Irati terá desfile cívico no dia 7 de setembro

19 de agosto de 2025 às 23h11m

Evento começa às 8h30 e está previsto para terminar às 12h30. A concentração será na Praça da Matriz Nossa Senhora da Luz com o desfile na rua Munhoz da Rocha/Marina Bendhack com entrevista de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Desfile será na rua Munhoz da Rocha. Foto: Rádio Najuá/Arquivo

Resumo

  • O município de Irati voltará a realizar o desfile cívico de 7 de setembro.
  • A concentração para o desfile ocorrerá na praça da Matriz Nossa Senhora da Luz às 8h30. Já o desfile ocorrerá na rua Munhoz da Rocha.
  • Toda as escolas e CMEIs de Irati estão convidados para participar do desfile.

O município de Irati voltará a ter o desfile cívico de 7 de setembro neste ano. A concentração será na praça Etelvina Andrade Gomes (em frente à Matriz Nossa Senhora da Luz) às 8h30 de onde os alunos partem até a rua Munhoz da Rocha, que será o local do desfile.

Em entrevista à nossa reportagem, a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Irati, Gisele Opata Zorek, disse que o objetivo do prefeito Emiliano Gomes e da secretária Elicéia Halatiki Szereda ao retomar o desfile é fomentar o patriotismo na cidade e valorizar a educação. “É um pedido do nosso prefeito Emiliano e também da nossa secretária [Elicéia], porque é um desfile que abrange várias entidades da sociedade e a gente precisa realizar esse desfile, principalmente para mostrar para as crianças a parte patriota da nossa sociedade”, relata Gisele.

O desfile contará com a participação de todas as instituições municipais de Irati, ou seja, de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas. A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Kelen Crovador, contou qual será o trajeto do desfile. “A concentração de todo o pessoal vai se dar ali na Praça da Matriz. E daí, com relação à logística, vindo ali pela rua Carlos Thoms, até a rua Munhoz da Rocha, onde vai ser o início e o término do desfile. Então, a gente vê que é um local apropriado, tem bastante espaço para toda a nossa população iratiense prestigiar, nossos pais, nossos alunos, principalmente e para todos conhecerem um pouquinho das escolas e de todas as instituições do município de Irati”, diz Kelen.

Um palco será montado entre o supermercado G-Center e o banco Bradesco. O horário de início e término já está definido, indica Kelen. “Porque a gente quer um desfile cívico, que todos iniciem pontualmente às 8h30, e todos participem de todo o momento. Que a primeira escola que adentrar o espaço até a última entidade seja prestigiada”, destaca a coordenadora pedagógica.

A Base Nacional Comum Curricular aborda o desfile cívico como uma prática que pode ser trabalhada em diversas áreas do conhecimento, especialmente em História e Artes, para promover o desenvolvimento de competências relacionadas à identidade nacional, cultura, expressão e responsabilidade social, explica Kelen. “Dentro do civismo, caracterizar cada instituição, a história daquela instituição, quem são as pessoas responsáveis por aquela instituição, e também a história, de pensar as escolas mais antigas, as novas escolas, quantas pessoas da nossa comunidade que ainda não conhecem todos os nossos CMEIs e nossas escolas. E também os nossos convidados, querem mostrar isso para a sociedade. Isso é muito gratificante, e é isso que faz o desfile cívico ser tão importante dentro do município”, diz a coordenadora pedagógica.

“Eu sempre digo que o sujeito é constituído de uma história e a escola é responsável por tudo isso. Nossas memórias já começam a puxar, eu imagino ainda as pessoas lá no início, quem não lembra das sainhas plissadas, as camisas brancas, o sapato que era exclusivo para o desfile, a meia 3/4. Tudo isso faz parte da história do sujeito e mostrar isso, eu tenho muito orgulho de passar por uma avenida, por exemplo, pela rua ali, mostrando a parte educacional tão importante”, continua Kelen.

As coordenadoras pedagógicas da Secretaria de Educação de Irati, Gisele Opata Zorek e Kelen Crovador, contaram detalhes do desfile cívico em participação no programa “Meio Dia em Notícias” da Super Najuá. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

Instituições como a Câmara Municipal, Câmara Mirim, grupo folclórico Ivan Kupalo, clube de Desbravadores, grupo de capoeira Muzenza, Infância Missionária, entre outras também participarão do desfile.

Neste ano, o desfile não será temático. A expectativa é que aproximadamente 1.500 crianças participem do desfile. A organização pretende disponibilizar um croqui nas redes sociais onde estará indicado o local das ambulâncias, banheiros e da concentração das escolas municipais e das demais instituições participantes. As inscrições já foram finalizadas na sexta-feira passada.

O evento também contará com a apresentação das fanfarras da região. A expectativa é que cinco fanfarras se apresente, entre elas, a Guarda Mirim de Irati, que se destaca com títulos e boas participações em competições estaduais e nacionais.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.