Irati sedia 1º Congresso Estadual do Ministério de Promoção Humana da RCC

19 de setembro de 2016 às 13h04m

Evento reuniu participantes de 13 dioceses do Paraná na Paróquia São João Batista neste fim de semana

Paulo Henrique Sava
Irati sediou no último final de semana, nos dias 18 e 19, o 1º Congresso Estadual do Ministério de Promoção Humana da Renovação Carismática Católica do Paraná. O evento reuniu centenas de pessoas de 13 dioceses de todo o estado, e contou com a presença da coordenação estadual da RCC, Maria Ivone Ferreira Ranieri, e da coordenadora nacional do Ministério de Promoção Humana, Loiva Terezinha Soares de Menezes. Também participou do congresso a coordenadora estadual do movimento, Maria Helena da Silva Costa. 
O 1º Congresso Estadual do Ministério de Promoção Humana da RCC foi coordenado pela equipe diocesana da Renovação Carismática de Ponta Grossa. 
Durante os dois dias, foram realizadas pregações, palestras sobre acolhida e família e muito louvor a Deus no salão da Paróquia São João Batista, na Vila São João. Em entrevista a Najuá, Maria Ivone comenta que o Ministério vem caminhando há muito tempo, mas que vem “aflorando” no Paraná. Conforme a coordenadora, o principal objetivo do movimento é de levar a promoção humana para as pessoas que precisam do toque de Deus pela mão de seus irmãos.  
“Chegar, tocar e curar: é isto que o nosso Ministério vem fazer junto com os outros. Ele não é de cura e libertação, mas sim um ministério do amor que vem para somar com os demais”, frisou. 
Acolhida e pastoreio dentro e fora dos grupos de oração são os pilares que sustentam o trabalho do Ministério de Promoção Humana da RCC. “Promoção Humana é promover a pessoa na dignidade de filhos e filhas de Deus, é fazer com que ela se sinta a imagem e semelhança de Deus. Todos os ministérios têm esta intenção, mas este, especificamente, promove uma interministerialidade, isto é, eu posso vivenciá-lo em outros momentos, dentro de cada ação dos outros ministérios”, comentou Maria Ivone. 
Maria Helena agradeceu a equipe de organização do evento pela recepção a todos os visitantes em Irati. “Foi uma acolhida maravilhosa, eles souberam muito bem nos promover enquanto seres humanos à imagem e semelhança de Deus. Eles nos acolheram com todo o carinho”, frisou. 
Antônio Batista, que é um dos coordenadores da RCC em Irati, comenta que foi uma alegria muito grande receber o evento na Paróquia São João Batista. “É um trabalho árduo, um trabalho corrido, mas é uma alegria muito grande de ver 13 dioceses aqui em Irati, na Paróquia São João Batista, que é uma paróquia nova. A Promoção Humana não é nova, mas está começando a ‘incendiar’ agora, e a nossa paróquia tem cinco anos de idade. Para nós, do Setor 7, estarmos envolvidos nisso é uma alegria muito grande”, frisou. 
Na opinião da coordenadora nacional do Ministério de Promoção Humana da RCC, Loiva Terezinha Soares de Menezes, destaca que sua principal atribuição é o cuidado com as pessoas que chegam aos Grupos de Oração, respeitando principalmente as suas histórias de vida e acolhendo-as com amor. Depois disso, Loiva lembra que estas pessoas precisam ser “pastoreadas”, ou seja, é preciso andar junto com elas na caminhada de fé, para que elas não desistam no meio do caminho e tenham uma experiência de Jesus nas suas vidas.  
Loiva destaca que a promoção humana também se preocupa com projetos sociais que possam promover o ser humano, assistindo as pessoas em suas carências. “Nós podemos estar inseridos na Pastoral Carcerária, na Pastoral da Criança, na Pastoral da Saúde, e podemos criar projetos sociais de iniciativa do Grupo de Oração, chegando àquelas pessoas que mais estão precisando de nós, dos nossos cuidados, estender a nossa mão amiga ao próximo”, frisou. 
De acordo com a coordenadora, o Ministério está lançando um projeto social denominado “Abraço do Pai”, que abrangerá todos os serviços oferecidos pela RCC, convidando os profissionais que integram o movimento para prestarem um dia de serviço, sejam eles médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, advogados, cabeleireiros, dentistas, entre outros. Os serviços serão oferecidos em um dia numa determinada comunidade carente.  
“Neste dia estarão sendo oferecidos estes serviços gratuitamente para as pessoas, juntamente com uma refeição para a gente confraternizar, e encerramos as atividades com uma grande missa ou grupo de oração, em parceria com a Igreja local, com a comunidade, e até com os órgãos públicos, porque precisaremos de profissionais para nos auxiliar na prestação destes serviços neste dia”, frisou. 
Neste dia, o grupo fará também a evangelização de porta em porta, convidando as pessoas para fazerem parte do Grupo de Oração e da vida da comunidade. Além disso, a Promoção Humana poderá ajudar as pessoas a conseguirem trabalho e a procurar um curso profissionalizante. Em Irati, a data será definida pela coordenação da RCC e do Ministério, mas já há projetos a serem realizados no Dia das Crianças e em outras datas, com o envolvimento de toda a comunidade. 
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.