Madeireiras são alvo de operação em Inácio Martins

14 empresas foram fiscalizadas resultando em 26 autuações e seis pessoas conduzidas para a Delegacia…

11 de abril de 2024 às 00h02m

14 empresas foram fiscalizadas resultando em 26 autuações e seis pessoas conduzidas para a Delegacia por irregularidades fiscais

14 madeireiras de Inácio Martins foram fiscalizadas durante operação realizada na terça-feira. Foto: PM/Divulgação

Catorze empresas madeireiras de Inácio Martins foram fiscalizadas durante operação conjunta realizada pela Polícia Militar, Polícia Ambiental e Polícia Civil com apoio da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa e dos representantes da Receita Estadual na terça-feira, 9.

No total, 82 policiais participaram da ação chamada de operação “Cupim”. Conforme nota da 8ª Cia, a finalidade da operação foi fiscalizar e evitar que ocorram atividades ilícitas nos estabelecimentos. “O município de Inácio Martins apresenta alto índice de desmatamento e tem o menor retorno de ICMS da região, o que indica possíveis irregularidades fiscais e consequentes prejuízos à população”, indica o setor de comunicação da 8ª Cia.

A operação resultou em 26 autuações, totalizando R$ 287.594,00. Além disso, seis pessoas foram conduzidas para a Delegacia por atos relacionados à atividade irregular das madeireiras fiscalizadas. Uma pessoa foi presa em flagrante e pagou fiança de R$ 10 mil para responder aos crimes em liberdade. No total, foram apreendidos 99 metros cúbicos de madeira administrativamente e abordadas 44 pessoas e 14 empresas.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Em nota, a Polícia Civil solicitou o auxílio da população com informações que auxiliem nas investigações de crimes ligados ao desmatamento e beneficiamento de madeira nativa de forma ilegal. As denúncias podem ser feitas de forma anônima no número 181. “Ainda que a economia do município seja em grande parte baseada na extração e beneficiamento de madeira, o exercício de tal atividade às margens da legislação acaba por prejudicar tanto a manutenção do meio ambiente quanto o recebimento regular de impostos, já que a atividade exercida de forma ilícita deixa de recolher aos cofres públicos os valores devidos pelo o exercício regular da atividade”, enfatiza a 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa.

Confira mais fotos da operação abaixo. Imagens: PM/Divulgação

Motoristas sem habilitação: Ainda em Inácio Martins, duas pessoas sem habilitação foram abordadas pela PM na tarde de ontem. Na rua Visconde de Guarapuava, os policiais abordaram um Honda Civic que era conduzido por um adolescente. O rapaz estava acompanhado da mãe. O veículo foi apreendido e entregue no Destacamento da PM, onde ficou sob responsabilidade de um condutor habilitado. O caso foi repassado para a Polícia Civil de Irati.

Já na rua Antônio Jacinto Campos, a PM abordou o condutor de uma moto que é maior de 18 anos, mas não tem CNH. A moto foi apreendida e encaminhada para o Destacamento da PM.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.