Iratiense irá assumir comando da Polícia Militar do Paraná

10 de outubro de 2018 às 10h58m

Coronel Péricles de Matos aceitou convite do governador eleito, Ratinho Júnior, para comandar a corporação a partir de 1º de janeiro

O Coronel Péricles de Matos aceitou o convite do governador eleito Ratinho Júnior (PSD) para ser o novo comandante-geral da Polícia Militar (PM) do Paraná. Ele assume o cargo a partir do dia 1º de janeiro de 2019. O iratiense esteve no município na semana passada onde participou das comemorações alusivas aos 70 anos do Corpo de Bombeiros.
Em entrevista coletiva, o Coronel falou que dará maior atenção para o combate ao tráfico de drogas e ao policiamento nas fronteiras com o Paraguai e a Argentina. “Nós precisamos combater efetivamente o crime organizado e evitar que o traficante se instale em nossas cidades e em nossos bairros, pois onde ele se instala, o índice de homicídios e furtos aumenta, e principalmente compromete o futuro de nossas crianças. A nossa resposta será firme e categórica, de que no estado do Paraná, não existe lugar para a criminalidade”.
Questionado por repórteres sobre a possibilidade de construção da sede própria da 8ª Companhia Independente (CI), Matos comentou que o projeto será mantido. “O que nós precisamos, embora eu já tenha uma análise interna e externa da PM, é fazer com que todos os esforços sejam carreados para a área operacional. É interessante termos uma sede nova, mas precisamos acessar estes documentos, ver em que fase está este projeto para que possamos terminar e dentro em breve retornar para a inauguração da nova sede”.
Antes de assumir o novo cargo, o Coronel comandou o 1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) em Curitiba, sendo responsável pelo policiamento ostensivo e pela manutenção da ordem na capital.

Currículo

Nascido em Irati, Péricles de Matos ingressou na PM como cadete em 1986. Dois anos depois, foi declarado como aspirante a oficial e teve sucessivas promoções. Ele chegou ao posto de Coronel em 2012.
Antes de assumir o 1º CRPM, em Curitiba, Matos já havia assumido o comando da 5ª Companhia do 17º Batalhão da PM, em Almirante Tamandaré, o 16º Batalhão de Guarapuava, o 19º Batalhão de Toledo e o Comando de Operações Especiais (COE).
O Coronel possui os seguintes cursos de especialização: SWAT/GATE, explosivos pela Geominas, ações táticas de policiamento de choque no estado da Virgínia (Estados Unidos), explosivos realizado nos Estados Unidos, de ações táticas e operações especiais na Espanha, negociador policial na embaixada dos EUA e curso de contraterrorismo no Batalhão de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.