Livro e exposição marcam comemorações dos 100 anos da empresa Dallegrave

Livro foi escrito pela jornalista Adriana Souza. Já a abertura da exposição aconteceu no sábado…

19 de junho de 2023 às 21h04m

Livro foi escrito pela jornalista Adriana Souza. Já a abertura da exposição aconteceu no sábado (17) na Casa de Cultura em Irati/Texto de Karin Franco, com reportagem de Sidnei Jorge (Sidão)

Livro “100 Anos da Dallegrave: História e Consolidação no Coração do Paraná” foi lançado no dia 15 de junho. Foto: Sidnei Jorge (Sidão)

A história centenária da empresa Dallegrave foi contada em um livro e também será mostrada para a comunidade em uma exposição na Casa da Cultura de Irati.

O lançamento do livro “100 Anos da Dallegrave: História e Consolidação no Coração do Paraná” reuniu diversos convidados, incluindo autoridades regionais, na quinta-feira, dia 15, no restaurante Italiano, localizado na rua 19 de Dezembro, em Irati. Escrito pela jornalista Adriana Souza, o livro resgata a história da empresa desde antes de sua fundação, junto com a publicação de diversas fotografias deste período centenário.

Em entrevista à Najuá, Adriana contou que foi uma surpresa conhecer a história da criação da empresa. “Quando eu recebi o convite, eu realmente não conhecia a história da empresa. Eu sabia que era uma empresa familiar que estaria completando 100 anos, mas não conhecia profundamente. À medida que eu fui conhecendo os fatos, levantando as informações, eu fui tomando a dimensão da responsabilidade que eu tinha assumido”, disse.

O livro foi produzido a partir de uma pesquisa que reuniu entrevistas e documentos que contavam sobre esse período. “Durante todo o percurso desse trabalho, conseguimos levantar informações muito importantes que tratam não apenas a história da empresa, mas a história de Irati e da região. São mais de 2.200 nomes de pessoas de Irati e região que constam nesse livro. É algo que é mais do que os 100 anos da Dallegrave. É uma história realmente da região”, explica a jornalista.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

O trabalho de pesquisa e finalização do livro durou um ano e meio. Entre as maiores dificuldades estava o resgate desde o início da história de um século de existência da empresa. “As maiores dificuldades é que realmente nós partimos do zero. Tínhamos a ideia do livro. Foi iniciado um trabalho, desde um levantamento de documentos, entrevistas com pessoas, para que eu conseguisse ter uma percepção da história para conseguir escrever”, contou Adriana.

Ela disse que as dificuldades foram superadas com a colaboração de muitas pessoas que ajudaram a reunir as informações. “Nós tivemos muitas portas abertas, muitos baús abertos. Pessoas que foram somando ao longo do caminho e foram aparecendo documentos, fotos, informações que nos permitiram fazer um relato, desde antes da história começar, dos 100 anos. O livro conta antes ainda. Isso que é legal. Também essa história centenária e essa perspectiva de desenvolvimento que a família tem, porque hoje eles ainda trabalham com toda força, tendo uma perspectiva de crescimento, de expansão, que hoje eles atuam na área do reflorestamento, com fazendas com reflorestamento”, explica.

O idealizador do livro foi Marcos Dallegrave, que está à frente do comando da empresa, que já chega à sua quinta geração com o seu filho, Bruno. Marcos conta que um diário ajudou a contar esse começo antes da fundação da empresa. “O meu avô Paulo tinha feito um diário. No entanto, o diário terminava praticamente quando eles estavam começando a criar a empresa, mas sempre gostava de foto. Essas fotos foram preservadas. Nós tivemos, até por felicidade, um trabalho difícil de selecionar quais fotos iam ao livro. Conseguimos. A Adriana fez um excelente trabalho. Conseguimos apresentar um bom trabalho no livro. Tem fotos de todas as épocas e temos um retrato, não do dia a dia da empresa, mas da história da empresa, dos momentos marcantes dela”, disse.

