Irati deverá explorar pontos de ônibus de forma publicitária e comercial

Duas empresas já estão em negociação para implantar o serviço em Irati/Texto de Karin Franco…

04 de novembro de 2022 às 21h53m

Duas empresas já estão em negociação para implantar o serviço em Irati/Texto de Karin Franco

Ponto de ônibus na rua Doutor Correia, em Irati. Foto: Paulo Sava

A Prefeitura de Irati deverá explorar os pontos de ônibus de forma publicitária e comercial a partir de 2023. Duas empresas já estão sendo analisadas para efetivar o serviço. No entanto, o município ainda precisa padronizar os pontos de ônibus antes de fazer a concessão.

Irati já possui duas leis que tratam sobre o assunto. A lei nº 3671, aprovada em 2013, estabelece a confecção, manutenção e instalação com exploração publicitária de pontos de ônibus e mobiliário urbano. Em 2018, outra lei foi aprovada pela Câmara Municipal. A lei nº 4563, de 2018, acrescenta obrigações à concessionária que for realizar o serviço. Na semana passada, o assunto voltou a ser discutido por meio do líder do governo, o vereador Jorge Zen (sem partido), que pretendia criar um projeto igual, mas desistiu em função da informação repassada pela procuradoria do município sobre a existência das leis.

O secretário de Tecnologia, Inovação e Planejamento, João Almeida Junior, explica que a prefeitura tem, desde o início da gestão, procurado encontrar meios para aplicar as leis que já foram aprovadas. “Nós fomos atrás da empresa, a maior empresa no mundo que faz isso é a Clean. Ela faz tanto em Curitiba quanto em outros centros. A informação que nós tivemos com ela que para essa padronização, aqui no município de Irati, seriam poucos pontos de ônibus para que elas pudessem ter um retorno financeiro de substituição total”, disse.

Mas há a possibilidade de aplicar a lei a partir de outras empresas. “Nós entramos em contato com outras empresas menores que teriam esse interesse. Tem duas ainda em tratativa conosco para poder explorar comercialmente, mas nós temos que pensar dos dois lados, tanto ao lado do município, quanto da empresa. Para ela fazer uma substituição total de todos os pontos, eles serem padronizados e essa exploração, nós temos que fazer um contrato com eles de, no mínimo, uns 10, 15 anos, para que eles possam ter o retorno comercial dessa exploração e dessa manutenção desses pontos de ônibus”, conta o secretário.

João Almeida destaca que o objetivo com a medida é permitir que as empresas possam explorar comercialmente os locais. “É permitir com que alguma empresa explore esses pontos de ônibus comercialmente. Como que seria essa exploração? Através de painel de LED, através de propagandas, através de colocação de cartazes ali, para que eles possam fazer essa exploração. Nós estamos com duas empresas ainda em conversação para ver se nós abrimos um edital de um chamamento público para essa exploração”, disse.

A expectativa é que se faça uma padronização dos pontos de ônibus a partir do próximo ano, com um prazo máximo em até dois anos. “Estamos fazendo com o que temos, mas nós acreditamos que agora em 2023, no máximo, em dois anos, nós possamos estar fazendo toda essa substituição e toda essa manutenção desses pontos de ônibus. Eles serem principalmente padronizados”, conta o secretário.

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