Jardim das Américas teve seis incêndios em residências em 2016

11 de fevereiro de 2016 às 09h37m

Somente nesta semana foram registradas quatro ocorrências no bairro


Da Redação


Seis incêndios foram registrados em residências no Jardim das Américas, em Irati, desde o início do ano. Somente nesta semana, as equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Irati atenderam quatro ocorrências no bairro. 

O primeiro incidente ocorreu no dia 1º de janeiro. Na ocasião, um incêndio destruiu uma residência na rua Oswaldo Gutlieb Filho. Policiais militares precisaram quebrar uma parede com uma picareta para resgatar o morador Antônio Barbosa, de 83 anos, que não conseguiu deixar um dos quartos da casa. O idoso sofreu ferimentos leves e foi encaminhado até o Pronto Atendimento Municipal. O incêndio também atingiu um automóvel. O Corpo de Bombeiros de Irati conseguiu controlar o fogo no veículo e na residência, que ficou destruída. 

O segundo caso foi registrado no dia 29 de janeiro. Moradores conseguiram controlar um incêndio, que destruiu parte do forro de uma casa na rua Afrânio Mayer de Souza. Segundo moradores, a residência já havia sido alvo de outras tentativas de incêndio. Por esse motivo, a população acreditava que o incêndio foi criminoso. 

Quatro ocorrências somente nesta semana


As ocorrências de incêndios em edificações se intensificaram nos últimos dias. Na segunda-feira, 8, duas casas, uma motocicleta, um carro e vários eletrodomésticos foram queimados no Jardim das Américas. O primeiro incidente ocorreu por volta da 1 h da madrugada na rua Doutor Afrânio Mayer de Souza. Conforme moradores, duas pessoas atearam fogo em um veículo. Policiais militares foram até o local e constataram que havia um carro parcialmente queimado, além de vários eletrodomésticos, portas e vidros danificados. Todas as roupas e pertences do proprietário da residência foram revirados. A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e controlou as chamas do veículo. 

Veículos também foram queimados

Após a equipe policial deixar a residência, moradores voltaram a entrar em contato com a corporação para informar que dois homens retornaram ao local. Os suspeitos novamente atearam fogo em um carro e na casa. O Corpo de Bombeiros, que estava atendendo uma ocorrência de incêndio ambiental, no bairro Canisianas, em Irati, foi novamente acionado e controlou as chamas, que destruíram um carro, uma motocicleta e a residência. 

Na sequência, um morador da rua Camacuã, no bairro Rio Bonito, em Irati, entrou em contato com a PM para relatar que o dono da casa queimada o procurou para pedir ajuda. A vítima disse aos policiais que estava em sua residência quando ouviu uma pessoa ameaçando sua vizinha. Em seguida, o morador percebeu que uma pessoa ateou fogo em seu veículo e tentou arrombar a porta lateral da casa. A vítima afirmou que fugiu do local após pular o muro de sua vizinha. Na sequência, o morador se escondeu em uma plantação de soja. A vítima não soube informar o motivo da ação criminosa. 

Ainda na segunda-feira, 8, bombeiros de Irati combateram um incêndio nos escombros de uma residência, que havia sido queimada na mesma madrugada.
 
No primeiro atendimento, o Corpo de Bombeiros constatou que 50% dos móveis e da casa foram queimados. No segundo incêndio, registrado por volta de 11h45, o restante dos escombros foi consumido pelo fogo.

Casa é arrombada e incendiada 

Os dois últimos incêndios em residências no Jardim das Américas foram registrados na quarta-feira, 10. O primeiro caso ocorreu na rua Presidente Juscelino Kubitschek, por volta das 10 h. A equipe do Corpo de Bombeiros controlou o incêndio, que causou danos em um sofá, que estava em um dos cômodos da casa. 

A mesma casa já havia sido arrombada no fim da noite de terça-feira, 9. Os ladrões furtaram móveis, eletrodomésticos, alimentos, roupas, brinquedos, entre outros pertences do local. Naquela oportunidade, o proprietário da casa relatou que recebeu ameaças por telefone. O autor das ligações anônimas disse que pretendia furtar os pertences e atear fogo na residência.

Adolescente apreendido confessa participação em incêndios 

Já na noite de quarta-feira, 10, houve um princípio de incêndio em uma casa na rua Doutor Oswaldo Gotlieb Filho. Segundo a Polícia Militar, a proprietária da residência havia se mudado recentemente. Em patrulhamento no bairro, os policiais foram informados por populares sobre os possíveis autores do incêndio. Um adolescente foi abordado e confessou a autoria do incêndio criminoso. O adolescente também afirmou que ateou fogo em outra residência no Jardim das Américas, na segunda-feira, 8. O menor disse que contou com auxílio de mais uma pessoa para incendiar as casas. Esse suspeito não foi localizado pela polícia. 

Uma munição de calibre 22 foi encontrada na residência do adolescente. Ele havia relatado que também havia maconha no local. No entanto, a droga não foi localizada. Em seguida, o menor foi apreendido e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Irati.

PM solicita auxílio na população

Em nota encaminhada à imprensa no início da tarde de quarta-feira, 10, a Polícia Militar de Irati solicitou a colaboração da população para denunciar possíveis atos ilícitos e evitar que novos incidentes sejam registrados no município. 

“Durante o último fim de semana e festas de carnaval, a Polícia Militar de Irati registrou diversas ocorrências na região dos bairros Alto da Lagoa e Jardim das Américas. Destacamos que os policiais da 8ª CIPM têm realizado operações e patrulhamentos diuturnamente nos bairros, contudo os atos ilícitos foram constantes. Diante dos fatos ocorridos solicitamos à população e à comunidade que colaborem com o trabalho da polícia, para que esses atos ilícitos sejam evitados e os responsáveis encontrados. As informações podem ser fornecidas através de ligações anônimas, em que não é necessária a identificação, nos números 190, 181 ou no fixo 3422 8226. Somente com a participação dos moradores em conjunto com a Polícia Militar estes crimes podem ser evitados. Contamos com a participação de todos”, diz a nota da PM. 
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.