Vanessa Cristino de Oliveira assumiu o comando da Delegacia de Mallet no lugar de Tathiana Guzella, que irá trabalhar como Delegada Adjunta da 4ª SDP de União da Vitória
Rodrigo Zub, com reportagem de Rádio Colmeia e Rádio Studio W
A 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Mallet conta com uma nova comandante desde terça-feira, 6. Vanessa Cristino de Oliveira irá substituir Tathiana Guzella, que foi designada para atuar como Delegada Adjunta da 4ª Subdivisão Policial (SDP) de União da Vitória.
Vanessa que estava atuando no município de Manoel Ribas, na região de Guarapuava, irá atender a Comarca de Mallet, que ainda compreende o município vizinho de Paulo Frontin. Durante sua apresentação, a nova Delegada fez questão de firmar o compromisso de trabalhar para garantir a segurança da comunidade e de poder resolver os problemas pertinentes.
Essa foi à terceira mudança de comando na Delegacia de Mallet desde abril de 2013. Na oportunidade, o Delegado da 4ª SDP de União da Vitória, André Luis de Oliveira Vilela, passou a responder pela chefia da unidade após a aposentadoria do então Delegado Celso Araújo Neves, que permaneceu no cargo por dez anos. Vilela permaneceu de forma interina no cargo até setembro de 2014. Depois disso, o Governo do Paraná autorizou a contratação de 75 novos delegados. Com isso, Tathiana Guzella foi nomeada como a nova Delegada de Mallet.
Vilela destaca que a chegada de um profissional que se dedica exclusivamente para atender a Comarca de Mallet garante uma celeridade maior aos crimes e gera uma sensação de mais segurança para a população. “Momento de alegria para nós da região Centro-Sul do Paraná pela vinda de mais duas profissionais da segurança pública, duas delegadas de Polícia. Vieram para agregar, nós construímos uma equipe no sentido de avançar no sentido de nosso direito constitucional de investigação criminal, nosso sentido de procurar agora com uma equipe maior, atender não só União da Vitória, Mallet, como todos os municípios que fazem parte da nossa área como General Carneiro, Bituruna, Cruz Machado, Paula Freitas, Porto Vitória, além de União da Vitória, Mallet e Paulo Frontin”, comenta o Delegado da 4ª SDP.
Tathiana destaca que os municípios de Paulo Frontin e Mallet possuem perfis diferentes de criminalidade. “Nós vamos atacar naqueles crimes que a comunidade identifica como importante. Aqui não acontecem homicídios, latrocínios, roubos são muito poucos, aqui os crimes maiores são bebida alcoólica, Maria da Penha, estupro de vulnerável, e esses crimes correlatos, a droga também”, afirma a ex-delegada de Mallet.
Segundo ela, a 4ª SDP estará trabalhando para auxiliar a comunidade e esclarecer a população sobre medidas protetivas e dando ênfase na investigação de crimes.
Questionada sobre a estrutura da Delegacia de Mallet, Tathiana avalia que ela dispõe de móveis e número de policiais condizentes com o número de habitantes do município. A nova Delegada Adjunta da 4ª SDP ainda ressalta a parceria da Polícia Civil com a Polícia Militar, que garante a elucidação de crimes e mantém a ordem pública na comunidade.
“A carceragem tem segurança, tem espaço, os presos são muito bem tratados, embora tenham cometido delitos ao menos em tese, mas vamos cuidar para não cair à qualidade para o preso e a população”, finaliza Tathiana.