MAE-UFPR apresenta exposição ‘Sunguilar’ na Sala Arte & Design

Exposição trata de uma África diferente da retratada nos livros escolares e estará em cartaz…

25 de fevereiro de 2015 às 09h56m

Exposição trata de uma África diferente da retratada nos livros escolares e estará em cartaz até 27 de fevereiro

Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná


O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) abriu às 14h de segunda-feira, 23 de fevereiro, a exposição “Sunguilar: Contos Africanos” na Sala Arte & Design, localizada no térreo do Edifício Dom Pedro I da Reitoria da UFPR. Além dessa ação, o MAE oferece ainda no dia 25 uma palestra voltada para os alunos calouros de Ciências Sociais no anfiteatro 900, no nono andar do prédio onde estará instalada a exposição. O objetivo da palestra é convidar os alunos recém-ingressados de Ciências Sociais a conhecer um pouco mais sobre os projetos de extensão desenvolvidos pelo museu.

{JIMG0}Fruto de uma parceria com as escolas municipais de Ensino Fundamental de Curitiba, o objetivo da exposição, que deverá permanecer na Sala Arte e Design até 27 de fevereiro de 2015, é mostrar uma África diferente daquela vista nos livros escolares, que abordam apenas a questão da escravidão. A exposição Sunguilar: Contos Africanos reúne seis narrativas de diferentes regiões e etnias da África. Na exposição, o visitante é convidado a desfrutar de histórias que remetem a um continente multiétnico do qual muitas influências estão presentes ainda hoje: seja em nossa culinária regional, religiões, festas, vestimentas, música e também literatura. Estes contos foram publicados pelo MAE e pela Editora da UFPR em 2013 e fazem parte do material didático do MAE distribuído gratuitamente às escolas de ensino fundamental e médio das redes municipal e estadual de educação.

A exposição é resultado de um Projeto realizado pelo MAE em parceria com o NEAB e com o DEAN, com o mesmo nome: “Sunguilar: contação de histórias africanas e afro-brasileiras em escolas de ensino fundamental”. O nome “Sunguilar” tem origem na língua Kimbundu e significa “Passar o tempo contando histórias”. O projeto se insere na formulação da lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História da Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas de ensino fundamental e médio.

Entre suas ações, o projeto tem levado a contação de histórias africanas para escolas municipais de ensino fundamental em Curitiba. Além dessa atividade, os alunos participam de uma oficina de composição de painéis coletivos. Esses painéis estarão expostos na mostra em conjunto com os contos do livro. A exposição, itinerante, esteve em cartaz na sede do MAE em Paranaguá, na semana Literária do SESC e também no Prédio Histórico da UFPR, durante a Semana da Consciência Negra do ano passado.

O projeto integra os Programas de Extensão Difusão Cultural e Ações Educativas do MAE-UFPR, este último realizado com o apoio da PROEXT, programa vinculado à Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). O MAE-UFPR é ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná. A exposição na Sala Arte & Design será encerrada às 14h de sexta-feira.



Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.