Iraty fecha parceria com time da Série B do Campeonato Brasileiro

Na parceria, o Azulão enviará jogadores para o Criciúma, que mais tarde, poderá emprestar jogadores…

23 de dezembro de 2022 às 20h03m

Na parceria, o Azulão enviará jogadores para o Criciúma, que mais tarde, poderá emprestar jogadores para a equipe do profissional do Iraty/Texto de Karin Franco, com reportagem de Ademar Bettes

Integrantes da empresa que administra o futebol do Iraty foram até Criciúma para fechar parceria com o presidente do clube catarinense. Foto: Divulgação

O Iraty Sport Club fechou uma parceria com a equipe do Criciúma para troca de jogadores na próxima temporada. A equipe de Santa Catarina disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.

Inicialmente, a parceria será feita com jogadores do Iraty que poderão jogar no time catarinense. A expectativa é que futuramente, o Criciúma possa emprestar jogadores para o Azulão em algum campeonato. “Vamos poder levar atletas para lá e numa possível conversa, até daqui a pouco, vai poder vir no profissional alguns atletas também, que possam nos ceder”, conta Augusto Leonel (Nelinho), da empresa G-4, que gerencia o futebol do Iraty.

A parceria foi firmada no dia 15 de dezembro, em Criciúma, após visita dos responsáveis pela empresa G-4 ao presidente do Criciúma, Vilmar Guedes, que é natural de Irati. A visita foi acompanhada pelo professor Antonio Alceu Jacopetti, que é amigo de Vilmar e intermediou o contato com ele. “Foi um tempo muito bom lá. Pudemos ver toda a estrutura que eles têm para apresentar. É um clube de Série B que abriu as portas para nós. É um grande passo que nós estamos tendo, haja vista que nós estamos apenas há dois anos só na frente da G-4. É um ganho muito grande para todo mundo”, disse Nelinho.

Conforme a parceria, os atletas que se destacarem no Iraty serão encaminhados para o Criciúma. “Nós encaminharmos esses atletas nossos aqui, que vemos que foi destaque no ano para o Criciúma. E possivelmente, esperamos que uma parceria possa também ampliar na questão de ele estar encaminhando para nós. Sempre acontece de o elenco estar inchado e o atleta precisa de rodagem. Acaba nos emprestando. Isso vai acabar fortalecendo até em um campeonato profissional no próximo ano. Isso acreditamos que pode acontecer”, conta outro representante da G-4, Leandro Carvalho (Polaco).

O objetivo com essa parceria, além da troca de jogadores, é poder colocar os novos talentos que surgirem no Iraty em uma equipe com maior visibilidade nacional. “Nós precisamos, necessitamos muito de ter um clube com uma maior visibilidade no mercado para pôr os nossos atletas que estão acima do nível nosso do Iraty para adentrar no mercado. Essa parceria vai se iniciar com o Criciúma. A princípio essas portas abertas, essa oportunidade dos nossos atletas está no mercado maior, numa visibilidade maior, para que posteriormente um atleta desse possa ser negociado e vamos arrumando a questão financeira do clube que é o nosso objetivo”, destaca Sandro Cabral, da empresa G-4.

Os integrantes do G-4, Sandro Cabral, Nelinho e Leandro Carvalho aparecem ao lado do professor Jacopetti e do presidente do Criciúma, Vilmar Guedes. Foto: Divulgação

Com a parceria, os representantes da G-4 esperam melhorar a situação financeira e também a qualidade do elenco de jogadores do Iraty com a possibilidade de empréstimo de atletas. “A nossa intenção é colocar atletas, assim como fizemos esse ano, mas com uma qualidade melhor, a cada ano melhor, atletas novos que tem potencial de retornar para suas equipes de origem, aqueles que vierem emprestados e atletas novos que possam ser negociados, que possa trazer um retorno para o clube”, explica Nelinho.

A questão financeira é uma das principais preocupações da empresa que administra o futebol do Iraty. A empresa assumiu apenas as funções gerenciais das equipes de futebol, mas não do clube, que envolve a parte social, com piscinas e outras estruturas. Mesmo somente com a equipe de futebol e a responsabilidade da área do campo, a empresa G-4 vem enfrentando dificuldades com pendências financeiras anteriores ao período que assumiu a parte esportiva.

