Vereador José Renato Kffuri (Nato) ressaltou que a falta de pediatra nos postos de saúde pode sobrecarregar o Pronto Atendimento Municipal, classificado por ele como “clínica médica”/Paulo Sava

Resumo: – Vereador José Renato Kffuri (Nato) diz que a falta de pediatras nos postos de saúde pode sobrecarregar o Pronto Atendimento Municipal.
- Atendimento de pediatria passou a ser feito pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar)
- Grupo de mães acompanhou a sessão na Câmara
Durante a sessão desta terça-feira, 19, da Câmara de Irati, os vereadores José Renato Kffuri (Nato) e Marcelo Duda reclamaram do afastamento do pediatra Vaner Issamu Shimuta da Secretaria Municipal de Saúde. Um grupo de mães acompanhou a sessão.
Em seu discurso durante a palavra livre da sessão, Kffuri ressaltou que a falta de pediatra nos postos de saúde pode sobrecarregar o Pronto Atendimento Municipal, que o vereador chamou de “clínica médica”. “Para mim, é uma clínica médica lá. Na semana passada me disseram que não é clínica médica. Como que não, se ficou 5, 6 ou 7 dias esperando um leito, um atendimento, e não é clínica médica? Tenho cobrado desde fevereiro e para ele (prefeito Emiliano Gomes) rever direitinho. Senhor prefeito, por gentileza, com a equipe da secretária que entrou agora (Daniela Raffo, secretária de saúde), revejam este credenciamento, vejam onde tem que fazer adequação, cancelem o que está errado. Irati precisa de uma saúde forte, ir para a frente. Irati precisa do que vocês precisam, que é a saúde e um medicamento”, frisou.

Marcelo Duda também questionou o afastamento do pediatra da Secretaria e lamentou o fato de as crianças irem para uma fila de espera para consultas especializadas. “As famílias precisam levar suas crianças primeiro para uma avaliação e depois estas crianças são encaminhadas para uma fila de espera nas consultas especializadas, e isto é muito triste. Muitas vezes elas aguardam longos períodos para atendimento via Consórcio de Saúde. Nada contra o Consórcio, porque eles também atendem especialmente, mas o assunto hoje é por que cortaram o doutor Vander, que faz um excelente atendimento. Nada contra os outros médicos pediatras, que também são excelentes profissionais”, comentou.
Para a vereadora Silvana Rzepka, líder do prefeito na Câmara, a especialidade da pediatria é bastante necessária para todas as famílias. “A especialidade da pediatria é bastante necessária para todas as famílias. Assim como toda mulher, sempre quis o melhor atendimento para os meus filhos, e agora com certeza vou querer para o meu neto. Eu sempre usei o SUS, meus filhos iam pelo SUS. Eu acho que nós pagamos tanto imposto e os médicos que temos na Secretaria são muito bem gabaritados, assim como o doutor Vaner. Eu sei, entendo e me coloco no lugar de vocês”, disse a vereadora, se referindo às mães que estavam presentes na Câmara.

Pediatra continua atendendo a população através do CIS/Amcespar
Em nota, a Prefeitura de Irati e a Secretaria de Saúde esclarecem que o pediatra continua atendendo a população, porém através do Consórcio Intermunicipal de Saúde. A mudança foi necessária para que seja feita uma reorganização da atenção primária à saúde no município.
Com a mudança, antes de irem para o pediatra, as crianças precisarão passar pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros ou localidades, onde serão atendidas pelo médico clínico-geral. Depois, se houver necessidade, elas serão encaminhadas para o CIS/Amcespar e poderão ser atendidas pelo doutor Vaner. Os atendimentos continuam sendo custeados pelo município. A Secretaria de Saúde continua contando com uma pediatra, que atende os bebês recém-nascidos e faz os encaminhamentos.
“O Município vem, assim, se adequando à Política Nacional de Atenção Básica, buscando fortalecer a Estratégia de Saúde da Família, que é direito de todos os cidadãos”, diz, em nota, a Secretaria Municipal de Saúde.
Posicionamento das entidades
Nossa reportagem procurou a secretária de saúde, Daniela Raffo, para comentar o assunto, mas ela está cumprindo agenda em Curitiba e disse que concederá entrevista quando retornar.
Nós procuramos o enfermeiro e coordenador do ambulatório de consultas especializadas do Consórcio, Renato Marques, que confirmou a contratação do pediatra. Além da cota de pacientes de Irati, o profissional também atenderá pacientes de outros municípios da região. No total, Vaner poderá atender 60 consultas por semana, o que dá um total mensal de 240 pacientes atendidos por ele.
O Consórcio conta ainda com outras duas pediatras, Marina Panka, que atende 15 pacientes por semana e 60 consultas mensais, e Mônica Ferreira, que realiza 30 consultas semanais, totalizando 120 atendimentos por mês.
Descentralização da saúde da mulher
Também na sessão de ontem, a vereadora Terezinha Miranda Veres abordou outro assunto relacionado à saúde. Ela criticou a descentralização dos atendimentos em relação à saúde da mulher, que antes eram realizados na Unidade de Saúde Ademar Neves, ao lado do Estádio Municipal.
“Eu sempre fui contra a descentralização da saúde da mulher. O que vem dando certo não precisa ser mexido. Gostaria de me colocar à disposição e aqui está o nosso papel, de buscar soluções e seguir dialogando para que as demandas e necessidades de vocês sejam atendidas. Eu falo aqui como mãe: a partir de agora, os anseios e as preocupações de vocês se tornam meus também, principalmente como mãe”, frisou.
