Lavanderia contará com espaço mais amplo e estacionamento. A proprietária Mel Zanlorenzi também terá um local maior para realizar os atendimentos de personal organizer/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub
Proprietários da franquia Omo Express em Irati, Mel Zanlorenzi e Sérgio Ricardo Zanlorenzi, contaram como é o trabalho da empresa durante entrevista à Najuá. Foto: Divulgação |
A partir de segunda-feira (12), a lavanderia Omo Express inaugura uma nova instalação, mais ampla e com estacionamento, em Irati. O novo local fica na mesma rua onde está localizada atualmente, na Antônio Cavalin, 670, mas em frente à Patranscon. Um dos diferenciais da nova instalação é que os clientes também poderão conferir as novidades do serviço de organização de ambientes.
Há um ano em Irati, a franquia traz ao município a tecnologia desenvolvida pela Unilever, marca que desenvolve o sabão em pó Omo. A Unilever tem realizado um projeto-piloto no País que treina franqueados para desenvolver suas empresas em seus estados. O treinamento acontece a partir de uma lavanderia-escola criada em São Paulo. No Paraná, há cerca de sete lavanderias, incluindo a de Irati, além de Toledo, Cascavel, Maringá, Londrina e unidades em Curitiba. Em todo o País, já chega a 200 unidades instaladas.
Os proprietários da unidade de Irati, Mel Zanlorenzi e seu marido Sérgio Ricardo Zanlorenzi, contam que é realizado um treinamento com profissionais de São Paulo para poder trazer um serviço de excelência na lavagem de roupas. “Se vocês vissem o nosso treinamento, nós temos um treinamento a cada seis meses. Faz um ano no que temos a lavanderia. Veio a treinadora, no início, ficou 20 dias conosco – uma treinadora de São Paulo da franquia -, ficou 20 dias com a gente, dali a seis meses veio novamente uma reciclagem e logo nós teremos outra reciclagem porque aparecem produtos novos, maneiras diferentes de você trabalhar com a roupa. A roupa é um emaranhado de fibras”, conta Mel.
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Na nova instalação que inaugura na segunda-feira, o local estará adaptado para receber os clientes de forma mais confortável e sustentável. Isso porque a reforma do local incluiu a instalação de placas solares e reuso de água. “Tentar transformar nossa lavanderia um pouco mais sustentável. Tem reuso de água, estamos colocando placa fotovoltaica. Colocamos já. Tudo isso também já está sendo trazido para o novo espaço, onde vamos ter também um apelo mais ecológico da lavanderia. Também é um diferencial”, disse Sérgio.
Os equipamentos utilizados na lavanderia são importados. “O grande diferencial da Omo é que você tem por trás da franquia muita tecnologia. A Omo, desde o equipamento, que são homologados só equipamentos americanos, são importados, você não pode trazer outro tipo de equipamento, toda a tecnologia embarcada no sistema tem que dar conta, somar, com a qualidade dos produtos que a Omo traz. A Omo tem mais de 100 anos”, explica Sérgio.
Mas além da tecnologia, também há o conhecimento de técnicas para a entrega de um melhor serviço. Mel explica que, por exemplo, a retirada de manchas de sangue e canetas são as mais difíceis, mas há uma solução que pode auxiliar para quem estiver com a roupa rabiscada. “A caneta, é uma dica que eu dou, com álcool que você compra no mercado, você consegue tirar. Você coloca em uma camiseta branca, por exemplo, o risco de caneta. Você coloca um guardanapo, por baixo um outro tecido. Coloca o álcool, com o algodãozinho, você consegue tirar uma mancha de uma caneta BIC. Isso é interessantíssimo que você consegue tirar”, conta.
