Josué Hilgemberg lança pré-candidatura a prefeito de Irati

Convenção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que poderá confirmar candidatura do advogado, será no domingo….

02 de agosto de 2024 às 21h48m

Convenção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que poderá confirmar candidatura do advogado, será no domingo. Na eleição de 2020, Josué disputou o cargo de prefeito e ficou em 5º lugar na disputa/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Advogado Josué Hilgemberg (MDB) pretende concorrer ao Executivo Municipal neste ano. Ele já participou do pleito em 2020 e ficou em cinco lugar. Foto: Vânia Andrade

O advogado Josué Hilgemberg (MDB) é um dos pré-candidatos a prefeito de Irati nas eleições municipais. O lançamento da sua pré-candidatura aconteceu na última semana, a poucos dias da convenção municipal do partido, que ocorre no domingo (4).

Anteriormente, o advogado havia demonstrado apoio a pré-candidatura de Ieda Waydzik (PSDB), que será vice de Rafael Felipe Lucas (Podemos). Em entrevista no programa Meio Dia em Notícias nesta semana, o pré-candidato comentou sobre sua nova decisão de concorrer ao Executivo. “O que ocorreu é que a política toma rumos diferentes. Hoje se construiu uma linha entre mão branca e pé vermelho. Todos sabem que a minha família sempre foram mãos brancas, mas como presidente de um partido dos pés vermelhos, com tudo aquilo que o seu Alfredo Van Der Neut e a sua família passaram no passado, eu acho muito improvável o MDB tomar uma atitude dessa situação. Eu, como presidente do MDB, e, na conversa que tivemos com o deputado Anibelli [deputado estadual Antônio Anibelli Neto], presidente do estado, nós devemos sim, satisfação e respeito aos emedebistas antigos”, conta.

Josué conta que a decisão de lançar a pré-candidatura teve como base a história do MDB no município. “Não entendemos que esse é o melhor caminho, essa junção. Respeitamos, mas não entendemos que é o melhor caminho a mão branca e o pé vermelho, que se juntaram no intuito, de que vão sustentar que seja o melhor para a cidade. O MDB é um partido que tem história nacional, que tem história estadual e que tem história aqui dentro da cidade de Irati. O MDB em uma reunião, deixamos o nosso nome à disposição para disputar esse pleito eleitoral e para dar continuidade ao legado, que é um partido que tem história dentro da cidade de Irati, com grandes conquistas”, disse.

Clique aqui e receba as notícias da Najuá

O pré-candidato explicou o que significa as expressões mão branca e pé vermelho. “Essa é uma rivalidade que aconteceu muito no passado. O pessoal de certas linhas políticas da cidade era os ‘mãos brancas’ e outros eram os ‘pés vermelhos’. Os meus falecidos pais sempre foram mão branca. E tinha essa rixa. Foguete na casa do outro e briga daqui, foi uma confusão danada. Hoje, parece que está tendo uma junção. Nada contra. Isso é a democracia. Mas o Josué Hilgemberg, presidente do MDB, aonde nós sempre tivemos a característica na cidade de pé vermelho, eu não posso e vejo de uma forma desrespeitosa. Podem até que me critiquem que eu estou vendo de forma atrasada, que as coisas mudam. Mas eu não posso deixar de honrar o nome do seu Alfredo Van Der Neut, que foi injustiçadamente, por várias vezes, por um projeto pessoal ou um projeto de grupo, de pessoas, de desrespeitar. O MDB tem história e eu ainda sou criança nesse partido. Eu tenho que respeitar essa história”, explica.

A chapa para o Executivo pode receber apoio do Partido Progressistas. O ex-vereador Marcelinho Rodrigues, presidente do diretório municipal do PP, é o pré-candidato a vice. “A conversa com o Marcelinho foi muito objetiva, com o pessoal do PP. Em cinco minutos, nós já traçamos uma situação. Nós estamos no aguardo porque o PP tem algumas questões internas ainda a serem resolvidas, mas nós estamos aguardando para eles indicarem o possível nome a vice. É um partido que colaborou muito com a administração do Jorge Derbli. O Jorge Derbli tem 70% de aprovação, que tudo indica também estará junto conosco nessa coligação futura”, conta.

O advogado destaca que possui apoio de deputados estaduais e representantes da política paranaense. “Nós temos o deputado [federal] Sérgio de Souza, que representa a bancada do agronegócio, nós temos o deputado Anibelli. Nós somos candidatos do Governo do Estado. O MDB é Ratinho Júnior. O MDB é Governo Federal. É óbvio que numa situação de êxito, a cidade de Irati terá apoios. Nós não somos um partido ou uma posição política dentro de Irati aventurando. Nós temos realmente respaldo do Governo do Estado e teremos também do Governo Federal, pela própria colocação que o MDB se encontrou nas coligações vitoriosas, tanto o nível estadual, como o nível federal”, disse.

