Júnior Benato diz na Câmara que pretende defender região na AMP

Benato deixou recentemente a presidência da AMCESPAR para concorrer à vice-presidência da entidade que reúne…

17 de fevereiro de 2023 às 16h00m

Benato deixou recentemente a presidência da AMCESPAR para concorrer à vice-presidência da entidade que reúne os 399 municípios paranaenses/Paulo Henrique Sava

Prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato (PSD), disse que pretende defender a região junto à AMP. Foto: Assessoria Câmara

Durante a Tribuna Popular da sessão da Câmara de Irati desta terça-feira, 15, o prefeito de Inácio Martins e ex-presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (AMCESPAR), Júnior Benato (PSD) disse que pretende defender a região junto à Associação dos Municípios do Paraná (AMP), entidade para a qual deve concorrer à vice-presidência em março.

Entre as pautas que ele buscará discutir junto à entidade, caso seja eleito, está o transporte escolar em toda a região. “Lá vai se discutir o transporte escolar, coisa com a qual todos os municípios têm problemas. Por exemplo, 10 mil quilômetros de transporte escolar não é a soma de todos os municípios da região, mas sim de um só: Prudentópolis faz 10 mil quilômetros de transporte escolar por dia, e vá ver lá como é a topografia das estradas rurais. É o 3º município mais extenso do Paraná e recebe a mesma coisa que os municípios do Norte, onde tem só asfalto. Tem que ter alguém que defenda isto”, frisou.

Por conta disso, Benato defende que os municípios da AMCESPAR devem ter um espaço na AMP. “Se nós não ocuparmos os espaços, outros (municípios) ocuparão e não adianta ficarmos chorando. Então, temos que pleitear ocupar e brigar por isto, mas mesmo que não ocupemos, temos que brigar e defender a nossa região, que é diferenciada e tem que ser olhada de maneira diferente. Eu estou pleiteando a vice-presidência da AMP, não tenho garantia nenhuma, mas a eleição vai ser em março”, comentou.

Saúde – O presidente da Câmara, José Ronaldo Ferreira, o Ronaldão (PSDB) sugeriu que Benato lute pela descentralização dos atendimentos na área da saúde.

“Os grandes centros e hospitais que atendem Curitiba e região metropolitana estão inovados e cheios de investimentos, enquanto as Santas Casas do interior do Paraná estão sujeitas a fechar. É o caso da Santa Casa de Irati, onde todos que ali trabalham fazem das tripas coração e muitas vezes atendem com o que podem. Chegam pacientes de Mallet, Rio Azul, Rebouças, Inácio Martins e eles têm que atender. Então, precisamos lutar com o governador Ratinho Júnior, o prefeito Derbli e os demais para fazer a descentralização, investir pesadamente no hospital Santa Casa para que possa atender bem o povo de Irati e da região da Amcespar”, comentou.

Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?

Oncologia – O vereador Hélio de Mello (PV) pediu que Benato lute junto à AMP, caso seja eleito, por melhorias no atendimento de pessoas com câncer na região. “Em Irati, tem pessoas morrendo na fila por não poderem ser atendidas por câncer. Estão tentando encaminhar para o (Hospital) Angelina Caron, que se eu convidar um cidadão daqui para ir passear em Campina Grande do Sul, ele vai pensar duas ou três vezes. Quem vai tratar oncologia, não vai uma vez só no hospital, tem que ter bota de borracha e de sola grossa”, frisou.

A maior dificuldade, segundo Hélio, está no fato de o braço do Hospital Erasto Gaertner, que atende em Irati, depender da liberação do atendimento por parte da Prefeitura de Curitiba, mesmo tendo vagas disponíveis em Irati.

“Lutamos para ter um braço do Erasto em nossa cidade, no qual muitas vezes vemos que tem vagas e condições de atender, mas não sai o tal do Código de Transição. Se não me falha a memória, saiu um código em novembro e outro judicialmente no dia 10 de fevereiro, de Teixeira Soares. Prefeito Júnior, precisamos cuidar das nossas cidades, mas também precisamos cuidar da nossa gente”, finalizou.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.