Sérgio Ricardo Zanlorenzi e Mel Zanlorenzi comandam a franquia da Omo Express há um ano. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo) |
Contudo, Mel alerta que para manchas difíceis, o ideal é levar para uma lavanderia para que a mancha seja retirada facilmente. “Outra dica que eu dou para as pessoas, com relação a roupa, é assim: manchou a roupa, não tente tirar em casa porque você não vai conseguir. Se for uma mancha difícil, que você já não sabe lidar com ela, você vai molhar e vai acabar fazendo com que a mancha penetre mais no meio da fibra e vai dificultar mais na lavanderia, se for para tirar. Quem sabe vai demorar uma, duas, três vezes de levar na lavanderia para lavar. Uma mancha difícil que você não sabe lavar, você usa só a roupa do dia a dia e lava ali, o ‘feijão com arroz’, põe tudo na máquina, leve na lavanderia que vai ser mais eficaz o resultado”, explica.
Na lavanderia, os processos para a retirada da mancha estão ligados à temperatura da água e não com a água sanitária como muitos pensam. Mel detalha que o segredo das roupas branquinhas está na temperatura da água e o tempo em que elas ficam lá. “Nós trabalhamos muito com temperatura de água. Nós temos termômetros, trabalhamos com alvejamento, nós temos os tanques, os tambores grandes, que temos um tempo de alvejamento. Nós temos um manual, quem quiser visitar a lavanderia, eu convido a todos a visitar a lavanderia, nós temos um manual com todos os tipos de tecido, os retalhos dos tecidos, seja lã, algodão e diz que temperatura que ele vai para tirar tal mancha, qual tipo de sabão, se vai na secadora, delicados, frios, quente. É um processo que foi todo estudado pela franquia e foi feito um manual, repassado para nós no manual escrito e nos treinamentos com as treinadoras”, conta.
A entrega das roupas para quem deixar na lavanderia também não é demorado. “É de dois a quatro dias, no máximo. É um giro muito grande. A lavanderia nunca fica com as peças da pessoa. A pessoa precisa, e se tiver em emergência, temos os romaneios de emergência, que é um vermelhão que colocamos. Se a pessoa levou, de repente de manhã e precisa à tarde, tem um casamento, alguma coisa, vai lá conversa conosco. Fazemos o serviço e entregamos em perfeita qualidade”, disse Mel.
Ela conta que o maior público da lavanderia são homens. “O nosso público homem é muito grande. Eles chegam lá por causa da facilidade. Chega lá, deixa as roupinhas, nós trabalhamos com um cesto, que é de roupas do dia a dia. Tem um cesto que fica lá na frente, na parte do autoatendimento. O que couber naquele cesto lá, custa R$ 15 para lavar, R$ 15 para secar e R$ 10, é um voucher, que cobramos para dobrar. Tem gente que deixa lá, principalmente os homens, essa roupa do dia a dia, do trabalho. Deixa lá de manhã, à tarde pega, leva na sacolinha e ainda dobradinha, tudo com os gabaritos da Mel, as meias envelopadinhas, as cuecas envelopadinhas. Eles ficam maravilhados, ficam muito felizes com essa facilidade”, explica.
Há também a lavagem de calçados. “Os meninos que jogam futsal, eles sujam o tênis branquinho, que está muito na moda o tênis branco. Fazemos a lavagem de tênis. Eles vão lá levar o tênis deles para lavar. E acham barato, porque os tênis são caros hoje. Não dá para você enfiar lá embaixo da torneira e lavar de qualquer jeito. E o branco, amarela. Temos toda aquela técnica, para lavar, para deixar novinho, a embalagem que vai no plástico, o cordãozinho amarrado, vai no capricho, com carinho, transmite aquela energia boa, aquela coisa gostosa”, disse Mel.
Quem não gosta do cheiro forte de amaciante, também pode pedir para não usar na lavagem. “Nós podemos dosar o amaciante. Tirar, não colocar o amaciante. É só a pessoa chegar e dizer: ‘Eu tenho alergia a amaciante, você lava a roupa para mim e entrega sem o amaciante?’. Não tem problema nenhum. ‘O cheiro tem que ser mais fraco para mim’. As nossas máquinas têm dosadores. Não é nós que colocamos. Então, é a dosagem perfeita para a roupa ficar macia para ser passada, porque se você for ver uma roupa que é lavada e colocado muito sabão, para você enxaguar, você usa um monte de água e você não vai ficar torcendo lá um monte de vezes ou a máquina torcer. Às vezes, estraga a máquina, sai sabão até para fora de tanto sabão que as mulheres colocam. Lá é o dosador, é a máquina que é programada, sai aquela quantidade certa para aquele tanto de roupa”, conta Mel.
