Cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas (EAD) e logística (presencial) estão com inscrições abertas até quarta-feira (13)/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Rodrigo Zub e Anderson Harmuch

Termina na quarta-feira (13) o período de inscrições para os cursos técnicos gratuitos oferecidos pela unidade do SESI/SENAI, de Irati. Estão abertas as inscrições para o curso de Desenvolvimento de Sistemas (EAD) e logística (presencial). As aulas iniciam no dia 25 de março.
São 35 vagas ofertadas nos dois cursos. Podem se inscrever, alunos com mais de 14 anos que estejam fazendo o Ensino Médio ou que tenham completado o Ensino Médio. Não há limite de idade, ou seja, os cursos aceitam a inscrição de pessoas adultas, desde que tenham a formação mínima.
O curso de Desenvolvimento de Sistemas será feito de forma online. O aluno acessará uma plataforma onde assistirá as aulas e fará as atividades. “É uma plataforma do Sistema FIEP. O aluno entra no ambiente virtual de aprendizagem tendo uma disciplina por vez. A primeira disciplina, por exemplo, é comunicação oral e escrita. Nesse período do dia primeiro ao dia 30, o aluno vai acessar aquele conteúdo, vai fazer os trabalhos daquele conteúdo, provas e após vai liberando os próximos conteúdos para o aluno. É 100% online, através dessa plataforma. Tem o suporte na plataforma com os tutores e também tem o suporte com a pedagoga e a equipe da unidade presencial”, conta a funcionária do SESI/SENAI, Maraisa Camargo.
Os alunos também terão um encontro por semana de forma presencial. Os encontros serão às quintas, das 18h30 às 22 h. O curso tem duração de 18 meses e carga horária de 1.200 horas.
Os profissionais formados em Desenvolvimento de Sistemas possuem um campo vasto de atividades, podendo trabalhar em casa ou em outras empresas. “Tem várias áreas de atuação. O aluno pode trabalhar em Irati, como já comentamos com os nossos alunos, eles podem trabalhar da casa deles e prestar serviço para o Canadá, que é uma realidade que já temos na região com os nossos alunos que estão recebendo em dólares. Quem que não gostaria? É muito interessante porque ele pode trabalhar no conforto da casa dele. Ele vai trabalhar na nossa região nas empresas grandes, que sabemos que tem demanda, como a Bsoft [empresa de Imbituva] e outras indústrias na nossa região. Ele pode montar a própria empresa. Vai do perfil do profissional, mas a área da atuação é bem ampla”, disse.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
O curso pode ser feito com acesso pelo celular, mas a unidade do SENAI também dá apoio para quem não tem estrutura. “Somente o celular já dá para fazer. Nós também disponibilizamos para esses alunos a internet. Se você mora mais no interior e quer fazer, se inscreva, mande mensagem para o nosso contato, nós disponibilizamos até internet, que é através de um chip. O aluno recebe um chip da internet. E com esse chip de internet, ele vai conseguir acessar tranquilamente o conteúdo para fazer as provas. Caso o aluno queira, apesar do curso de Desenvolvimento de Sistemas ser EAD, nós disponibilizamos um equipamento na unidade, com o agendamento de horário prévio. O aluno tem a opção de usar os nossos equipamentos dentro da unidade”, explica Maraisa.
Já o curso de logística terá aulas presenciais, de segunda a sexta-feira, no período noturno, das 18h30 às 22 h. O curso dura 18 meses e tem uma carga horária de 900 horas.
De acordo com o professor da instituição e especialista em Técnico em Logística, Igor Paulo Filipczak, as aulas presenciais auxiliam que o aluno tire dúvidas. “A vantagem é que o professor pode, na hora, colocar exemplos e os alunos, que estão participando, podem trazer casos do dia a dia do seu trabalho”, explica.
O professor conta que o curso abrange mais do que apenas o transporte de mercadorias. “A maioria das pessoas confundem a logística somente com transporte. A logística é muito mais ampla que isso. A logística trata de todas as estratégias, processos, administração dos fluxos, dos sistemas envolvendo, desde aquisição do material, em qualquer segmento da atuação. Nós podemos falar sobre serviços, produtos, indústrias, comércio, transportadoras, enfim, desde aquisição da matéria-prima, do produto com o fornecedor, o desenvolvimento com o fornecedor, passando pelo transporte, pela armazenagem, pela distribuição, pela satisfação do cliente final. A logística ela é um terno muito abrangente”, disse.

