Time iratiense perdeu em casa para o Tijuca, do Rio de Janeiro, por 3 sets a zero e se complicou na competição/Texto de Paulo Sava

O Irati Vôlei perdeu a 4ª partida seguida na temporada 2024/2025 da Superliga B de vôlei feminino. Desta vez, a derrota foi para o Tijuca Tênis Clube, do Rio de Janeiro por 3 sets a zero, com parciais de 25×23, 25×22 e 25×21.
Com a derrota, o Irati Vôlei permanece na 13ª posição na classificação, com apenas 1 ponto ganho. O time corre o risco de cair para a última colocação caso o Ascade, do Distrito Federal, vença o São Caetano na tarde deste sábado, no ginásio do Comando Militar do Planalto, em Brasília. Já o Tijuca assumiu a liderança da competição, com 12 pontos.
Na próxima terça-feira, 14, o Irati Vôlei vai a Curitiba enfrentar a equipe local no ginásio do Círculo Militar do Paraná. O jogo será um confronto direto entre as duas equipes e está marcado para as 20 horas.
Em entrevista à Najuá, o técnico Evandro Veiga, que comandou pela primeira vez a equipe iratiense, avaliou que, apesar da derrota, o time evoluiu tecnicamente dentro de quadra.
“Eu acho que foi uma estreia que dá aquela sensação de que poderíamos ter um pouco a mais, mas as meninas, do que eu peguei no começo do time, evoluíram e estão evoluindo jogo a jogo. Conseguimos trazer uma equipe titular e isto é importante porque estávamos rodando demais a equipe. Agora sabemos até onde podemos ir, vamos voltar no domingo a trabalhar um pouco mais, pois já temos jogo na terça-feira contra o Curitiba, que é um confronto direto para nós, e são importantes demais os três pontos que vamos buscar fora”, frisou.
A levantadora Renata Calandrini, capitã do Irati Vôlei, acredita que, mesmo com a derrota, o time evoluiu e conseguiu fazer uma apresentação melhor.
“É um trabalho de formiguinha que estamos fazendo. Eu sei que é muito difícil todo mundo ver o que fazemos todos os dias, mas damos o sangue aqui nesta quadra todo santo dia. É muito doído perder da forma que foi hoje, três a zero dentro de casa. Temos que trabalhar, pois teremos mais quatro jogos neste mês que são importantes. O próximo jogo contra o Curitiba será muito importante, este é o nosso confronto direto e esperamos sair com a vitória. Vamos treinar um pouquinho mais”, comentou.
O time volta a treinar no domingo em dois períodos. Na segunda-feira, haverá um treinamento pela manhã no Ginásio Batatão. À tarde, o time viaja para Curitiba, onde deve realizar mais um período de treinamento antes da partida de terça-feira. Nestes treinos, a equipe deve corrigir erros nas ações finais das jogadas. Para ele, a equipe vem sendo precipitada em algumas jogadas por conta da juventude das atletas. Por isso, Evandro acredita que deve ser realizado um trabalho com o psicológico delas.
“Precisamos trabalhar o psicológico, é uma equipe nova, que tem bagagem, mas precisa de um pouco mais de trabalho, paciência e tato no final dos sets. Estávamos liderando os sets e não soubemos fechar o jogo. Isso a gente trabalha no dia a dia”, frisou.
Quer receber notícias pelo Whatsapp?
Outra atração do jogo foi a presença da atleta e influencer Gabrielli Gagliassi, que atua pelo Tijuca. Ela tem mais de 5 milhões de seguidores no Tik Tok e 2 milhões e 100 mil no Instagram. Em suas postagens, ela mostra como é a vida de atleta e divulga outros esportes além do vôlei. Para ela, é gratificante poder mostrar um pouco do esporte que pratica desde criança, já há 16 anos.
“É muito gratificante a gente poder trazer o esporte que faz parte da nossa vida desde a infância de uma forma diferente para as pessoas. Muitas atletas mostram isto dentro de quadra, e eu consegui trazer o vôlei fora dela, mas mostrando como é dentro. Então, é muito gratificante para mim ter este retorno de todo mundo que gosta de mim e do vôlei”, afirmou.
A sinceridade e a lealdade das crianças e adolescentes chamam a atenção de Gabrielli, que tem um grande público de seguidores jovens. “Eu acho que é o público mais legal para a gente ter contato porque crianças a gente sabe que, se elas gostam, é de coração e não uma coisa muito superficial. Se elas gostam, é porque realmente gostam do conteúdo”, frisou.
Gabrielli avalia a vitória da equipe carioca de forma positiva. “É muito bom porque, no ano passado, jogando aqui, perdemos de 3 a 1, e agora viemos com outra cabeça. Sabemos que é difícil jogar aqui, a torcida de Irati é muito forte, eles fazem toda a diferença, a gente já veio focado, pensando em tudo o que tínhamos que fazer para não ter nenhuma dificuldade”, comentou.
O professor Frederico Ruva Neto (Ico Ruva) ressaltou a importância do Irati Vôlei para o esporte iratiense. “É um projeto muito importante que temos que valorizar, a associação AVI, o professor Dedé (André Demczuk, ex-secretário de Esportes e Lazer), a Carol (Demczuk, atleta e integrante da diretoria do Irati Vôlei) e todo este pessoal envolvido. Eu posso e devo citar o professor Paulo Machinski e os pais que no primeiro momento criaram esta associação, que virou esta maravilha que é a nossa equipe disputando uma série B no Brasileiro. Isto, para a nossa comunidade e o voleibol iratiense, é maravilhoso e nós temos que apoiar. Eu acho que o poder público tem que apoiar de toda forma e a Prefeitura tem apoiado, da melhor maneira que possa, e nós queremos realmente que este voleibol se desenvolva, assim claro como as outras modalidades também. Temos que apoiar este voleibol nesta série B, uma amplitude nacional, e trazer isto para benefício do nosso esporte iratiense”, destacou.
A vice-prefeita Larissa Mazepa atua como médica do Irati Vôlei. Ela destacou o trabalho que vem sendo feito pela comissão técnica e diretoria junto às atletas. “Nós estamos trabalhando com estas meninas para que possamos fazer o melhor, para que elas possam dar o seu melhor, tornar Irati uma cidade mais conhecida pelo vôlei, pelo futebol e por todos os esportes. Queremos introduzir cada vez mais o esporte na vida dos nossos iratienses, seja assistindo ou jogando. Com a vinda deste novo técnico, estamos vendo este crescimento e este avanço no time, para que possamos fazer, nos próximos jogos, melhores apresentações e para que possamos trazer, se Deus quiser, a vitória para casa”, finalizou.


