Irati terá Fórum de Incentivo à cultura no dia 20 de maio

Evento será realizada no sábado, dia 20, a partir das 15 h, na Casa da…

10 de maio de 2023 às 22h18m

Evento será realizada no sábado, dia 20, a partir das 15 h, na Casa da Cultura de Irati. Objetivo é ouvir os artistas locais para definir a destinação dos recursos recebidos de leis de incentivo/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub

Secretária de Cultura, Samanta Regina dos Santos Ferreira, e o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Leonardo Schenato Barroso, contaram detalhes do Fórum de Incentivo à Cultura durante entrevista na Rádio Najuá. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

No dia 20 de maio (sábado), às 15 h, acontece um Fórum de Incentivo à Cultura (GRAFIC) na Casa de Cultura de Irati.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Leonardo Schenato Barroso, afirma que o objetivo do evento é ouvir as demandas dos artistas locais. “Precisamos, por exigência da Lei Paulo Gustavo, da Lei Aldir Blanc 2 e de outras leis incentivo, ter uma participação direta da sociedade civil nesse processo. Não só a participação via conselho, que é uma participação intermediada, mas participação direta. Esse fórum vai ser uma instância de pactuação com a sociedade civil onde vamos também ouvir as demandas deles”, explica Leonardo.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Ele também relata que a finalidade é auxiliar os artistas a decidirem como querem usar os recursos recebidos. “Vamos dizer, a [lei] Paulo Gustavo, que é o audiovisual, fazer um filme, uma série, um documentário e receber para isso, ou você prefere uma bolsa, um curso, que você aprenda a fazer vídeos e no final, se você passar no curso, você recebe uma bolsa, com esse recurso. Nós precisamos entender, pactuar com a sociedade civil de que forma vamos criar editais, como é que vão ser esses editais”, complementa o presidente do Conselho Municipal da Cultura.

No último mês, a Câmara de Irati aprovou leis que tratavam de revisões e regulações na área cultural do município. Segundo Leonardo, as aprovações ajudaram o município a ser contemplado pelas Leis Aldir Blanc 2 e Lei Paulo Gustavo, trazendo recursos para os artistas locais. “Irati saiu na frente. Já estamos com essa parte do processo feita. Já saímos na dianteira, para tentar dessa maneira, continuar uma boa execução desses recursos de incentivo à cultura, como foi feito na Lei Aldir Blanc 1 em 2020”, disse.

Irati foi um dos municípios do Paraná que conseguiu aplicar 100% dos recursos repassados. “Ninguém ficou de fora. Houve um caso que houve uma divergência em relação ao que foi colocado no edital e o que era pedido pela entidade. A entidade abriu mão de receber, mas conseguimos uma outra entidade que inscreveu outro projeto. Todo o recurso que veio para Irati foi aplicado”, comemora Leonardo.

Durante a pandemia, a secretaria Municipal de Cultura iniciou o cadastro dos artistas locais. Na época, eram 60 pessoas e sete empresas cadastradas, sendo que o recurso disponibilizado somou R$ 400 mil. Agora, o cadastro subiu para 100 a 150 artistas cadastrados e entre 40 e 50 entidades cadastradas. Por isso, a Secretaria de Cultura e o Conselho de Cultura pedem para que os artistas verifiquem e regularizem o seu cadastro no município para conseguir demonstrar a necessidade que a região possui. “Dobrou esse número de artistas cadastrados na Secretaria. Na época da pandemia todos que fizeram o seu cadastro foram contemplados. Não ficou nenhum sem ser contemplado e podemos ver que a partir daquele momento, onde as pessoas viram que conseguiam trabalhar com cultura, que poderiam de uma forma serem beneficiadas, através do governo, dobrou o número. Nós temos certeza que temos um monte de artistas ainda nosso município que ainda não fizeram cadastro”, disse a secretária de Cultura e Turismo de Irati, Samanta Regina dos Santos Ferreira.

O cadastro pode ser na Secretaria da Cultura que fica ao lado da Casa da Cultura, localizada na rua 15 de Julho. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 h e das 13 às 17 h. O telefone para contato é (42) 3132-6197 (WhatsApp).

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.