Lotes para exposição na área externa e stands da área interna do Centro de Eventos do CT Willy Laars foram sorteados na última quinta-feira, 14, na Câmara/Paulo Sava
Mais de 280 expositores iratienses, entre empresas de diversos ramos e proprietários de animais, se inscreveram para participar da 2ª ExpoIrati, que será realizada de 26 a 29 de outubro no CT Willy Laars. Este número supera o de participantes do evento organizado pelo município em agosto de 2022, que chegou a quase 200. Os lotes para exposição de empresas na área externa e stands da área interna do Centro de Eventos foram sorteados durante reunião realizada na última quinta-feira, 14.
O evento contará com empresas do ramo alimentício, bebidas, serviços, exposição de máquinas e veículos, cooperativas de crédito, entre outros setores. Haverá também shows, feira de adoção de pets e exposição de animais. A ExpoIrati está sendo organizada pelas secretarias municipais de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar e de Indústria e Comércio, em parceria com as demais secretarias.
Ainda existem alguns espaços que devem ser oferecidos para empresas de outros municípios nas áreas de maquinário agrícola e venda de automóveis. O objetivo do evento é de fomentar o comércio iratiense.
O secretário de agricultura, Raimundo Gnatcoski (Mundio) contou que uma das novidades deste ano será a realização da 1ª ExpoSabores, que reunirá produtores de toda a região com a comercialização de queijos, sucos e outros produtos. Além disso, a exposição de animais também foi ampliada, o que deve incrementar ainda mais o evento iratiense.
“Nós temos a novidade da ExpoSabores, que trouxe mais 22 expositores. A exposição de animais também foi um pouco mais ampliada, e tem o Centro de Eventos, que está completo. Então, já superamos o número (de expositores) da ExpoIrati anterior, e tem empresas de fora de Irati e região que virão, incrementando ainda mais este nosso evento”, frisou.
Praticamente 100% dos espaços do CT Willy Laars serão utilizados durante o evento. “São mais de 300 lugares que nós preparamos ali dentro do CT, acolhendo todas estas empresas, e isto é muito bom. Os espaços estão adequados, com pista coberta, onde terá, além dos shows, rodeio country. Além da apresentação, teremos cooperativas fazendo competições dentro da nossa Expo, além das palestras técnicas, e isto vai incrementar mais ainda com atrativos. Nós queremos que, a partir das 10 horas, que abre o evento, até fechar o último show, lá pela meia-noite, você possa ter atrativos em todos os momentos, com as pessoas participando de um evento ou de outro”, declarou Raimundo.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
O secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Rodrigues, destacou que o principal foco da ExpoIrati é de expor mercadorias produzidas e comercializadas por empresas iratienses, em um formato de evento novo para o município.
“É desta forma que a administração municipal tem encontrado uma alternativa para o nosso comércio local dar esta guinada após o que passamos na pandemia. É um evento novo, em um formato diferente daquele que estávamos acostumados a presenciar o formato da ExpoIrati. Acredito que as próximas gerações irão dar sequência neste projeto que se iniciou e estamos no 2º ano do evento”, pontuou.
Neste ano, há uma expectativa de que 200 mil pessoas visitem a ExpoIrati. Para Marcelo, o evento será um momento de união e também servirá para que outros municípios conheçam o que Irati tem de melhor para oferecer.
“É o momento de as empresas da nossa cidade apresentarem seus produtos e serviços e, com isso, ter esta movimentação financeira em Irati e na região, com os hotéis, postos de combustíveis, farmácias, Uber, restaurantes, taxistas, micro e pequenos empresários. O nosso comércio dá uma guinada muito grande e este é o nosso intuito: dar apoio às empresas já instaladas em Irati, dar este suporte para que eles tenham lucratividade, expondo seus produtos, comercializando, vendendo e prospectando para o futuro”, comentou.
Custeio – Expositores iratienses não precisam pagar nenhum valor ao município pela locação dos espaços para exporem seus produtos e serviços na ExpoIrati. O dinheiro que seria destinado para pagamento do aluguel deste espaço poderá ser utilizado pelos empresários em investimentos no próprio stand, segundo Marcelo.
“Eu sempre falo para os empresários que a presença da empresa bem-feita ali é o cartão de visitas para as pessoas que estarão presentes, participando e vendo, e você cria perspectivas para o futuro. Então, a prefeitura custeia com recursos próprios, internet e energia, e não cobrando os espaços. Esta é uma forma de realmente ajudar”, comentou.
