No dia que completou 105 anos de história, Azulão perdeu em casa para o Independente São-Joseense, por 3 a 0, no estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm, em Irati
Rodrigo Zub
O Iraty sofreu mais uma derrota na 2ª divisão do Campeonato Paranaense. O Azulão não foi páreo para o líder da competição, que definiu a vitória ainda no primeiro tempo. João Antonio e Everton, duas vezes, fizeram os gols do triunfo do Independente São-Joseense, por 3 a 0, no estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm, em Irati, na tarde deste domingo, 21.
No dia que completou 105 anos de fundação, o Iraty entrou em campo com o objetivo de conseguir o primeiro triunfo e iniciar a reação em busca de uma vaga na segunda fase. Porém, os 400 torcedores do Azulão que estiveram no estádio saíram frustrados com o resultado negativo, que deixou a situação do clube ainda mais difícil para evitar o rebaixamento para a terceirona. O técnico Wagner Oliveira promoveu a estreia do meio-campista Michel, que entrou na vaga de Geovani. Os outros titulares foram os mesmos que começaram a partida contra o PSTC, na quarta-feira, 17.
No primeiro tempo, os donos da casa tiveram dificuldades para ameaçar o sistema defensivo do Independente. O goleiro Lucas Alves defendeu apenas uma finalização de fora da área de Douglas. Por outro lado, o Independente aproveitou as falhas da defesa do Azulão para definir a vitória ainda na primeira etapa. Após jogada trabalhada, Everton marcou o primeiro de cabeça aos 17 minutos. O segundo gol saiu em cobrança de escanteio. João Antonio cabeceou sem chances para Alef, aos 25 minutos. Everton balançou as redes novamente aos 37 minutos e fechou o placar de 3 a 0.
Após o intervalo, o time de São José dos Pinhais diminuiu o ritmo e apenas administrou o resultado. Já o Iraty conseguiu corrigir os erros defensivos e passou a dar menos oportunidades para o adversário. No ataque, apesar da falta de criatividade no setor de meio campo, o Azulão tentou descontar, principalmente em jogadas de Romário, o melhor jogador da equipe da casa. No entanto, o time não conseguiu transformar as chances em gols e saiu de campo derrotado por 3 a 0.
Com o resultado, o Iraty segue sem pontuar e na lanterna da segundona. O Azulão ainda deve perder três pontos em razão da escalação irregular de atletas na primeira rodada contra o União. Na ocasião, a equipe perdeu em campo por 4 a 3 e estava com apenas três jogadores regularizados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Já o Independente São-Joseense chegou aos 11 pontos e manteve a liderança.
O Iraty terá pouco tempo para se recuperar físico e psicologicamente de mais uma derrota. Na quarta-feira, 24, o time de Wagner Oliveira recebe o Batel, novamente no estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm, em Irati, às 15h30. No mesmo dia e horário, o Independente recebe o Paranavaí, no estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba.
Resultados dos outros jogos da rodada
A quinta rodada da primeira fase da 2ª divisão do Campeonato Paranaense teve mais quatro jogos neste domingo, 21. No estádio Olímpio Barreto, em Apucarana, o Apucarana Sports perdeu para o Prudentópolis, por 1 a 0, com gol marcado por André, aos 3 minutos do primeiro tempo. União e Paranavaí empataram em 1 a 1, no estádio Anilado, em Francisco Beltrão. Nathan marcou para os visitantes, enquanto que Luan empatou para os donos da casa. Em Guarapuava, o Batel derrotou o Rolândia, por 2 a 1, com gols de Agostinho e Diego. Neilson marcou para os visitantes. Já o PSTC goleou o Nacional, pelo placar de 5 a 1, no estádio Municipal Ubirajara Medeiros, em Cornélio Procópio. Gerônimo, Grafite, Piraju (2) e Lucas Otávio marcaram para o time procopense. Lucas fez o gol do time de Rolândia.
Com os resultados, o Independente segue na liderança com 11 pontos. O Prudentópolis assumiu o segundo lugar com nove pontos. União, Batel e Paranavaí somam oito pontos. Nacional e PSTC possuem sete pontos. Já o Apucarana é o oitavo colocado com seis pontos. Além do Iraty, o outro time que está na zona de rebaixamento é o Rolândia, que ocupa a nona colocação com cinco pontos.
Ficha Técnica
Iraty 0x3 Independente São-Joseense
2ª Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol
5ª rodada da 1ª fase
Local: Estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm, em Irati
Data: 21/04/2019
Cartões amarelos: João Victor e Wellington (Iraty); Willian e Caio (Independente)
Expulsos: Wagner Oliveira (treinador do Iraty) e Estanislau dos Santos (Sukita) (Massagista do Iraty)
Arbitro: Andrei da Silva (União da Vitória)
Assistentes: Fernando Cesar Tobias e Sérgio Henrique Monteiro (ambos de Curitiba)
4º árbitro: Elcio de Jesus Fernandes (Irati)
Delegado: Hamilton Adão Gerva (Irati)
Público pagante: 346
Público total: 400
Renda: R$ 3.930
Gols: Everton aos 17/1º tempo, João Antonio 25/1º tempo e Everton aos 37/1º tempo (Iraty 0x3 Independente)
Iraty: Alef, Tarracha (Willian), Wellington, Charles e Niedson. João Victor (Geovani), Matheus, Michel e Douglas. Breno (Vagner Quati) e Romário. Técnico: Wagner Oliveira
Independente: Lucas Alves, Murilo, Rodrigo Mancha, João Antonio e Caio (Camargo); Marcelo, Evandro (Lucas) e Willyan Sotto; Everton, Willian (Kauhan) e Eric. Técnico: Luciano Simm