Cerca de 420 jovens nascidos no ano de 1996 receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI)
Rodrigo Zub, com reportagem e fotos de Tadeu Stefaniak
A Prefeitura de Irati por meio da Junta de Serviço Militar, realizou na manhã de terça-feira, 19, no ginásio de Esportes Agostinho Zarpellon Junior (Batatão), a cerimônia de entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI), aos jovens alistados e dispensados da prestação do Serviço Militar do ano de 2014. O documento foi entregue aos adolescentes nascidos no ano de 1996.
Autoridades presentes
A cerimônia foi presidida pelo 1º Tenente, Adilson Átila de Souza, Delegado da 24ª Delegacia de Serviço Militar com sede em Ponta Grossa. Estiveram presentes na solenidade, o prefeito de Irati, Odilon Burgath, o vice-prefeito, Oscar Renato Berger, os secretários municipais, Ronildo Surek, Sandro Podgurski, Paulo Ramos e Valdecir Aksenem, o comandante do Corpo de Bombeiros, Elcio Meira, o comandante interino da 8ª Cia, Capitão Busnello, os vereadores Xoxolo e Hélio de Mello, além do secretário da Junta Militar de Irati, Miguel Prodaniuk.
{/block} Durante a cerimônia, os jovens realizaram o juramento a bandeira e se comprometeram a defender a pátria com o sacrifício da própria vida se necessário, caso sejam convocados em momentos emergenciais.
O 1º Tenente, Adilson Átila de Souza, Delegado da 24ª Delegacia de Serviço Militar com sede em Ponta Grossa, ressaltou em seu discurso a importância dos jovens iratienses estarem em dia com seus deveres de cidadão. Sem o certificado em mãos, o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos, participar de concursos públicos e até mesmo ingressar no mercado de trabalho. “Esse documento é importantíssimo para que o jovem possa exercer sua cidadania plena. É necessário, principalmente quando o jovem vai tirar um passaporte, tomar posse em um concurso público e entrar numa universidade. Nos momentos importantes de sua vida, ele vai necessitar desse documento. Então hoje os jovens estão kits com o serviço militar”, disse o 1º Tenente durante entrevista à Najuá.
No total, 420 jovens foram dispensados do Serviço Militar obrigatório.
Convocação pode ser feita até os 45 anos
Átila explica que os jovens podem ser convocados para prestar serviço militar a qualquer momento, em caso de uma emergência ou quando for decretado estado de calamidade pública, por exemplo.
“Esse jovem está sendo dispensado hoje, mas não está isento do serviço militar. O serviço militar é obrigatório no Brasil dos 18 aos 45 anos. O jovem durante todo esse tempo estará em condições ou obrigado a prestar o serviço militar. Todas as nações do mundo necessitam de sua reserva e a maioria dos Países tem o serviço militar obrigatório, e o Brasil não poderia deixar de ser”, comenta o Tenente.
Reconhecimento
O secretário da Junta Militar de Irati, Miguel Prodaniuk , trabalha há mais de 20 anos na área. Devido a sua dedicação, o secretário recebeu uma homenagem do prefeito Odilon Burgath. “É um trabalho que faço com amor e dedicação porque eu gosto. Porque aparentemente é um serviço fácil, mas é uma enganação. É muito trabalhoso, tem que ser tudo delicado, em ordem, na lei e na disciplina. São jovens dispensados do serviço militar, mas que até os 45 anos estarão à disposição das Forças Armadas caso alguma coisa aconteça”, afirma Miguel.
Presidente da Junta Militar de Irati, Odilon afirmou em seu discurso que os homens se colocam a disposição do País, assim que juram a pátria. “Eu lembro quando tinha 18 anos quando meu pai disse: agora você é um homem. Ser um homem é uma expressão da dignidade, honradez, de tudo aquilo que todos devem ter com as boas causas do nosso País. É uma responsabilidade de continuar os estudos, dedicação na faculdade, curso técnico, aprimoramento no trabalho para proporcionar melhorias em nosso município, estado e País”, finalizou Odilon.