Marcos Dallegrave foi o idealizador do livro contando 100 anos da empresa de sua família. Na imagem, ele faz dedicatória no livro. Foto: Sidnei Jorge (Sidão)

Outra contribuição para o livro foi o registro de aproximadamente 2.500 famílias de funcionários que passaram pela empresa. Como o prédio da empresa passou por três enchentes, é possível que haja mais funcionários em livros antigos que foram perdidos. Para Marcos, esse número pode ser ainda maior. “Conseguimos salvar esses arquivos. Na pior das hipóteses, eu imagino, pelo menos é o dobro disso de funcionário. Esses é o que estavam salvos e no livro, eu fiz questão que fosse posto o nome do funcionário, do pai e da mãe, a data de admissão e a data de demissão. Porque são famílias de Irati, são pessoas que sobreviveram até às custas da empresa. Tem gente que teve um emprego só, que foi a Dallegrave. Se não fosse esses funcionários, não teria 100 anos, não teria da Dallegrave”, conta.

Para Marcos, o livro é um resgate da história de Irati. “Estamos dando uma contribuição para a história da empresa. Acredito muito mais com a história do município, porque a Dallegrave está no município pelo menos há 85 anos”, explica.

Adriana Souza (autora do livro) ao centro de jaqueta branca ao lado dos seus amigos, entre eles as secretárias de Comunicação e Cultura, Kelly Ramos e Samanta Regina dos Santos Ferreira e o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Leonardo Schenato Barroso

O livro “100 Anos da Dallegrave: História e Consolidação no Coração do Paraná” está disponível para a venda por R$ 50, no Sebo Centenário, em Irati. O lucro da venda será repassado para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Irati.

Para o diretor da APAE, Paulo Constantino, a decisão contribui para a entidade que precisa de ajuda para realizar reformas em seu prédio. “É uma atitude muito nobre. Eu disse para o Marcos Dallegrave que eles têm um coração muito grande. É uma empresa familiar de 100 anos, cinco gerações, mas que tem uma responsabilidade social muito grande. Com essa colaboração que eles estão repassando para a APAE, que é o valor do livro, será possível desenvolver algumas atividades prioritárias para que possamos continuar funcionando com qualidade, reponsabilidade e com o apoio da comunidade”, conta.

Essa não é a primeira vez que a empresa Dallegrave contribuiu com a APAE na região. Em Inácio Martins, a empresa doou um terreno para a construção da APAE local, além de destinar outros terrenos para o município, como lembra o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato. “Dentro do nosso quadro urbano já foi doado muitas áreas de terra que formaram o nosso Centro de Tradições Gaúcha, o nosso Eco Parque, construção da nossa APAE e vai ser doado área para construção da Praça da Bíblia, assim como no passado, teve a nossa torre de transmissão, que serviu para região inteira, doado o terreno pela empresa Dallegrave”, disse.

Funcionários da empresa Dallegrave. Foto: Sidnei Jorge (Sidão)

Outro terreno da empresa foi doado ao município de Irati no sábado. Durante a abertura da exposição na Casa de Cultura foi concretizada a doação de um terreno na área urbana. A área será usada para melhorar a infraestrutura da Associação dos Servidores Municipais, segundo o prefeito Jorge Derbli. “O terreno que vai ampliar a Associação dos Funcionários da Prefeitura. Fica na entrada do bairro Pedreira. É um terreno anexo, uma mata nativa que tem, aonde eles estão doando esse terreno. Nós criaremos um bosque e melhoraremos muito mais ainda a questão do lazer, da infraestrutura da Associação dos Funcionários”, disse Derbli.

Exposição: A exposição com fotos da empresa Dallegrave ficará aberta para visitação da população até o dia 31 de julho. Na exposição, o público poderá conferir fotografias que retratam a história da empresa ao longo de um século de existência, além de diversos objetos que lembram momentos da empresa, como livros com anotações que retratam o fluxo de suas atividades.

A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Todo o público presente poderá assinar a lista de presença e concorrer ao sorteio de dez livros que ocorre no fim da exposição, em julho. Os ganhadores serão avisados na Casa da Cultura para retirada dos exemplares.

Confira imagens do lançamento do livro. Fotos: Sidnei Jorge (Sidão)

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.