Josué destaca que não deve abrir mão de sua candidatura para apoiar outra pessoa. “Eu acho muito improvável essa situação. Primeiro porque movemos várias pessoas dentro do Estado, principalmente Orlando Pessuti, que é ex-governador e conversei com emedebistas antigos aqui, acredito que isso ficaria uma situação muito desagradável. É óbvio que os outros partidos estão trabalhando. Existem certas situações em cima de certos candidatos, mas realmente eu acho muito difícil”, afirma.

Essa não será a primeira candidatura de Josué Hilgemberg. Em 2020, ele foi candidato a prefeito e terminou a disputa em quinto lugar com 927 votos. Em 2016, Josué foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por José Ronaldo Ferreira (Ronaldão), que faleceu nesta semana em função de um câncer no estômago. Nesta eleição, a dupla recebeu 2.384 votos e não foi eleita. O pré-candidato relembrou a participação nos dois últimos pleitos. “Eu tive a honra de participar com o Ronaldão. Aprendi muito com o Ronaldão, mas talvez aquele momento, com Ronaldão, não era talvez o nosso momento. Na campanha, a última que eu participei, era uma pandemia. Ficou muito difícil, você visitar as pessoas. Isso favorecia muito quem já estava no poder. Diferente dessa, que nós vamos poder conversar com as pessoas, pegar na mão, olhar no olho, conversar, ouvir o cidadão iratiense. Acredito que essa campanha ela vai ser um divisor nessa situação de participação”, disse.

No Legislativo, o MDB, que é comandado por Josué, também deve construir uma chapa para novos vereadores e para a reeleição de quem já representa o partido na Câmara Municipal. “Nós temos três vereadores que representam o MDB: a vereadora Vera [Gabardo], o Jorge Zen e o Cesão Jacumasso. Com certeza, a nossa meta é manter dois vereadores. Estamos trabalhando para isso. Estamos com a chapa completa de pessoas, com muita vontade de dar continuidade e outros, de se eleger. Acredito que o MDB vai continuar nos próximos quatro anos representando essa sigla e representando parte da sociedade”, explica.

Em relação aos projetos para o município, o pré-candidato disse que viu melhorias nos últimos anos, mas avalia que ainda há setores que podem ser desenvolvidos. Na entrevista, ele contou que pretende trabalhar com os setores de saúde e geração de emprego. “A saúde é algo importante. A gestão pública tem que olhar com outros olhos. Existe um descontentamento referente à saúde pública de Irati. Uma das coisas da nossa campanha é fazer o feito do ex-prefeito Rodrigo Hilgemberg, do qual quero mandar um abraço. Eu tenho brincado que o último Hilgemberg que passou na prefeitura gerou 1.500 empregos. Essa é a nossa meta: gerar emprego. A pessoa que tem emprego, que tem o salário dela, ela paga sua água em dia, paga sua luz, paga o seu remédio, paga o seu médico. Irati é uma cidade maravilhosa para se viver, mas esses são pontos importantes. Gerar emprego e renda não é fácil. É fácil dar um discurso aqui. Na prática, é muito complexo. É uma coisa que estamos estudando e são duas metas que queremos melhorar”, conta.

Para gerar empregos, Josué diz que o objetivo é incentivar a vinda de novas indústrias. “Nós já temos os parques industriais. É limitado. O que se faz necessário é criar um novo parque industrial, explorar essa BR, está passando um monte de paraguaio, argentino. Qualquer lugar que você ande, em cidades desenvolvidas, eles usam a porta de entrada. Nós não estamos sabendo usar a nossa porta de entrada para que as pessoas entrem aqui dentro da cidade de Irati”, disse.

Na área da agricultura, o pré-candidato acredita que é possível equipar mais a prefeitura “Houve uma melhora muito grande nas estradas. Como vamos fazer para melhorar? Buscando mais equipamentos. Tem que ter equipamentos. Não adianta dizer que vamos fazer isso ou aquilo. Nós queremos através dos nossos deputados, como o Sérgio de Souza, que é da bancada do agronegócio, é viabilizar o máximo que tiver de equipamentos para poder atender, ao máximo, o agricultor, o pequeno agricultor, o grande agricultor, porque esse é o setor da economia que vem ser mantendo”, explica.

Na área de segurança, o pré-candidato destacou que o município precisa buscar meios para construir uma Delegacia da Mulher. “Nós temos hoje um trabalho sendo realizado na Delegacia, um trabalho bom, mas pode ser melhorado com mais pessoas. Eu acho que o município, dentro da legalidade, daquilo que vai competir para fazermos, nós vamos fazer”, destaca.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.