Os serviços da lavanderia são realizados exclusivamente em Irati, mas há a intenção de expandir as atividades para a região. Uma das alternativas que estão sendo estudadas é a disponibilização de lockers para que as pessoas depositem as roupas sujas para serem lavadas. “O locker nada mais são do que armários que você pode colocar em pontos estratégicos como supermercados, faculdades. Funciona como se fosse um cofre de hotel. Você coloca a tua senha e bota a tua roupa lá, que você quer que lave. Semanalmente, passa o motorista do delivery, coleta. Ele tem uma senha master. Ele coleta tudo isso e ele entra em contato por WhatsApp, com a pessoa e na outra semana, ele leva lá e entrega a roupa no locker. São situações em que a franquia nos dá ferramentas para também ir atendendo essas situações de demandas de lugares um pouco mais distante do nosso ponto”, explica Sérgio.
Entretanto, quem mora em Irati, mas não possui tempo de ir na lavanderia, tem o serviço de delivery. “Na lavanderia, nós coletamos e entregamos também, se a pessoa não pode ir até a lavanderia, fazemos a coleta e entrega. Temos o carro da Omo e eu tenho o carro da Mel, que já anda pela cidade fazendo a propaganda. Tem essa facilidade também”, conta Mel.
Além da lavanderia, uma novidade no novo espaço são os serviços de organização que estão disponíveis aos clientes. O serviço de organização é resultado de uma experiência de Mel como personal organizer. Essa experiência começou há cinco anos, quando ela decidiu sair do trabalho após 16 anos de serviço. Durante o ano que ficou em casa, ela começou a organizar e percebeu que poderia transformar isso em profissão.
Foi então que foi para São Paulo, onde se profissionalizou. “Fiz o treinamento com o personal organizer, mudança, auxiliar doméstica, quarto de bebê. Fiz todos os tipos de aperfeiçoamento para trabalhar, para usar todas as técnicas, para que a pessoa fique satisfeita e consiga enxergar o armário. Não é só dobras. Existe uma técnica, existem organizadores que você usa, você utiliza muito espaço. Não é qualquer um. É o curso, você faz e você aprende a trabalhar com isso. E tem que ter um pouquinho do dom porque é um quebra-cabeça”, disse.
Depois de se especializar, ela voltou e começou a trabalhar para amigos e familiares. O negócio deu certo e com a demanda, Mel começou a fazer um estoque de organizadores na garagem de sua casa para atender a demanda. Com o interesse crescendo, Mel também iniciou a venda de produtos para organizar a casa e agora irá estender esse serviço ao lado da lavanderia. “Então, surgiu a ideia: ‘Vamos ampliar a lavanderia, porque não tínhamos espaço para guardar os tapetes porque o volume de tapetes lavados é grande. Tapete ocupa espaço. E vamos abrir a loja da Mel junto. Ao lado da Omo Lavanderia, está a loja da Mel, produtos organizadores”, conta.
Os clientes também poderão esperar uma promoção na semana de inauguração do novo espaço. Isso porque a lavanderia deve implementar o sistema de cashback, onde o cliente recebe um determinado valor de volta de acordo com a quantidade que é consumida no espaço. “Na semana que vem, vamos estar lançando o cashback. Nós dependemos de uma empresa que é terceirizada, para que a implementação esteja rodando bem, mas eu acredito que durante a semana da inauguração, ela vai estar rodando. Vamos ter o sistema de cashback implementado lá. Quanto mais gastar, mais dinheiro vai ter de retorno, para voltar a gastar e como o pessoal já se acostumou com esse sistema de cashback, ele funciona muito bem”, conta Sérgio.
A lavanderia Omo Express está localizada na rua Antônio Cavalin, nº 670, em frente à Patranscon, em Irati. O atendimento é das 8 h até o meio-dia e das 13 h até o fim da tarde, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o horário é das 8 h ao meio-dia. Os telefones de contato são (42) 3132-0745 e (42) 9-9109-8689 (WhatsApp).