Larissa Mazepa pode concorrer ao cargo de vice-prefeita

Em entrevista à Najuá, a médica admitiu que pode ser indicada para concorrer ao cargo…

09 de abril de 2024 às 23h48m

Em entrevista à Najuá, a médica admitiu que pode ser indicada para concorrer ao cargo de vice-prefeita em um eventual chapa com o presidente do diretório municipal do PSD, Emiliano Gomes, que é pré-candidato a prefeito/Texto de Karin Franco, com entrevista de Paulo Sava e Rodrigo Zub

Larissa Mazepa pode ser indicada para concorrer ao cargo de vice-prefeita na eleição deste ano. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

O presidente do Republicanos de Irati, Cristiano Mesquita, informou que a doutora Larissa Mazepa se filiou ao Republicanos, um dia após a entrevista, data limite para as filiações (acrescentado na matéria dia 11/04). Antes, Larissa admitiu em entrevista à Najuá que pode participar de uma chapa para a Executivo na eleição deste ano. Ela pode ser indicada ao cargo de vice-prefeita numa eventual chapa com o pré-candidato a prefeito, Emiliano Gomes (PSD).

Clique aqui e confira a entrevista completa no Facebook ou assista abaixo

Larissa contou que as negociações já iniciaram. “Estivemos em conversação e estamos em conversação com vários outros partidos. O meu nome sempre está à disposição, porém quem vai decidir tudo isso e quem vai decidir quem vai ser o candidato a vice do Emiliano, vai ser em conjunto, todas as pessoas ligadas aqui ao PSD e aos outros partidos que nos acompanham, dentre o melhor nome para compor e que possa estar trabalhando pela população de Irati”, disse a médica, que é chefe da 4ª Regional de Saúde de Irati.

Mesmo sem uma confirmação oficial do partido, Larissa confirmou a intenção do PSD de ter Emiliano Gomes como pré-candidato a prefeito. “O Emiliano é pré-candidato a prefeito pelo PSD, mas existe sim, essa possibilidade em que o meu nome já está sendo cogitado para ser vice do Emiliano”, revelou.

Observação: Na entrevista realizada na quinta-feira, dia 4, Larissa disse que era vice-presidente do PSD de Irati na chapa recém-homologada com Emiliano, conforme se observa na gravação da live. O nome dela ainda consta desta forma no site do TSE. Porém, no dia seguinte, que era o último para definir as filiações aos interessados em disputar a eleição deste ano, a médica migrou para o Republicanos, legenda que já manifestou apoio à candidatura de Emiliano.

Na data de 11 de abril, a Najuá conseguiu contato com a médica, que confirmou: “Na sexta feira à noite tivemos uma reunião e decidimos, já que o meu nome é cogitado para ser vice, decidimos por coligar mais partidos e por isso dormi PSD e acordei Republicana!!!”.

Larissa não cogita concorrer para uma vaga na Câmara de Irati. Ela disse que prefere participar da parte organizacional da política. “Desde que eu iniciei na minha vida política – os que estão próximo de mim sabem – eu sou muito mais executora do que legislativa. Eu acredito que não saberia ir na Câmara de Vereadores e falar. Eu admiro muito eles. Admiro o meu colega, por exemplo, o Doutor João Henrique, que é médico, que vai na Câmara e que fala bem. Eu acho que eu não teria essa capacidade. Nada impede que no futuro eu seja uma candidata a vereadora, mas nesse momento, eu poderia concorrer para uma vaga no Executivo, mas não no Legislativo”, afirma.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Se participar da eleição, a médica terá que se afastar do cargo de chefe da 4ª Regional de Saúde. “Nós já temos olhos para isso. Nós já temos pessoas que vão estar gerenciando até que termine o pleito e, dependendo como for, se assim o deputado quiser [Hussein Bakri], eu volto para minha cadeira como diretora da regional”, conta.

Como é funcionária de carreira do Estado, Larissa deve se afastar dos cargos públicos três meses antes das eleições. No entanto, a médica não precisa se desvincular dos serviços do SAMU e da Santa Casa de Irati, onde também realiza atividades.

Caso a chapa para o Executivo seja confirmada, essa não será a primeira vez que a chefe da 4ª Regional é candidata a um cargo para o Executivo de Irati. Nas eleições de 2016, Larissa Mazepa foi candidata a vice-prefeita pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), na chapa com o ex-prefeito, Odilon Burgath, que tentava a reeleição também pelo PDT. “Quando eu fui candidata a vice, eu estive com o Odilon, passei momentos excelentes de andar pelos bairros e conversar com as pessoas. Eu gosto muito de conhecer a realidade das pessoas para ver no que podemos ajudar. Muitas vezes temos sonhos de construir para uma cidade melhor e não é aquilo que a população precisa. É só indo aonde a população mora. Eu fui numa em algumas casas no Alto da Lagoa, que até hoje eu me lembro daquela situação. Pouco tempo atrás, através da Regional, eu estive lá. Nós estivemos fazendo a ação da dengue e eu vi todas as mudanças que aconteceram. Eu me senti muito feliz”, disse.

Após a passagem pelo PDT, Larissa transferiu sua filiação para o Republicanos. Depois, ela chegou a se transferir para o PSD, partido no qual está o seu padrinho político, o deputado estadual Hussein Bakri (PSD), que fez a indicação para ela assumir a chefia da Regional de Saúde, e Emiliano Gomes, que está no partido há cinco anos. “Eu represento hoje as mulheres na política. Eu tenho muito orgulho disso, um orgulho saudável, de estar como mulher, dentro do Governo, dentro do quadro do Governo. O meu antecessor na 4ª Regional de Irati era um homem e para provar, que tanto o deputado Hussein Bakri, que é o meu padrinho político, como o próprio governador Ratinho Júnior, tem esse olhar para com as mulheres, assim como sempre fala também a nossa deputada Leandre. Eu estou hoje ocupando um alto cargo, dentro da direção da 4ª Regional e também como vice num partido tão importante que é o PSD”, contou Larissa, que naquele momento era filiada do PSD, mas retornou ao Republicanos pouco tempo depois da entrevista.

A participação das mulheres foi destacada por Larissa, que recorda que o município possui bons nomes para a política iratiense. Segundo ela, é preciso trabalhar em conjunto. “Eu vejo que uma boa administração só se faz em conjunto, tanto homens, como mulheres. Os homens vão ter um olhar, as mulheres vão ter outro e é esse conjunto que vai fazer com que a população tenha um benefício maior, dentro daquilo que podemos proporcionar para eles. Por isso, que eu defendo a mulher na política”, disse.

Vice-presidente em um diretório municipal, Larissa Mazepa assumiu o cargo há pouco tempo. Ela é uma das poucas mulheres com um cargo na Executiva de diretórios na região. Em Irati, a professora Fabiana de Godoy Rocha ocupa a presidência do PDT de Irati. Para a médica, é preciso mais mulheres participando nos partidos. “Muitas vezes precisávamos de ter mais presidentes dentro dos que fossem presidentes femininas, mas só vamos conquistar tudo isso através de uma boa conversa, através de mostrar a nossa capacidade. Assim como há anos, nós conquistamos o direito de não levar o nome do esposo como sobrenome. Assim, fomos subindo uma escadinha para que possamos realmente ter uma igualdade entre homens e mulheres”, comenta.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.