Irati concorreu com cidades do Paraná de 30 mil a 100 mil habitantes e conquistou o 1º lugar/Marina Bendhack com entrevista de Paulo Henrique Sava e Juarez Oliveira

Resumo
- O município de Irati concorreu com outros municípios de 30 mil a 100 mil habitantes do estado do Paraná ao Prêmio Band Cidades Excelentes.
- Irati recebeu 1º lugar no pilar Desenvolvimento e Ordem Pública e 3º lugar no pilar Saúde e Bem-estar.
- O prefeito Emiliano Gomes contou de outras premiações do município, como no 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, pelo projeto Fala Mais Irati; e o reconhecimento pelo Instituto Cidades Sustentáveis como o 2º município mais sustentável do Paraná.
Na última semana, o município de Irati foi um dos vencedores do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, conquistando o 1º lugar no pilar Desenvolvimento e Ordem Pública, além de ficar em 3º lugar no pilar Saúde e Bem-Estar. O município concorreu na categoria de cidades de 30 mil a 100 mil habitantes de todo o estado do Paraná. O Prêmio busca reconhecer os municípios que se destacaram em boas práticas de gestão pública no ano de 2025. O evento reuniu gestores municipais, lideranças e autoridades estaduais no Shopping Estação, em Curitiba. Agora, Irati disputará a etapa nacional da premiação. Ademais, o município foi premiado no 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, pelo projeto Fala Mais Irati e eleito como o 2º município mais sustentável do Paraná, pelo Instituto Cidades Sustentáveis.
O prefeito Emiliano Gomes (PSD) esteve presente no evento e se surpreendeu com o 1º lugar no pilar ‘Desenvolvimento e Ordem Pública’, relata. “Confesso que esse prêmio Band Cidades Excelentes eu não estava esperando esse primeiro ano, até porque de fato a gente iniciou uma gestão especialmente por sermos vitoriosos no pilar da questão da Saúde e Qualidade de Vida, sermos finalistas nessa questão e vencedores na questão de Desenvolvimento e Ordem pública, nos traz a perspectiva de entender que as ações fazem e são o conjunto da obra para a gente poder de certa forma chegar a esse objetivo.”, diz o prefeito.
Além do 1º lugar, o município conquistou o 3º lugar no pilar Saúde e Bem-estar. Irati concorreu com municípios de 30 mil a 100 mil habitantes de todo o estado do Paraná. Ao final da premiação, cada município recebe um caderno com todos os indicadores levantados, conta o prefeito. “O Instituto Áquila levantou 72 indicadores. Os indicadores, para ficar mais claro para a população são, por exemplo, cobertura vacinal, mortalidade por suicídio, mortalidade materna, detecção de hepatite, pré-natal insuficiente e aí por diante. Então todos esses indicadores são esses temas, eles são levantados através de indicadores de fontes que chegam a conclusão das cidades que melhor se apresentam no estado do Paraná. Então foi muito bacana, muito proveitoso poder concorrer com grandes cidades.”, afirma.
Criado em 2021, o Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila, e tem como objetivo reconhecer e incentivar boas práticas de gestão pública municipal.
Neste ano, a premiação contou com 487 cidades finalistas nas etapas estaduais em todo o País, avaliadas a partir do Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), que reúne 71 indicadores distribuídos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e. Mobilidade; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
O reconhecimento na área da saúde foi muito importante para a cidade, especialmente na saúde pública, mas também na privada, avalia Emiliano. “Nós tivemos muito problema na saúde no início do ano. Isso eu eu sempre falo, a saúde é o maior desafio de todos os gestores. Mas quando a gente olha para o problema e olha ao mesmo tempo os números, a gente consegue adotar estratégias para corrigir isso. E é exatamente isso que nós estamos fazendo a cada passo. Então, além da gente tornar Irati visível, digamos assim, na plataforma do estado do Paraná, a gente consegue olhar para dentro, ou seja, olhar para a gestão e falar assim ‘agora nós precisamos melhorar aqui, nós precisamos melhorar ali, nós temos que corrigir esses números pra gente poder evoluir’.”, reflete o prefeito.
Emiliano declara que sua equipe já está olhando os indicadores, considerando os erros, acertos e quais pontos precisam melhorar. Segundo ele, o reconhecimento faz olhar para a gestão e pensar no que melhorar pautado em números.
Após essa premiação, que correspondeu à etapa estadual, Irati concorrerá na etapa nacional com cidades de todo o país, no pilar Desenvolvimento e Ordem Pública.
Premiação no 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes
Além das premiações no Prêmio Band, o município de Irati também recebeu uma premiação no 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, pelo projeto Fala Mais Irati, conta Emiliano. “Fala Mais é um projeto muito simples, mas que trouxe para nós muito resultado. Desde o início do ano, nós estávamos preocupados em chegar mais próximo da população. E a ouvidoria, através do Fala Mais Irati, que é uma plataforma, nada mais do que um link na internet, onde as pessoas podem ir lá e colocar sua reclamação, a gente conseguiu através da ouvidoria ter uma taxa de resposta para população muito boa, cerca de 89%.”, afirma o prefeito.
Irati é eleita como 2ª cidade mais sustentável do estado do Paraná
“O Instituto de Cidades Sustentáveis em parceria com a ONU e com a Caixa Econômica fez um levantamento das cidades mais sustentáveis do Brasil, e Irati ficou na posição de 91ª, e a 2ª do estado do Paraná. Então isso é muito importante porque quando a gente fala em atração de investimento, é algo que nós estamos olhando, atrair empresa, atrair indústria, abrir Irati pro mundo, quando a gente tem premiações dessas como da Band, como a gente estar numa posição de 2ª cidade mais sustentável do Paraná, pelo Instituto que é o Instituto reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, a gente coloca Irati num patamar onde podemos dialogar com os grandes, digamos assim, com as grandes multinacionais, com as grandes empresas.”, declara o prefeito.