O evento será no Parque Aquático a partir das 14h. Entre as atrações, um show com grupo Sonhos e Magia, distribuição gratuita de guloseimas e apresentação da banda Interprise até as 22h/ Texto de Diego Gauron, com reportagem de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Após cinco anos sem um evento oficial, o carnaval em Irati será comemorado nesta terça-feira, 4 de março, a partir das 14h. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, será realizado no Parque Aquático e tem como foco principal as crianças e as famílias.
Segundo o secretário da pasta, João Vitor Sviech, a escolha do local se deu pela presença natural de crianças no espaço em feriados e finais de semana. “Achamos melhor manter lá para que a gente pudesse contar com a presença dessas crianças que já vão passear no parque, se divertir, brincar”, explicou. A programação terá início às 14h, com palco aberto para artistas locais.
Apresentação grupo Sonhos e Magia
A principal atração infantil será o grupo Sonhos e Magia, que trará personagens da Disney e outros populares entre as crianças, como Peppa Pig, a partir das 15h. “O grupo chama as crianças para o palco, fazem apresentações interativas e envolvem todo o público. Quem não conhece, vale a pena prestigiar”, convidou o secretário. A duração aproximada da apresentação é de 1h40min.
Para garantir conforto ao público e aos artistas, uma estrutura coberta já foi montada no Parque Aquático. “Montamos a tenda pensando no conforto das crianças e também para que a gente possa atender uma demanda do próprio Sonhos e Magia, porque eles vêm com as fantasias muito pesadas, muito quentes, e eles precisam de um lugar um pouquinho mais fresco. Essa estrutura vai poder melhor atender a população também”, destacou.
Após a apresentação, os personagens ficarão disponíveis para fotos com as crianças atrás do palco. “Os pais que levarem seus filhos para prestigiar o show, saibam que depois eles poderão fazer fotos com os personagens”, garantiu o secretário.
Durante a apresentação do Sonhos e Magia, pipoca, picolé e algodão doce serão distribuídos gratuitamente para as crianças. Além do show, os pequenos poderão aproveitar também outras atividades recreativas, como pintura facial, que estará disponível durante a programação.
Banda Interprise
A programação segue ao longo da tarde e da noite, com a Banda Interprise assumindo o palco no final da tarde para um show especial de Carnaval com duração de aproximadamente quatro horas. “Eles têm a missão de conduzir a festa até as 22h”, explicou o secretário.
Assim que a banda subir ao palco, haverá a venda de alimentos e bebidas em geral. “Teremos venda de água, refrigerante e cerveja, com fiscalização rigorosa para garantir que a comercialização de bebidas alcoólicas seja feita apenas para maiores de 18 anos”, frisou João Vitor. A fiscalização ficará por conta do Conselho Tutelar.
Retomada do carnaval
A retomada das festividades de carnaval em Irati acontece após cinco anos sem celebrações, desde a última edição em 2019, antes da pandemia. Segundo o secretário, a ideia é observar a adesão popular para, no futuro, expandir a festa.
“A gente precisava voltar bem com o pé no chão, fazendo algo mais estruturado. E pensamos em fazer algo voltado para as crianças, para as famílias, para que a gente possa proporcionar a elas esse primeiro contato com o carnaval”, destacou. “Lembrando que muitas famílias não têm condições de levar seus filhos num clube, pagar a entrada, gastar um pouco mais, então, essa foi a forma que a gente encontrou de dar acessibilidade para a população”, complementou o secretário.
Investimentos
De acordo com João Vitor, o investimento na festa vem exclusivamente do orçamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com um custo estimado de R$ 50 mil para os shows. “Esse é um investimento cultural. Ele sai exatamente da Cultura, não é um recurso que sairia da Saúde ou da Educação”, esclareceu o secretário. Ele explicou que após o evento, a Secretaria pretende divulgar um balanço completo dos custos.
• Siga o canal Najuá no WhatsApp