360 doses recebidas na semana passada acabaram na manhã de hoje, segundo informações divulgadas pela secretaria de Comunicação. Município aguarda chegada de novos imunizantes para retomar vacinação
Foto: Jonathan Campos/AEN |
A secretaria de Saúde de Irati suspendeu a vacinação contra o coronavírus para idosos de 75,76 e 77 anos. A medida foi tomada temporariamente até que o município receba novas doses. As 360 doses recebidas na quinta-feira passada, que eram destinadas aos idosos, acabaram na manhã de hoje. Por isso, a secretaria aguarda a chegada de mais doses para retomar o trabalho de imunização da população. Com isso, um novo calendário será divulgado.
Até a manhã de hoje, 2.728 iratienses já haviam sido vacinados contra a Covid-19, sendo 1.477 doses aplicadas em idosos e pessoas institucionalizadas e 1.251 em trabalhadores de saúde. Até agora, 869 pessoas já receberam duas doses da vacina. Na manhã desta quarta-feira, mais dois moradores de Irati foram diagnosticados com coronavírus. Com isso, a cidade atingiu o total de 3.665 casos da doença desde o início da pandemia. 3.493 munícipes se recuperaram da infecção e 42 faleceram. 25 iratienses estão internados, sendo 16 em leitos de enfermaria e nove de UTI. 105 pessoas infectadas permanecem em isolamento domiciliar e outras 100 aguardam o resultado do exame laboratorial.
Ontem, a secretária de Saúde de Irati, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, o coordenador do Centro de Operações Especiais e de Fiscalização (COEF), Agostinho Basso, e o provedor da Santa Casa de Irati, Ladilao Obrzut Neto, anunciaram que o hospital possui medicamentos específicos para sedação somente para um período entre três e cinco dias. Até ontem, 16, cinco pacientes estavam internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “A situação é muito séria, pois não temos mais para onde enviar os pacientes”, diz Agostinho. Ele lembra que mais de 1.300 pessoas estão aguardando vaga de internamento no Estado.
Ladislao afirma que a situação é grave e não existe plano B. “Vamos conversar com o Hospital Universitário de Ponta Grossa, e teremos que fazer um protocolo de quem terá mais chance de viver, quem tem condição de ter mais anos de vida. Infelizmente, nós passamos o ano todo falando das medidas e parece que as coisas não andaram desta forma. Vamos ter que pensar quem terá condições de vida. É duro”, disse o médico.
Agostinho também relata que em alguns casos a contaminação acontece em mais de uma pessoa numa mesma família ou ambiente familiar. “Temos casos de óbitos e pessoas da mesma família com casos sérios e internadas. Você, que é jovem, adulto pode pensar que passará tranquilo, de forma leve, e que as crianças são assintomáticas, por exemplo. Mas, se formos ver as estatísticas de Irati, as pessoas 19 a 49 anos são as mais acometidas e graves. Tivemos um óbito de 47 anos na região”, relatou o coordenador do COEF.
Já a secretária de Saúde enfatiza a dedicação dos profissionais da área. “Agradecemos a todos os profissionais de saúde pelo empenho em meio a este desafio. Eles estão cansados nesta batalha. A saúde está fazendo a mais do que está podendo”.
Ontem, 16, o estado registrou o maior número de mortes por Covid-19 em um único dia, com 310 novos registros. A lotação das UTIs do SUS para adultos está em 96%. Há fila de 1.357 pessoas esperando por leitos, sendo 641 em UTIs – recorde desde o início da pandemia. Em Irati, segundo dados divulgados na manhã de hoje, 17, pela assessoria da Santa Casa, a taxa de ocupação de leitos continua acima de 100%. São 11 pacientes internados na UTI, 14 na enfermaria e cinco no Pronto Socorro Covid.