O profissional formado em Logística pode atuar em conjunto com vários setores dentro de uma empresa. “O profissional de Logística consegue identificar quais são os produtos do maior giro, os produtos que precisam ser trabalhados junto ao Departamento de Vendas. É uma área que tem uma intercessão muito forte com outras áreas. Todas as áreas da empresa, com marketing, com vendas. Tem que estar ligado porque toda essa informação que vem do mercado, é desdobrada para dentro da empresa e o profissional de logística vai conseguir alinhar e fazer com que o fluxo, seja o fluxo físico do material, mas também o fluxo da informação, da documentação, o fluxo fiscal – que hoje é extremamente importante ter um controle fiscal e tributário dentro da tua organização. Isso o profissional de Logística, com as técnicas e com as matérias que ministramos no curso no SENAI, vai conseguir fazer tranquilamente e com eficiência”, conta.
O curso prepara não somente novos profissionais do mercado, mas pode auxiliar empresas que já atuam na área. O professor destaca que o curso pode ser usado para desenvolver habilidades nos funcionários. “Não somente para as pessoas que estão em busca de um emprego, uma colocação no mercado de trabalho, mas também a conscientização dos empresários, da importância de fazer uma gestão logística do teu negócio. O custo logístico de qualquer segmento hoje, elevaria no Brasil, entre 5% e 25% de todo o teu custo operacional. Em algumas situações, esse custo é maior que o próprio lucro da empresa. Um processo logístico bem administrado, seja ele um transporte, uma gestão de estoques, um atendimento ao cliente bem feito, uma distribuição, uma logística de transporte, não só na coleta do material, na administração do estoque e na entrega para o cliente, é extremamente importante porque esses custos tem muita oportunidade de redução”, explica.
Igor ressalta que aprimorar os conhecimentos dos funcionários pode auxiliar o aumento de lucro da empresa. “Quando você fala em redução de custo, você impacta diretamente no teu lucro. Muitos empresários tem a oportunidade de ter algum funcionário que já trabalha dentro dos seus processos, mas que tem a intenção de focar um pouco mais nos seus custos. Hoje em dia a sobrevivência das empresas está focada e alinhada à uma gestão de custos eficientes. O profissional de logística, é muito bem-vindo”, conta.
O professor do curso de logística destaca que alunos já tiveram essa experiência e conseguiram colaborar com as empresas que trabalham. “Nós temos no curso, que está em andamento, profissionais de grandes empresas da região que estão utilizando as técnicas, que são ministradas no curso, para melhoria de processo dentro da própria empresa. Eu tenho exemplos, dentro da sala de aula, de alguns alunos que já utilizaram as ferramentas e as técnicas logísticas que nós conseguimos ministrar dentro da carga horária do curso”, disse.
O curso também serve para pequenos empresários que queiram aprimorar seus negócios. Segundo o professor, os pequenos empresários poderão melhorar seus processos, especialmente quem utiliza a venda online. “Um controle eficiente de custos nessa linha da logística, seja no recebimento de materiais, principalmente, no transporte e entrega. Hoje vemos muitas empresas atuando no e-commerce, fazendo entregas, a roteirização, fazer um cálculo de rota mais em conta, conseguir essa eficiência no teu custo de transporte, é extremamente importante e o curso aprimora isso”, explica.
Os dois cursos são totalmente gratuitos e não há taxa para inscrição, materiais e aulas. “Nós temos trazido na modalidade gratuita, justamente, para alcançar o pessoal que tem interesse em fazer e, às vezes, não tem condições de investir. É modalidade gratuita. O diploma é do SENAI, reconhecido em todas as indústrias da região, do estado e reconhecido nacionalmente. O SENAI tem esse grande nome perante às instituições. Nós trazemos esses cursos inteiramente gratuitos”, conta Maraisa.
As inscrições são realizadas de forma online. Quem estiver interessado, deve mandar uma mensagem no WhatsApp no número (42) 9-8820-1924 e pedir o link de inscrição. A inscrição também pode ser feita por esse link: https://bit.ly/3IvEIG8.
Entre os documentos para fazer a inscrição estão o RG, CPF, comprovante de endereço e histórico escolar. Quem ainda não terminou o Ensino Médio, deve enviar um documento que comprove a matrícula no Ensino Médio. Menores de idade também precisam dos documentos dos pais ou responsáveis. Os documentos devem ser digitalizados e anexados no formulário online disponibilizado no link repassado.
As vagas são preenchidas por ordem de inscrição. Inscrições com documentos incompletos serão desclassificadas.
Cursos de aperfeiçoamento: O SENAI também oferece cursos de aperfeiçoamento profissional para pessoas que queiram melhorar a sua qualificação. Os cursos têm duração mais rápida e são gratuitos.
Entre os cursos oferecidos está o curso de Pacote Office que ensina a usar os programas como Word (editor de texto), Excel (tabelas e gráficos) e Power Point (apresentações). O curso é presencial e as aulas iniciam no dia 27 de maio.
Outros cursos oferecidos são o de aperfeiçoamento para o mercado de trabalho e o de gestão em processos administrativos.
Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo número de WhatsApp (42) 9-8820-1924.