Uma das questões foram processos judiciais que acabaram tirando recursos da equipe esportiva que assumiu o clube há um ano. Os processos judiciais obrigaram que o dinheiro recebido para o patrocínio, fosse repassado para o pagamento de dívidas do Iraty. “Nós fomos intimados pela justiça de União da Vitória, num processo, há cinco meses estamos depositando o judicialmente um valor referente a um processo de 2018”, conta Sandro.

Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?

Os processos judiciais fizeram com que a reunião para uma negociação de um acordo de patrocínio com a empresa Tirol fosse postergada. Mesmo assim, Sandro destaca que a empresa G-4 está conseguindo realizar o que está sendo planejado. “Nós estamos tudo dentro do planejado por nós. Nós temos também a direção do presidente Odair [Marochi] que está nos apoiando em relação a isso. Algumas situações que estão acontecendo no clube, nós estamos andando em paralelo, tanto o social, como futebol. Isso é importante. O presidente sabe disso, nós também sabemos. O clube inteiro em si, o Iraty vai ganhar. Não só social, não só o futebol. É pelo menos o que nós G-4 pensamos. Temos que andar junto na mesma direção que as coisas acontecem para o clube na totalidade dele”, disse.

Segundo Leandro, o clube começa 2023 sem dívidas. “Estamos terminando o ano zerado, não devendo nada e até com crédito para receber. Conseguimos o objetivo de deixar o clube sem dívida, sem ficar devendo para ninguém. Estamos começando 2023 já zerado pensando nesse próximo ano que vai ter, eu acredito que os gastos vão chegar”, afirma.

Na avaliação da equipe, o ano de 2022 foi produtivo. “Foi muito bom esse ano para nós. Disputamos as categorias do Campeonato Paranaense Sub-15, 17 e 20. Posteriormente, o profissional, que sabemos que é um custo altíssimo para se manter nessas competições, nós, graças a Deus, esse ano conseguimos, fazendo todas as coisas certas perante os atletas, perante aos credores, enfim, foi um ano muito produtivo para nós”, disse Sandro.

Jogadores do Iraty chegaram a realizar algumas avaliações em equipes grandes, mas não conseguiram ser aprovados. “Para nós, em relação aos meninos não muda nada que nós pensamos em relação a eles. Sabemos que são meninos com potencial muito grande. Eles vão retornar conosco em 2023 e vamos tentar novamente algumas coisas, algumas situações, para tentarmos botar esses meninos no mercado maior”, explica Sandro.

Comitiva de Irati conheceu a estrutura do Criciúma. Um dos locais visitados foi o estádio Heriberto Hulse. Foto: Divulgação

Enquanto ainda não há jogadores em equipes maiores, o Iraty se prepara para o próximo ano visando os campeonatos estaduais. “Iniciamos dia 16 a pré-temporada, com as três categorias. Até o arbitral, que é em março, o arbitral da Sub-20. Depois começa os arbitrais de outras para definirmos o calendário do ano, mas iniciamos dia 16 a pré-temporada, todas as categorias, pensando já nos estaduais, que já começa em abril a competição”, conta Leandro.

Ele diz que o planejamento da equipe é conseguir o acesso da terceira para a segunda divisão do Campeonato Paranaense. “Esse é o objetivo, só que o que esbarramos é com a questão financeira que sabemos que é custoso você trazer atletas experientes, toda uma equipe e depois ficarmos com os custos. Esse ano pagamos um pouco por causa do ano passado. Tem a questão de dívidas, essas questões. Nós atropelamos um pouco esse processo. Mas a ideia, com certeza, é subirmos, montar uma equipe mais competitiva esse ano. Fazer uma mescla de meninos jovens, mas também colocarmos uma ou outra peça que venha a ser um pouco mais experiente para poder estar ajudando os meninos”, disse Leandro.

Sandro afirma que a parceria pode ser expandida no futuro disponibilizando atletas, integrantes da comissão técnica e até patrocinadores. “É o início. É muito importante para ver como é que vai se andar essa parceria, por ambas as partes também. Tanto da nossa parte, como do Criciúma, para começarmos a abrir os horizontes frente a essa parceria. Começa agora sobre atletas. Daqui a pouco pode se passar por comissão técnica. Daqui a pouco pode passar pelo lado financeiro, um patrocinador da camisa. Daqui a pouco pode vir um gestor. Enfim, tudo envolve um começo de uma parceria que é importante. O início, presamos muito por isso”, conta.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.