Os empresários apenas terão que custear a montagem dos stands, que terão 3×3 metros, luminárias e tomadas. O custo ficará em torno de R$ 700 para os quatro dias, que devem ser pagos diretamente à empresa responsável. Os stands ficarão prontos até o dia 24 de outubro. Os expositores poderão colocar seus produtos e ajeitar os locais entre os dias 24 e 25 de outubro. No dia da abertura da ExpoIrati, 26 de outubro, poderão ser feitos os últimos ajustes das 08h30min às 09h30min, uma vez que o evento se inicia às 10 horas.
Os locais contarão com serviços de água, energia elétrica e internet custeados pelo município. Já na área externa, os próprios expositores serão os responsáveis pela montagem das estruturas.
Outros municípios – Empresas de outros municípios que desejarem participar do evento pagarão uma taxa mínima pelo aluguel do espaço. Entretanto, o valor não foi divulgado. Os empresários que desejarem poderão patrocinar o evento e ter sua publicidade divulgada em diversos espaços dentro do CT, segundo Mundio. “Já que nós estamos esperando mais de 200 mil pessoas nos quatro dias do evento, você poderá fazer um marketing muito bom da sua empresa entrando como patrocinador”, frisou.
Empresários que quiserem patrocinar o evento podem procurar a Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone (42) 3132-6197, de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, através do telefone (42) 3132-6174, ou de Indústria e Comércio pelo telefone (42) 3132-6281.
Investimentos – O município está investindo mais de R$ 500 mil no evento. Porém, o aluguel de stands para empresas de outros municípios deve amenizar estes custos. Marcelo acredita que o evento trará bons resultados para Irati.
“Nós temos feito uma ginástica com toda a equipe da administração para tentar não gastar muito, mas fazer com que o evento seja grande e traga resultados. Este recurso que estamos aplicando tenha certeza de que é a saúde e o bem-estar das pessoas, que o cidadão merece. A população vai ter a oportunidade de ver de perto e gratuitamente artistas que só se vê pela TV e ouve no rádio há anos. É um momento importante para a administração ajudar o comércio e oferecer entretenimento para os nossos munícipes”, comentou.
Nos dias 26, 27 e 28, o Centro de Eventos será aberto às 10h e o fechamento será às 22 horas. Já no domingo, 29 de outubro, as portas do local serão fechadas às 20 horas.
O prefeito Jorge Derbli destacou que um dos principais objetivos da ExpoIrati é de servir de vitrine para as empresas iratienses. “A ExpoIrati tem duas metas: primeiro, que o comércio de Irati venda e ganhe dinheiro, e a segunda é que muitos serviços que temos em Irati e que achamos que tem só em Ponta Grossa, Curitiba e grandes centros, sejam promovidos. Você pode até não vender muito, mas a pessoa vai conhecer o seu produto e seus serviços. Façam muitos cartões para distribuir, pois onde eu vou em exposições, a primeira coisa é que a pessoa dá um cartão com telefone e nome para entrar em contato no futuro. Vocês precisam ter esse marketing, que é muito importante”, frisou.
Shows – A 2ª ExpoIrati será realizada entre os dias 26 e 29 de outubro. Três grandes shows acontecerão durante o evento. No dia 26 de outubro (quinta-feira), a atração será a dupla Fernando e Sorocaba. No dia 27 (sexta-feira), será a vez do show de Amado Batista. Já no dia 28 (sábado), a dupla Jads e Jadson se apresenta no evento. Todos os shows serão gratuitos e acontecerão na pista coberta do CT Willy Laars.
Ainda há possibilidade de um 4º show ser agendado para o domingo, 29. Derbli também anunciou a possibilidade de vinda da Assembleia Itinerante, programa da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) que poderá permanecer durante os quatro dias do evento.
Uma das lojas que estará presente é a Azul e Rosa, que também possui fábrica. A proprietária Cleide Oliveira falou sobre a expectativa para a exposição. “Estamos preparando muita coisa bacana, vamos participar com nossa marca própria, nossos produtos da fábrica Azul e Rosa. É importantíssimo, e este ano, se Deus quiser, sem chuvas, com sol e cada vez mais fortalecendo o nosso comércio”, frisou.