Evento será realizado na Colônia Gonçalves Júnior deste domingo, 26, a partir das 06h30min/Paulo Sava

Resumo: – Secretário de Turismo afirmou que a caminhada fortalece o turismo rural e movimenta a economia local;
- Roteiro está preparado para receber os participantes;
- Caminhada busca valorizar o patrimônio natural e cultural de Irati.
Irati se prepara para mais uma edição da Caminhada na Natureza – Rota dos Colonizadores, que acontece neste domingo, 26 de abril, em Gonçalves Júnior. O evento une lazer, saúde, turismo e desenvolvimento econômico, com percurso de 11 quilômetros por trilhas, propriedades rurais, igrejas históricas, mirantes e cavernas, destacando as belezas naturais e a riqueza cultural do distrito.
A programação começa às 06h30min com recepção e café da manhã. O alongamento será às 7h30, seguido do início da caminhada. O almoço será servido a partir das 11 horas. As inscrições podem ser feitas por link disponível aqui, e também no site e nas redes sociais da Prefeitura de Irati. Até o momento da entrevista, 246 participantes já estavam inscritos, e a organização pretende alcançar pelo menos 500.
A Caminhada da Natureza integra o calendário anual do município, que prevê quatro etapas em 2026, incluindo percursos no Caratuva, Rio do Couro, Pinho e a Caminhada do Pêssego.
Para o secretário de Turismo, Adriano Godoi, o evento representa mais do que atividade física. “Vale a pena fazer essa caminhada. É um domingo diferente, com ar puro, história, cultura, turismo religioso e paisagens incríveis. É uma experiência para viver Irati de um jeito diferente”, concluiu.
Em entrevista à Najuá, Godoy destacou que a caminhada fortalece o turismo rural e movimenta a economia local. “Essas pessoas que vêm de fora trazem um recurso que não estava aqui no município, promovem o desenvolvimento econômico e levam o nome de Irati para fora. E quando se trata de caminhada na natureza, além das belezas naturais, nós temos um grande diferencial, que é a história da Colônia Gonçalves Júnior, rica em patrimônio histórico e cultura”, afirmou.
O secretário de Agropecuária e Segurança Alimentar, Amilton Luiz Brandalize (Ake), que também integra a organização, lembrou que a caminhada do ano passado precisou ser cancelada por causa das chuvas, mas agora o roteiro está preparado para receber os participantes. “São onze quilômetros entre matas, trilhas e áreas abertas que dão uma visão dos dois lados da colônia. Vai ser uma caminhada brilhante, bonita e gostosa de fazer”, comentou.
O trajeto começa e termina na Igreja Luterana O Bom Pastor e passa por diversos pontos históricos, como as igrejas São Pedro e São Paulo (católica e ortodoxa), a igreja de Santo Estanislau, cemitérios antigos, mirantes e até a curiosa “Caverna do Tomate”, cuja história remete aos tempos em que agricultores guardavam ali a produção colhida.
“A igreja ortodoxa guarda sua estrutura original em madeira desde a fundação. É praticamente centenária. E no mirante, a quase 947 metros de altitude, a vista da colônia é espetacular”, destacou Brandalize.
Integrante do grupo Aventureiros Pé de Poeira, Célio Marcos de Oliveira, o “Kinho”, ressaltou o papel das caminhadas na valorização do patrimônio natural e cultural de Irati. “As pessoas passaram a buscar conhecer comunidades, a agricultura, a cultura. Hoje temos seis grupos de caminhada em Irati e isso despertou nas pessoas esse interesse pela natureza e pelo turismo local”, afirmou.
Célio destacou ainda que o percurso será bem sinalizado e contará com estrutura de apoio para garantir segurança aos participantes. “Vai ter carro de apoio, ambulância, água, banheiros, tudo para uma caminhada tranquila. É um percurso para toda a família, inclusive para quem quiser levar pet”, comentou.
Além da caminhada, o evento terá feira da agricultura familiar com dez expositores, oferecendo produtos coloniais, artesanato, bebidas e alimentos. Entre os participantes estão produtores de vinho, cerveja caseira, sucos, mel, bolachas, bordados e chás artesanais. Também haverá café da manhã, almoço típico e atrações culturais. O café custa R$ 20 e o almoço R$ 50, enquanto a inscrição para a caminhada é gratuita.