claro que o esporte seria uma que a gente vai dar uma grande prioridade, mas nós não podemos esquecer que a saúde, eu acho que na saúde nós precisamos unir forças, vereadores, prefeitos, buscar recursos para que a nossa saúde tenha melhoria”.

O prefeito eleito Emiliano Gomes (PSD) disse durante sua campanha eleitoral que pretende trabalhar para que haja um Pronto Atendimento 24h na área central. Marcelo concorda com essa iniciativa e afirma que vai trabalhar para que isso aconteça, pois entende que há muita demanda na unidade da Vila São João. “Queria deixar bem claro que a saúde será a minha principal bandeira. Esporte, meio ambiente também, tenho um carinho enorme pelo meio ambiente, […] mas assim, acho que várias bandeiras, nós temos aí vários problemas”.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Demandas na área do esporte: No esporte, o vereador relembrou de sua trajetória profissional para justificar que o município precisa apoiar os atletas locais. “Comecei a praticar esporte no Colégio Antônio José Xavier da Silveira, onde o professor fazia as aulas de atletismo, e a gente foi gostando. Então eu acho que tem que incentivar o esporte local”.

Marcelo falou sobre a importância que o esporte tem, não só para o lazer, mas também para o bem-estar da comunidade. “Eu sempre falo que você investindo em esporte, você ganha três coisas: saúde, educação e a questão de que você está […] envolvido com as pessoas, bem-estar. Sem contar que você tá tirando, investindo em esporte, uma fila do SUS, com certeza”.

O vereador eleito citou que uma necessidade em Irati é a construção de uma pista de atletismo. Porém, ele ressalta que esse projeto só vai se concretizar conseguindo recursos extras dos governos estadual e federal.

Necessidades do bairro Rio Bonito: O atleta é morador do bairro Rio Bonito, que teve um crescimento populacional, o que demanda mais investimentos para atender as demandas da comunidade. “O Rio Bonito hoje está com 13 mil habitantes, então nós somos uma cidade. E se você parar para pensar o Rio Bonito é, após às 17h, o centro de Irati, porque as pessoas migram mais para aquela região”, afirma Marcelo.

Ele também destacou que várias ruas estão recebendo pavimentação no bairro. Entretanto, o vereador eleito constatou que alguns locais ficam com pequenos trechos sem pavimentação (entre 30 e 40 metros ou até alguns becos). “Quando a gente vai, o prefeito vai fazer um projeto, eu acho que tem que fazer um projeto já bem feito para que não fique alguma determinada [área], pedaço, trechos, sem fazer. Claro que isso é tudo dentro da lei, tudo bem certinho”.

Para Marcelo, outra área que demanda de investimento no bairro Rio Bonito é a segurança pública em função do aumento dos casos de vandalismo. Neste sentido, ele ressaltou a importância de manter contato com a Guarda Municipal para resguardar o patrimônio público.

Na saúde, Marcelo disse que a unidade do bairro deve receber incremento de profissionais para atender a quantidade de moradores, que procuram atendimento. “Falando em posto do Rio Bonito, eu acho que pelo tamanho do bairro hoje precisaria de dois médicos para atender ali porque a demanda é muito grande. Então precisamos conversar com o futuro prefeito e levar as nossas ideias para que as coisas aconteçam não […] só para o bairro Rio Bonito, mas toda a cidade, todo o nosso interior”.

Meio Ambiente: Na questão do meio ambiente, o vereador pretende conversar com várias entidades, como o Colégio Florestal e a Prefeitura para que ampliar as atividades desenvolvidas no viveiro municipal. “Fazer um estudo bem certinho com o pessoal do Meio Ambiente para que a prefeitura tenha esse viveiro e comece a arborizar a cidade. Na minha opinião seria interessante começar com espaços públicos e depois tentar estender em algumas ruas do município, acho muito importante”.

Ainda sobre o meio ambiente, Marcelo contou que durante a campanha se deparou com vários problemas de descarte irregular de lixo nas vias públicas e nos terrenos baldios. Por isso, ele afirmou que a população precisa cuidar dos recursos naturais.

Agendamento de consultas e transporte de pacientes: Marcelo Duda foi coordenador do transporte da saúde do município durante a primeira gestão do prefeito Jorge Derbli. Nesse período, ele percebeu que muitas pessoas têm dificuldade para se deslocar até Curitiba para realizar a consulta médica. A viagem realizada para a capital costuma ser cansativa, pois os pacientes saem de Irati ainda durante a madrugada. Por conta disso, Marcelo ressaltou que uma de suas metas foi implantar um segundo horário de ônibus para Curitiba. “Pensando nisso, eu coloquei o segundo horário para quem tem consulta mais tarde estar saindo um horário mais tarde para Curitiba e não precise [ir] de madrugada, e, quem está indo de madrugada está conseguindo fazer as suas consultas até meio-dia e está conseguindo voltar antes para casa. Então eu fiz isso pra ajudar as pessoas e também ajudar a questão do motorista que estava muito sobrecarregado”.

Uma proposta do vereador eleito em relação ao transporte é de que a marcação de consultas e exames sejam feitas por WhatsApp para que as pessoas não percam tempo de se deslocar até a área urbana para realizar esse agendamento. Marcelo Duda apoiou o candidato a prefeito Rafael Lucas (Podemos), que ficou em segundo lugar nas eleições. Em relação ao prefeito eleito Emiliano Gomes, Marcelo analisa que os parlamentares precisam trabalhar em prol das pessoas independente quem está no poder. “Tudo que for bom para Irati, eu como vereador e o nosso grupo do Podemos e também do PL e os das outras coligações que tiverem com a gente, vamos trabalhar juntos. Mas eu quero deixar bem claro, se eu ver coisas que não está legal, a gente vai ter que cobrar porque é a função do vereador cobrar, […] fiscalizar o Executivo, fiscalizar o vice-prefeito ou Prefeito, analisar como que está o trabalho dos secretários”.

Marcelo Duda também disse que os moradores do interior devem receber atenção especial em questões como estradas rurais, saúde, programas para o meio ambiente, esportes e incentivo à agricultura, principalmente orgânica.

Eleição da Mesa Diretora: Sobre a possibilidade de concorrer um cargo Mesa Diretora da Câmara, o vereador eleito comentou que neste momento não tem intenção de participar da disputa e que deve apoiar os vereadores reeleitos Hélio de Mello e Teresinha Miranda Veres (ambos do PL), que fizeram parte do mesmo grupo político na eleição de 2024.

O vereador eleito ressaltou que está recebendo apoio do deputado estadual Denian Couto (Podemos) para tentar viabilizar recursos de verbas parlamentares ao município.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.