Doze pessoas vendem artesanatos e produtos alimentícios no local. Horário de atendimento é das 14 às 18h/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava
Os artesãos de Irati possuem mais um espaço para comercializar seus produtos no município. A loja de artesanatos no Parque da Vila São João, inaugurada no último mês, reúne trabalhos de 12 artesãos que disponibilizam produtos diversos para a população.
A iniciativa do espaço é da Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro-Sul do Estado do Paraná (Adecsul), que em parceria com a Prefeitura de Irati, busca trazer oportunidades para artesãos comercializarem produtos a turistas. “Temos nesse projeto Cultura do Artesanato várias oportunidades que têm aparecido. Tem muitas meninas e meninos que a única renda deles é do artesanato. Nós sentimos, enquanto o projeto, gratificados por poder oportunizar esses espaços para eles. Além desse espaço aqui na Vila São João, temos a feira livre na Praça da Matriz e tem outras oportunidades que estão surgindo também”, conta a presidente do Conselho Municipal de Turismo e representante da Adecsul, Vanessa Alberton.
No espaço são comercializados apenas produtos feitos em Irati. “Priorizamos sempre o que é produzido aqui pelo nosso iratiense. Temos tricô, tem toquinhas, tem os amigurumis, tem costura criativa, também tem nécessaire, tem estojos, tem almofadinhas. Tudo artesanal e feito com carinho. Tem laços, tem bolsas, tem animaizinhos de feltro. Tem uma parte de souvenir também, que são itens indispensáveis para o município, se falando da questão de turismo. Um item que fazia tempo que queríamos ver na prateleira, um souvenir de Irati”, explica.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Além de produtos artesanais que já são produzidos na cidade, o espaço conta com criações em MDF inspirados em locais de Irati. “Trazem um pouco de ícones importantes para o turismo em Irati. A imagem da Santa, a Araucária, o Trenzinho e tem outros materiais também que estão sendo elaborados de souvenir que vão vir fazer parte desse espaço aqui também. Além disso, temos as partes de cuias, de berrantes, de copos, produtos que foi vendido bastante na época dos dois rodeios de julho. Tem pano de prato, também uns tapetes e estamos incrementando. Estamos em busca de mais artesãos que queiram trazer o seu material para cá, para aproveitar esse espaço gratuito de comercialização e mostrar o seu trabalho também para o município”, conta Vanessa.
Uma das artesãs que comercializa no local é a Roseli Bertão Sauerbier, que produz produtos em crochê. “Eu gosto do que eu faço, eu trabalho por amor mesmo à profissão. Eu gosto do artesanato. Adoro crochê, adoro fazer os amigurumis, que são os bichinhos de crochê”, disse.
Roseli também ensina como fazer os produtos. “Gosto de fazer esse tipo de trabalho que são as bonequinhas. Se alguém quiser aprender também posso ensinar a pessoa a fazer. É só me procurar que eu ensino as pessoas a fazerem esse trabalho também”, conta. O telefone é (42) 9-9925-5944.
Além dos artesanatos, o espaço também possui produtos feitos pela Associação Mulheres que Lutam. Por meio do projeto “Sabores da Vila”. A associação comercializa produtos alimentícios, como pães, pastéis, doces, entre outros. “Além de também favorecer as famílias, mas para que também as mulheres que participam tenham seu próprio sustento. Aqui nesse espaço, elas vendem aquilo que elas aprenderam a fazer nos cursos, que é o pão, que é o cookie, que é o sonho, que é o pastel. Isso vai ser vendido aqui. São coisas que a própria associação vai fazer e estará vendendo aqui também”, conta a vereadora e representante da Associação Mulheres que Lutam, Vera Gabardo.
A associação realiza a entrega dos pães nas sextas-feiras. “Geralmente são feitos de 80 a 90 pães toda sexta-feira. É vendido aqui e também na sede da associação. A pessoa entra em contato e vai agendar quantos pães ela quer. Entregamos se for uma quantidade maior, podemos entregar, ou eles vêm retirar o pão e já fica conhecendo o parque”, explica Vera. As encomendas podem ser feitas no número (42) 9-9967-9983.
O espaço para os artesãos e para a associação foi conquistado por meio de uma parceria com Secretaria de Cultura e Turismo de Irati. Para a representante da Adecsul, as parcerias são fundamentais para a concretização do projeto. “Essa parceria com a prefeitura, principalmente por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, é muito importante para nós porque fortalece o artesanato local e valoriza o artesão, porque o nosso foco sempre foi o munícipe, o iratiense que tem o seu trabalho valorizado, o seu produto num espaço de comercialização e que se movimente esse setor que é tão importante para nossa economia”, disse Vanessa.
Agora, o objetivo é aumentar o número de artesãos. “O morador aqui de Irati, que produz um artesanato, não precisa ser o artesanato comercial, que já vende em algum lugar, mas que tem esse hobby, que quer ter essa oportunidade de ter um espaço de venda, que nos procure aqui no espaço da Vila ou até mesmo lá no Conselho de Turismo, para fazermos o cadastro e ter esses produtos aqui na prateleira. É um projeto sem custo, é um espaço aqui na vila sem custo e quanto mais diversidade de material tivermos para oferecer para o visitante, para o munícipe também, vai ser muito bom”, convida Vanessa.
A Loja de Artesanatos do Parque da Vila São João fica aberta de quinta a domingo, das 14 às 18h.