Historicamente em lados opostos, políticos se unem em Fernandes Pinheiro

Ex-prefeito Oziel Neivert concorrerá ao cargo de prefeito pelo União Brasil. O vice na chapa…

30 de julho de 2024 às 21h35m

Ex-prefeito Oziel Neivert concorrerá ao cargo de prefeito pelo União Brasil. O vice na chapa será Harry Cristian Emanuel Czelusniak (PSD), ex-assessor jurídico da prefeitura na atual administração, de Cleonice Schuk, adversária de Oziel em outros pleitos/Texto de Rodrigo Zub

Imagem da convenção municipal em que foram confirmados os nomes de Oziel e Cristian, como candidatos a prefeito e vice em Fernandes Pinheiro, respectivamente. Na foto da esquerda para direita: Nei Schuck, Cleonice Schuck, Fábio Jacomel, Caroline Less Czelusniak (esposa de Cristian), Cristian Czelusniak, Oziel Neivert e sua esposa Eliane Neivert. Foto: Gustavo Schuck

Prefeito de Fernandes Pinheiro entre 2013 e 2016, Oziel Neivert concorrerá novamente ao Executivo Municipal na eleição deste ano. Após oito anos afastado da política, o agricultor concorrerá ao cargo de prefeito pelo União Brasil após ter seu nome aprovado na convenção do partido realizada no dia 20 de julho, no Centro de Eventos do Parque da Prainha.

Confira o áudio completo da reportagem abaixo

O candidato a vice na chapa será Harry Cristian Emanuel Czelusniak (PSD), conhecido como Doutor Cristian, ex-assessor jurídico da prefeitura na atual administração, de Cleonice Schuck, adversária de Oziel em outros pleitos. Mais três partidos manifestaram apoio à candidatura de Oziel e Cristian, sendo o PSD, PL e Republicanos. Todos os partidos são da base de apoio da atual prefeita, que participou de disputas eleitorais contra Oziel ou candidatos apoiados por ele no passado. O ex-prefeito Nei Rene Schuck, marido de Cleonice, e o atual vice-prefeito Fábio Jacomel, também apoiam a chapa formada por Oziel e Cristian.

Questionado sobre o assunto pela nossa reportagem, Oziel disse que a intenção foi pacificar a situação política do município, pois os desentendimentos estavam se tornando brigas pessoais entre algumas pessoas. “O meu intuito sempre foi de fazer uma pacificação política dentro de Fernando Pinheiro. Porque uma discórdia política assim não leva a nada. Isso simplesmente gera um atrito, gera briga entre família e com pessoas e adversários políticos. E isso não leva a nada. Então meu intuito foi sempre fazer uma união dos partidos políticos. Para a gente ter uma vida assim mais calma e tranquila, porque Fernandes Pinheiro é um município pequeno onde todo mundo conhece todo mundo, então não há uma necessidade assim de fazer uma política tão agressiva. Por isso coloquei a o meu nome à disposição e tentando fazer essa pacificação”, afirma o candidato a prefeito.

Cristian disse que mesmo fazendo parte de grupos políticos diferentes de Oziel, ou seja, da oposição, em alguns momentos, sempre houve respeito entre as partes, onde ninguém era tratado como inimigo. “Tenho muito respeito e admiração pela família do Oziel, uma família de pessoas honestas muito trabalhadoras. Tenho muito respeito pela história de vida dele [Oziel]. Uma pessoa bem-sucedida na sua vida particular, uma pessoa bem-sucedida na vida política e na vida pública também. Já foi prefeito e teve fez uma ótima gestão e ótima aceitação da população. É por esses motivos que eu empresto o meu nome para ser candidato a vice-prefeito”, disse o candidato a vice-prefeito, que possui uma experiência de 20 anos na vida pública, pois atuou em quatro gestões municipais como assessor jurídico da prefeitura e uma legislatura na função de assessor jurídico da Câmara.

Cristian também participou como assessor jurídico nas últimas cinco campanhas eleitorais. “Eu sempre me envolvi nos bastidores da política, mas é a primeira vez que efetivamente eu disputo uma eleição municipal desta vez como o candidato a vice-prefeito. Nós temos uma proposta muito bem definida de unir as pessoas de Fernandes Pinheiro. O nome da nossa coligação vai ser ‘Unidos por Fernandes Pinheiro’. Então temos esse propósito de unir as pessoas e de unir as nossas experiências, a do Oziel que já foi prefeito e a minha desses 20 anos como servidor público conhecendo um pouco da máquina administrativa”, ressalta o candidato a vice-prefeito.

Clique aqui e receba as notícias da Najuá

Oziel disse que mesmo não exercendo um cargo eletivo nos últimos anos procurou manter contato com deputados estaduais e federais. Já no contato com a população, o candidato a prefeito revelou que recebeu pedidos de pessoas para voltar a concorrer ao Executivo. Após decidir colocar o nome à disposição como pré-candidato a prefeito, Oziel resolveu procurar Cristian para fazer parte da chapa na disputa majoritária. O candidato a prefeito destacou a experiência do seu vice-prefeito no setor público. “Ele tem um conhecimento profundo da administração pública. Ele sempre esteve envolvido dentro da prefeitura e administrando a parte jurídica. É uma pessoa apta e que conhece realmente a vida pública. Tenho certeza que hoje a gente já é mais vivido e mais amadurecido na política. Com isso, já tem uns caminhos mais fáceis de administrar a prefeitura”, avalia Oziel.

Dos partidos que apoiam a candidatura de Oziel e Cristian ao Executivo Municipal foram indicados aproximadamente 38 candidatos para concorrer às nove vagas da Câmara de Fernandes Pinheiro.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.