Estrutura será crucial para que hospital tenha resposta rápida na transferência de pacientes de alta complexidade
Da Redação, com reportagem de Paulo Henrique Sava
O heliponto da Santa Casa de Irati está quase pronto para começar a funcionar. A estrutura será crucial para que o hospital transfira pacientes de alta complexidade através do Serviço Aeromédico. “Esse serviço vai atender a pacientes que precisam de uma remoção segura e rápida”, ressalta o Provedor da Santa Casa, Ladislao Obrzut Neto.
Ainda falta fazer a base, mas já foram retiradas as grades, a rede de alta tensão e as árvores, que poderiam oferecer riscos ao pouso no local.“Se o helicóptero quiser descer hoje lá, pode descer. O heliponto está apenas dependendo de uma parceria entre a Prefeitura e o banco Bradesco e quem estaria lidando com isso é o Valmir [Emiliano], secretário de Finanças. Estou sabendo que o Valmir está bem empenhado para fazer esse tipo de trabalho, que está nos ajudando bastante”, diz.
Conforme o Provedor, a presença do heliponto vai contribuir para salvar vidas em risco, especialmente nos casos em que o tempo é crucial. “Vamos imaginar uma pessoa que teve um infarto agudo, com menos de seis horas de dor e que precise chegar ao hospital para fazer a implantação de stent ou fazer uma cirurgia cardíaca para salvar o músculo cardíaco. Isso vai economizar muito tempo. A ambulância leva daqui a Ponta Grossa quase duas horas. De helicóptero, não leva 20 minutos”, compara.