Piloto de velocross, Luiz Gustavo Gnatkowski, sofreu um acidente grave durante um treino para uma competição e perdeu os movimentos dos membros inferiores/Texto de Rodrigo Zub
O iratiense Luiz Gustavo Gnatkowski, que atualmente mora em Santa Catarina, resolveu realizar uma rifa de uma moto para conseguir recursos financeiros para custear o próprio tratamento de saúde.
Recentemente, ele sofreu um grave acidente de moto quando estava participando de uma corrida de velocross, que servia de preparação para a última etapa do campeonato catarinense. Após o acidente, Luiz Gustavo está sem movimento dos membros inferiores. “Eu tive perfuração nos dois pulmões, quebrei quatro costelas e três vértebras da coluna, mas graças a Deus já saí da UTI. Eu estou em recuperação e com isso eu decidi fazer a rifa de uma das minhas motos para ajudar nesse tratamento”, disse Luiz Gustavo em áudio encaminhado a nossa reportagem.
Antes de sofrer o acidente, o piloto estava disputando o campeonato brasileiro de velocross e o campeonato catarinense. Na competição estadual, Luiz Gustavo era o líder da categoria standard e segundo colocado na VX1. “Infelizmente eu estava indo para a última etapa do catarinense, mas resolvi participar duma corrida mais amadora para esse treinamento e acabei me envolvendo em um acidente um pouco forte”, relata o piloto.
No último vídeo postado nas redes sociais há uma semana, Luiz Gustavo afirmou que ainda sente cansaço ao realizar as sessões de fisioterapia, mas entende que está evoluindo e poderá realizar um tratamento mais intensivo a partir do dia 11 de setembro, quando realizará uma consulta médica. O iratiense também contou que está realizando fisioterapia diariamente, além de duas sessões por semana de acupuntura. “A recuperação é bem dolorosa. Ainda eu tenho bastante dificuldade na parte ali do pulmão eu me sinto ainda bem fraco, principalmente quando a gente faz fisioterapia e faz todos os procedimentos. No final do dia acabo ficando bem cansado, mas estou tendo algumas reações bem boas”, afirma.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Luiz Gustavo participa de competições de velocross desde criança. A paixão pelo esporte teve início ainda na infância, quando ganhou sua primeira moto de 65 cilindradas. “O Gustavo sempre foi uma pessoa muito ativa, trabalhando durante a semana como mecânico automotivo e nos finais de semana participava de competições. O acidente resultou em perfurações em ambos os pulmões, costelas fraturadas e sua medula também foi afetada, fazendo com que ficasse sem o movimento de seu corpo da cintura para baixo”, diz um trecho do texto postado por familiares de Luiz Gustavo nas redes sociais para comunicar a realização da rifa em prol do seu tratamento de saúde.
Conforme a postagem, o tratamento tem um custo alto. Por isso, a família conta com a colaboração da comunidade. “Além de você ajudar na recuperação do Gustavo comprando números da rifa, pode concorrer a sua moto GasGas 2023 450f ou então, concorre à 50 mil reais no pix. O sorteio acontecerá pela Loteria Federal após todos os bilhetes serem vendidos. Para mais informações sobre a sua história e recuperação, acesse o Instagram dele. Contamos muito com a sua ajuda!”, diz outro trecho da postagem. O Instagram de Luiz Gustavo é @111luizgustavo.
Luiz Gustavo também agradeceu as mensagens de apoio que recebeu e a todos que já colaboraram comprando a rifa. “Eu quero dizer que foi muito bom sair da UTI e ver tantas mensagens de carinho. Quero agradecer também primeiramente o pessoal dos primeiros socorros lá da pista. Eu quero agradecer o pessoal que fez a etapa lá de Itaiópolis, o senhor Ramalho pela preocupação comigo. Eu quero agradecer todo o pessoal do hospital, doutor, enfermeiro e todo mundo que me tratou bem. Atualmente eu me encontro na casa dos meus pais. Eu tive que sair um pouco de Jaraguá/SC porque aqui eu tinha uma estrutura melhor para recuperação porque o meu caso agora é um pouco delicado, eu estou bem limitado em questão de movimentação, ainda sinto bastante dores”, afirma o piloto.