Evento reuniu 2.500 participantes de 55 instituições locais e regionais na Rua Munhoz da Rocha, celebrando a independência com fanfarras, escolas e entidades civis e militares/Paulo Sava e Diego Gauron

Resumo – Desfile Cívico voltou a ser realizado depois de seis anos;
- No total, 2500 pessoas desfilaram representando 40 instituições iratienses e 15 de outros municípios;
- Condições climáticas preocuparam organização.
O município de Irati voltou a realizar o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro em 2025. O evento reuniu alunos, professores, autoridades e representantes da sociedade civil na Rua Munhoz da Rocha na manhã de ontem, 07.
Segundo a organização, no total, 2500 pessoas desfilaram representando 40 instituições iratienses e 15 de outros municípios pela Rua Doutor Munhoz da Rocha.
Todas as instituições municipais participaram do desfile, incluindo os CMEIs. Também marcaram presença a Câmara Municipal, a Câmara Mirim, o grupo folclórico Ivan Kupalo, o clube de Desbravadores, o grupo de capoeira Muzenza e a Infância Missionária, entre outras entidades locais. A programação contou ainda com a apresentação de fanfarras da região, que deram ritmo e emoção ao ato cívico deste domingo.
Em entrevista à Najuá, o prefeito de Irati, Emiliano Gomes, ressaltou a importância da retomada do desfile em Irati. “É um dia bastante importante para o nosso município, este estímulo do civismo, do patriotismo, dos valores essenciais qure regem a vida humana, tudo isto resgatado com muita força hoje. São mais de 4 mil pessoas aqui presentes, 2,5 mil alunos confirmados neste desfile, é um marco histórico e estamos bastante contentes e animados”, pontuou.

A Secretária de Educação foi uma das responsáveis pela organização do evento. A secretária Eliceia Halatiki Szereda estava preocupada com as condições climáticas para a realização do desfile, uma vez que algumas pancadas de chuva foram registradas na madrugada de domingo. Ela também agradeceu a toda a equipe que se empenhou na organização do evento junto às escolas e outras entidades e também na montagem do palco e de toda a estrutura para o desfile.
“Quero agradecer a Deus primeiramente, pois estávamos monitorando desde ontem (sábado), fazendo todos os preparativos e tinham coisas que estavam encaminhadas e não havia possibilidade de fazer o cancelamento. Quero primeiramente agradecer a toda a minha equipe e o grupo que abraçou esta ideia. Pelo civismo, pela nossa pátria, o 7 de setembro tem que ser enaltecido e temos que trazer as crianças para estarem tratando esta data com todo o respeito. Foram realizadas várias atividades, as professoras trouxeram este tema dentro de suas aulas, e os alunos participaram dos ensaios, estavam muito empolgados. Foi de forma geral, todas as escolas trabalhando”, afirmou.
Participação do Exército
O Exército Brasileiro também participou do desfile com 40 representantes do 13º Batalhão de Infantaria Blindada (13º BIB), de Ponta Grossa. A tenente Anciutti, que é iratiense, enalteceu a iniciativa da Prefeitura de retomar o desfile em Irati. “É muito importante, fiquei muito feliz pelo convite de estar aqui na minha terra, fazendo parte de um evento tão importante, muito feliz mesmo”, comentou.
A professora Kellen Crovador, uma das coordenadoras do desfile, destacou o empenho de alunos e professores para representar as escolas no desfile. “Graças a Deus o desfile saiu da melhor forma possível, com tempo bom e as escolas animadas. Estamos mostrando todas as instituições iratienses com nosso maior orgulho. Viva o 7 de setembro, a educação de Irati e viva as instituições de Irati. Todas aderiram, as 40 escolas, 15 convidados e as forças de segurança também”, frisou.
O estudante Gustavo Stroparo, do 4º ano da Escola Municipal do Campo Atalino Borges de Lima, do Pirapó, disse que, apesar do nervosismo, foi bom poder participar do desfile. “Foi muito boa, eu fiquei muito nervoso com muita gente que tinha, mas foi legal. No próximo ano, eu estarei no 5º ano e vai ser o último que vou desfilar”, contou.





















