Inscrições para o II Prêmio Mulher Empreendedora estão abertas

Inscrições podem ser feitas até o dia 25 de junho. Em 2024, a empresária iratiense,…

11 de junho de 2025 às 21h33m

Inscrições podem ser feitas até o dia 25 de junho. Em 2024, a empresária iratiense, Cleide Almeida, venceu as etapas municipal, regional e estadual da premiação/Marina Bendhack com entrevista de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

A presidente da ACIAI Mulher, Caroline Rezende Filipzack e a vencedora do I Prêmio ACIAI Mulher Empreendedora, em 2024, a empresária iratiense Cleide Almeida. Foto: Rose Harmuch

O Núcleo da ACIAI Mulher de Irati está com inscrições abertas para o II Prêmio Mulher Empreendedora. O concurso foi criado com o propósito de reconhecer e valorizar negócios de sucesso e histórias marcantes de mulheres que transformam realidades, movem a economia e fazem a diferença na cidade de Irati. As inscrições vão até o dia 25 de junho.

Em 2024, a empresária Cleide Almeida, proprietária da empresa Azul & Rosa, de Irati, venceu as etapas municipal, regional e estadual, sendo escolhida como Mulher Empreendedora do Paraná. Em entrevista à Najuá, ela disse que o prêmio foi um reconhecimento do seu trabalho e de sua vida de empreendedora. A empresária diz que para concorrer ao prêmio é preciso confiar em si mesma, se valorizar e contar sua própria história. “O que eu fiz foi escrever a minha história do que realmente aconteceu na Azul & Rosa. Isso é um processo muito simples e digo que muito gratificante porque não é só contar a tua história, é o reconhecimento do nosso trabalho. O que inspira muito são os desafios superados na vida da empreendedora. As mulheres antes se viam muito como concorrentes, eu lembro que quando eu entrei a concorrente desviava a rua [da minha empresa]. Hoje a gente está nos mesmos eventos e procuramos nos apoiar. Tem aquela história que mulher não apoia outra mulher. Eu tenho muito orgulho de dizer que eu estou ajudando a mudar essa história”, analisa Cleide.

A presidente da ACIAI Mulher, Caroline Rezende Filipzack, afirma que qualquer empresária associada à ACIAI por pelo menos seis meses pode participar do concurso. “Qualquer empresária iratiense ou até mesmo aqui da nossa região pode se inscrever no prêmio. O prêmio é para a mulher contar a história dela, as aventuras e desventuras, as superações e trazer essa inspiração para outras empresárias. Então o critério realmente é que seja empresária aqui na nossa região para poder participar do prêmio”, complementa Caroline.

Segundo Caroline, os funcionários da ACIAI oferecem todo o suporte necessário para o cumprimento dos requisitos, que incluem a produção de um texto e um vídeo contando sobre sua trajetória. “O que nós precisamos? Extrair o essencial da história, que ela tem um roteiro ali de começo, meio e fim. Então esse vídeo a gente também ajuda para que a candidata consiga ‘puxa, mas eu não tenho habilidade com vídeo’, eu também não tenho, então vem aqui, vamos sentar, a gente tem uma pessoa do marketing ali na ACIAI Mulher que pode ajudar, a gente tem assessoria de imprensa da própria ACIAI que pode nos ajudar, para que a pessoa consiga fazer com qualidade e tenha ali um material bacana para apresentar”.

O prêmio com três fases. “Vai participar da fase aqui da cidade, então nós vamos ter primeiro, segundo e terceiro lugar. Depois vai para a nossa regional, a nossa regional aqui CACESUL [Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Sul do Paraná]. São 17 cidades concorrendo na regional. Na regional também tem primeiro, segundo e terceiro. E depois vai para a fase estadual, que foi essa fase que a Cleide chegou. Nós ganhamos, Irati ganhou, o Prêmio Estadual de Mulher Empreendedora”, conta Caroline.

A vencedora da disputa municipal representará a cidade na etapa regional que envolve as representantes de 17 municípios filiados à Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Sul do Paraná (CACESUL). Essa entidade é formada por municípios da Amcespar e da Amsulpar, que contam com associações comerciais, entre eles, União da Vitória, Imbituva, Bituruna, São Mateus do Sul, Prudentópolis, Mallet, Teixeira Soares, General Carneiro, Paula Freitas, Rebouças, Inácio Martins, Rio Azul e Irati. Já a última etapa do concurso acontece em Foz do Iguaçu, no congresso da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP).

Caroline salienta que a ACIAI está em busca de mulheres para inspirar e fomentar o empreendedorismo feminino. “No momento é muito interessante que ela comece a escrever a história, que ela vai revivendo tudo aquilo que ela fez para ela chegar onde ela está hoje. Ela vê o quanto ela cresceu, o quanto ela se desenvolveu, o quanto a história é bonita.”, diz a presidente do Núcleo da Mulher da ACIAI.

A escolha das ganhadoras das três etapas é feita por representantes indicados pela CACESUL. “A própria CACESUL já tem um corpo de jurados. Então, a gente escolhe em outras cidades da CACESUL para que tenha essa imparcialidade necessária. Então, até nos jurados já tem todas as regras que vêm da FACIAP. Então, essas histórias vão para esses jurados aqui da nossa regional e depois os jurados fazem a votação e nós recebemos aí já, vamos dizer, a ganhadora da cidade. É feito um prêmio, a gente faz um coquetel aqui na ACIAI, recebeu o troféu, primeiro, segundo e terceiro lugar. Da mesma forma no regional. É feito daí já um comitê com alguns outros critérios de outras cidades também para a gente garantir a imparcialidade. Novamente, um coquetel e daí lá na FACIAP, é no palco. Dez empresárias são finalistas do Paraná inteiro e a Cleide foi a vencedora no ano passado”, descreve Caroline.

A inscrição pode ser feita por meio de contato com a ACIAI, com alguma associada da entidade, ou por este formulário. Há um primeiro formulário a ser preenchido e, posteriormente, é feito o direcionamento da candidata pela ACIAI.

As inscrições para a etapa municipal do prêmio Mulher Empreendedora vão até o dia 25 de junho. A fase regional ocorrerá no dia 10 de julho e o Congresso da FACIAP, a última etapa do prêmio, ocorrerá no final de outubro.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.