Paróquias Nossa Senhora da Luz e Perpétuo Socorro farão as celebrações para pessoas assistirem de dentro dos carros no sábado e no domingo
![]() |
| Paróquias Nossa Senhora da Luz e Perpétuo Socorro farão missas drive-in aos sábados e domingos, sempre às 15 horas. |
Paulo Henrique Sava
As paróquias de Irati adotarão um novo sistema para as celebrações das missas a partir deste fim de semana. Trata-se das missas drive-in, das quais as pessoas poderão participar de dentro dos próprios carros.
As paróquias Nossa Senhora da Luz e Perpétuo Socorro farão as celebrações drive-in aos sábados e domingos, sempre a partir das 15 horas.
O padre Alexandre Spena, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Luz, comenta que, desta forma, será possível que crianças menores de 12 anos, idosos com mais de 60 anos e pessoas incluídas nos grupos de risco da Covid-19 participem das missas, observando todas as demais medidas para evitar o contágio (uso de máscara, higienização das mãos com álcool gel e distanciamento social).
O padre ressalta que a solução foi adotada também porque a capacidade de público dentro das igrejas foi limitada a apenas 30%, por conta da pandemia de coronavírus.
Percebemos que muitos idosos e crianças que não estão contemplados nesta percentagem desejam participar da Santa Missa. Em conformidade com as diretrizes, decidimos nós realizarmos todo sábado e domingo, às 15 horas, a Santa Missa, na qual será permitido que idosos acima de 60 anos, crianças abaixo de 12 anos e pessoas que estão nos grupos de risco, participarem no sistema drive-in.
Pedimos encarecidamente que respeitem o número máximo que podemos comportar dentro do nosso estacionamento para que muitas pessoas possam ser contempladas. Esta é uma oportunidade principalmente para os nossos paroquianos
Na Paróquia Perpétuo Socorro, os fiéis receberão a comunhão dentro dos veículos, para evitar aglomerações em filas. O pároco, Padre Nelson Bueno da Silva, pede a colaboração dos fiéis para que as celebrações aconteçam de forma organizada e seguindo todas as normas estabelecidas pelos órgãos de saúde, pelo município e pela Diocese.
Somos muito a favor da vida. Queremos rezar, mas de modo organizado e responsável, não queremos abusar com nada e pedimos a colaboração de todos para, ao virem à missa, utilizarem máscaras.
Para o padre, a missa drive-in foi a maneira encontrada para que as pessoas dos grupos de risco da Covid-19 participem da celebração.
Vocês ouvem a Palavra de Deus e recebem a Santa Comunhão, participando da missa de uma forma presente. Que o Espírito Santo vá nos iluminando.
Outros horários
Além dos dois horários drive-in, as paróquias continuam com suas celebrações nos demais horários, respeitando o limite de 30% da capacidade de público. Na Perpétuo Socorro, as missas são no sábado às 15h (drive-in e presencial) e às 17 horas (transmissão pelo Facebook) e no domingo às 8h (transmissão pela Najuá FM 106,9), 10h, 15h (drive-in e presencial) e 17 horas.
Na Paróquia Nossa Senhora da Luz, as celebrações são no sábado às 15h (drive-in e presencial) e às 17 horas, e no domingo às 10h (Transmissão pela Super Najuá 92,5), 15h (drive-in e presencial) e 17 horas.
