Festa vai ser realizada na terça-feira de carnaval, 04 de março, a partir das 15 horas, no Parque Aquático. Secretário de Cultura e Turismo, João Vitor Sviech, anunciou durante entrevista ao programa Meio Dia em Notícias /Paulo Sava e Juarez Oliveira

🎭Irati voltará a ter festa de carnaval em 2025. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, João Vitor Sviech.
De acordo com o secretário, a decisão foi tomada após a realização de um estudo sobre a situação da pasta e da saúde financeira do município. Depois disso, ficou definido que o carnaval iratiense será realizado somente na terça-feira, dia 04 de março, a partir das 15 horas no estacionamento do Parque Aquático. Em caso de chuva, o evento será realizado no Pavilhão de Exposições João Wasilewski.
“Nós faremos um dia de Carnaval, que será na terça-feira, dia 04, faremos a retomada do carnaval no Parque Aquático. Faremos um evento voltado para as famílias, que começará com o foco principal para as crianças. Teremos um carnaval kids durante a programação, que começa às 15 horas e se estende com a apresentação de uma banda show, que provavelmente será com a Banda Enterprise. Esta será a nossa programação de retomada das festividades do carnaval, agora na gestão Emiliano e Larissa”, frisou.
O fato de muitas famílias procurarem o Parque Aquático para o lazer e a prática esportiva levou a Prefeitura a definir o Parque Aquático como local para a realização do carnaval. “A gente nota que já há uma procura pelas famílias e crianças ao Parque Aquático, mesmo sem ter nenhum tipo de evento. Então, achamos que levar para lá esta festividade vai facilitar a questão logística e acho que o parque tem mais clima de família. Eu acredito que, se fosse no centro, a gente precisaria rever muito a questão de infraestrutura. Desta forma, conseguiremos dar uma estrutura melhor dentro do Parque Aquático”, comentou.
Programação do carnaval
Para as crianças, a Secretaria de Cultura e Turismo está trazendo uma banda infantil, que traz personagens e fantasias, envolvendo o imaginário das crianças. Logo depois, começa a apresentação da banda show. João Vitor convida a toda a comunidade para a festa, uma vez que Irati voltará a ter festa de carnaval em 2025. “Gostaríamos de formalizar o convite para que as pessoas estejam lá a partir das 15 horas, para prestigiar o show da banda kids, levando as crianças e as fantasiando. Estamos vendo a possibilidade ainda de pintura facial, são detalhes que vamos amadurecer aqui na sequência. Neste primeiro momento, eu queria sanar esta dúvida que estava pairando, estavam ligando na secretaria e me perguntando no particular se teria carnaval. Vai ter, vamos fazer com muita alegria. O horário para início vai ser às 15 horas, e após o show da banda kids, começamos com a Banda Enterprise”, frisou.
Vendedores ambulantes
Vendedores ambulantes que possuem alvará para venda de seus produtos no Parque Aquático poderão se instalar lá durante o carnaval. Um decreto deve estabelecer como será feita a venda de produtos no local onde será realizada a festa.
O secretário não informou quanto será investido pelo município na festa. Ele apenas disse que, após analisar o orçamento do município, chegou-se à conclusão de que não seria possível realizar os quatro dias do evento. “Antigamente faziam quatro dias de evento, e notamos desde o início que não seria viável fazer quatro dias de evento, ainda mais no primeiro ano de gestão. Notamos que, neste dia, haveria uma economia, conseguiríamos fazer este investimento na cultura por um valor mais baixo. Por isto, foi escolhida a terça-feira de carnaval”, finalizou.
Últimos eventos de carnaval
Irati teve um evento de carnaval em 2020, no pavilhão do Parque Aquático. Na oportunidade, as festividades tiveram Carnaval Cristão, matinê para as crianças, Carnaval Evangélico e o Carnaval Popular. Já a última edição do carnaval de rua foi realizada em 2015, na Rua Carlos Thoms, ainda na administração do ex-prefeito Odilon Burgath. Em 2016, a prefeitura cancelou o carnaval e destinou recursos para obras de contenção de alagamentos na cidade.