Irati venceu a equipe pernambucana por 3 a 1, na noite desta quinta-feira, no ginásio Batatão. Essa foi a terceira vitória do time na competição nacional/Texto de Rodrigo Zub, com reportagem de Paulo Sava

O Irati Vôlei conquistou a terceira vitória na Superliga B. Na noite desta quinta-feira, o time comandado por Evandro Veiga venceu o Recife/PE por 3 sets a 1, no ginásio Agostinho Zarpellon Junior (Batatão), em Irati. O resultado manteve as chances da equipe iratiense se manter na segunda divisão nacional na próxima edição da competição. Assista a reportagem em vídeo no fim desta matéria.
Irati venceu o primeiro set por 25 a 19. No segundo set, Irati abriu uma grande vantagem, mas viu o adversário diminuir a diferença na parte final. Mesmo assim, as donas da casa venceram por 25 a 22. Na parcial seguinte, Recife reagiu e venceu por 25 a 23. No quarto set, Irati comandou as ações desde o começo abrindo uma grande vantagem até fechar em 25 a 12. Os destaques de Irati na partida foram Duda Veronez, que fez vários pontos no ataque, e a levantadora e capitã da equipe, Renata Calandrine.
Em entrevista à Najuá, Renata comentou que o jogo foi bastante disputado. “Tem que ser assim, para nos dar uma emoção sempre, mas graças a Deus fizemos o nosso trabalho. Demos uma vacilada no 3º set, mas é para dar uma emoção. Conseguimos os três pontos e vamos para a última rodada, para motivar o nosso time, que é muito bom. Infelizmente tivemos um começo muito lento, e isto obviamente foi fatal. Mas estamos muito felizes, vamos seguir trabalhando e é comemorar. O nosso time é feliz, é animado, e se não estamos animadas, não funciona”, pontuou.
A vice-prefeita Larissa Mazepa, que também é médica do time, afirmou que o principal objetivo da participação da equipe na competição é mostrar para o Brasil que as iratienses têm potencial para disputar um campeonato nacional.
“Queremos mostrar para todo o Brasil que Irati existe e que tem um bom voleibol. Agora estamos fazendo o possível para manter o time, fazer projetos para o final do ano e a próxima liga que vamos disputar. Nós queremos, enquanto prefeitura, estar muito presentes no esporte e fazer com que todas as áreas sejam muito bem vistas aqui em Irati. O nosso time ainda é muito jovem, ele foi crescendo durante a competição e hoje pudemos ver isto. Infelizmente tivemos um começo muito ruim, o que acaba fazendo com que a gente não tenha toda aquela sequência boa que queria, mas vamos ter sim uma sequência de esporte daqui para frente, com certeza, e é isso que queremos”, afirmou.
A líbero Aninha ressaltou a aplicação do time dentro de quadra, contando com apoio da torcida iratiense. “A torcida compareceu e conseguimos colocar tudo em prática o que temos trabalhado durante todos estes dias. Foi um jogo lindo, e estou muito feliz com esta vitória, a gente precisava muito e que bom que deu certo para a gente. Agora temos que ganhar em Londrina, mais um passo lá, mas vai dar tudo certo, eu confio na minha equipe, nós temos um time sensacional, e estamos juntas. Quando jogamos mais felizes, conseguimos colocar em prática tudo o que sabemos. Nosso time é muito bom, às vezes dá umas pecadinhas, mas jogando feliz dá certo”, comemorou a atleta.
Para o técnico Evandro Veiga, a atuação das atletas dentro de quadra ficou acima da média. “Hoje foi um jogo legal e bonito, eu acho que foi a construção, nos últimos quatro jogos, fizemos oito pontos. Eu acho que é a evolução da equipe, a gente foi ganhando corpo. Pena que a competição é curta, eu acho que, se tivesse um pouquinho mais, eu acho que a gente iria melhorar mais. Agora, dependemos de Pinhalzinho vencer o Londrina para estarmos no páreo”, comentou.
Siga o canal Najuá no WhatsApp
Com a vitória, Irati chegou aos 12 pontos na classificação e se mantém na 11ª posição. O primeiro time fora da zona de rebaixamento é o Londrina, que está em 10º lugar com 14 pontos. Porém, o time da região Norte do Estado ainda joga mais duas partidas na competição. Além de encarar o Irati na última rodada, o Londrina ainda joga em casa contra o Pinhalense/SC, na próxima terça-feira, dia 4, às 19h.
Para manter as chances de permanecer na Superliga B, o time iratiense precisa torcer por uma derrota do Londrina por 3 a 0 ou 3 a 1, para que a equipe paranaense não some pontos na competição. Se for derrotado por 3 a 2, o Londrina soma um ponto e chega a 15. Com isso, não poderá ser mais alcançado por Irati, que pode atingir a mesma pontuação vencendo o confronto direto na última rodada. Evandro falou sobre a expectativa para este jogo. “Vai ser um jogo bacana, igual e a gente vai para cima lá”, finalizou.
Situação de Irati na classificação
Com o triunfo, Irati chegou aos 12 pontos na classificação e se mantém na 11ª posição. O primeiro time fora da zona de rebaixamento é o Londrina, que está em 10º lugar com 14 pontos. Porém, o time da região Norte do Estado ainda joga mais duas partidas na competição. Além de encarar o Irati na última rodada, Londrina ainda joga em casa contra o Pinhalense/SC, na próxima terça-feira, dia 4, às 19h.
Para manter as chances de permanecer na Superliga B, o time iratiense precisa torcer por uma derrota do Londrina por 3 a 0 ou 3 a 1, para que a equipe paranaense não some pontos na competição. Se for derrotado por 3 a 2, Londrina soma um ponto e chega a 15. Com isso, não poderá ser mais alcançado por Irati, que pode atingir a mesma pontuação vencendo o confronto direto na última rodada. Entretanto, Irati perde no critério de vitórias, pois pode chegar apenas a quatro triunfos contra cinco de Londrina.