Jovem de Rebouças que sofreu acidente precisa de doação de sangue

Elizana de Fátima Caetano foi encaminhada para hospital de Ponta Grossa. Estado de saúde da…

14 de agosto de 2014 às 11h20m

Elizana de Fátima Caetano foi encaminhada para hospital de Ponta Grossa. Estado de saúde da jovem é delicado, segundo familiares

Rodrigo Zub

A secretaria de Saúde de Rebouças iniciou uma mobilização, por meio das redes sociais, para encontrar doadores de sangue para dois pacientes do município. Uma das pessoas que necessita de ajuda é Elizana de Fátima Caetano, de 22 anos, que ficou gravemente ferida em um acidente na BR-153, em Rebouças, na noite de segunda-feira, 11. 

A jovem foi encaminhada para o hospital Bom Jesus, em Ponta Grossa, na quarta-feira, 13. Segundo familiares, o estado de saúde de Elizana é delicado e inspira cuidados. Ela sofreu fratura de fêmur, traumatismo craniano e ontem realizou uma cirurgia no braço devido à colisão entre a motocicleta que pilotava e um veículo Golf, nas proximidades do trevo de acesso ao município de Rebouças. Na oportunidade, a motorista do carro escapou ilesa.

De acordo com a responsável pelo Banco de Sangue de Irati, Emilinha Zarpellon, 22 pessoas agendaram doação para Elizana nesta quinta-feira, 14. Segundo Emilinha, são necessários pelo menos 40 doadores. Alguns funcionários da Yazaki, empresa onde a jovem trabalha, foram liberados para fazer a doação. A secretaria de Saúde de Rebouças disponibilizou um ônibus para levar as pessoas até a Unidade de Coleta em Irati. Os horários de saída do ônibus de Rebouças são: 7 h e 12h45. 

Emilinha pede às pessoas que tem interesse de doar sangue para que façam o agendamento no telefone 3422- 3119 ou diretamente na Unidade de Coleta na rua Coronel Grácia, 761. “Apesar da importância da causa, a Unidade de Coleta de Sangue de Irati comunica que as pessoas interessadas têm que agendar através do telefone: 3422-3119. Porque infelizmente não temos suporte para atender o grande número de pessoas que tem nos procurado”, ressalta Emilinha. 

A doação pode ser feita nas segundas e quintas de manhã, e terças e quartas nos dois períodos (manhã e tarde). Nas sextas, a coleta não é realizada, pois não há médicos disponíveis.

Além de Elizana, um paciente, de 42 anos, com leucemia que foi transferido da Santa Casa de Irati para o hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, região Metropolitana de Curitiba, também precisa de qualquer tipo de sangue.
 
A funcionária da secretaria de Saúde de Rebouças, Andréa Mores Basso, responsável pelo setor de agendamento de consultas, diz que a prefeitura está mobilizando funcionários de vários setores, como educação e saúde, para doarem sangue. Mais informações na secretaria de Saúde de Rebouças no telefone 42- 3457 1380. 

“Nem todos podem doar. Além disso, existe mais um caso em Rebouças, de um paciente com hemorragia que precisa de ajuda. Precisamos de 60 a 70 doadores para essas duas pessoas. Iniciamos ontem [quarta-feira], a pedido da família da Elizana, uma campanha através das redes sociais, porque sabemos do alcance da internet. Estamos disponibilizando transporte. O carro leva para Irati e trás para Rebouças. Pedimos que as pessoas fizessem a doação, pois se sobrar ficará armazenado no Banco de Sangue e poderá ajudar outros pacientes. Qualquer dúvida pode agendar na secretaria de Saúde de Rebouças ou na Unidade de Coleta em Irati”, relata Andréa. 


Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.