Advogada que é filiada do PV já foi candidata a prefeita em 2012 e exerceu mandado de vereadora entre 1993 e 1996
Advogada Ieda Waydzik aceitou convite para ser vice na chapa encabeçada por Jorge Derbli. Foto: Fernanda Santos Hraber |
A advogada Ieda Regina Schimalesky Waydzik foi confirmada como candidata a vice-prefeita na chapa que será encabeçada pelo atual chefe do Executivo, Jorge Derbli (PSDB). A filiada do Partido Verde (PV) foi convidada para disputar a eleição majoritária durante a convenção do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) realizada na segunda-feira, 14, na Câmara Municipal.
Em entrevista à Najuá na terça-feira, 15, Derbli disse que três dos cinco partidos coligados na disputa majoritária indicaram nomes de pessoas para ocupar o cargo de vice. “Dessa vez, a coligação conta com cinco partidos [PTB, PSDB, Patriotas, DEM e PV] e três deles indicaram vice. Eu tinha nove nomes, mas o interessante é que a Ieda não estava nesses nomes. Nós fizemos pesquisas de outros nomes, ex-prefeito Rodrigo Hilgemberg [DEM] era um deles. Muitas pessoas qualificadas, mas a escolha é do prefeito. A indicação é dos partidos, mas quem define é o prefeito. Por isso, escolhi a Ieda, que já foi Procuradora em outros municípios e tem um conhecimento em gestão pública”, afirmou Derbli.
O prefeito relata que um dos objetivos é que as mulheres ocupem um lugar de destaque na administração municipal e que o trabalho social realizado por Ieda o capacita para desempenhar essa função.
Derbli também destacou sua parceria com o atual vice-prefeito Amilton Komnitski (DEM), que optou em não participar da disputa majoritária e é pré-candidato a vereador nas eleições deste ano. “Tenho um grande respeito pelo Amilton da Farmácia, um grande companheiro, nesses quatro anos, nunca tivemos uma discussão, compartilhamos de ações e decisões nesse gabinete. A gente conversa, discute e traça metas para o município de Irati. Porque é muito fácil ver vice brigando com o prefeito”, comenta o prefeito.
Texto: Rodrigo Zub, com reportagem de Paulo Sava