Guardas Municipais salvam homem engasgado durante almoço em restaurante de Ponta Grossa

19 de maio de 2026 às 09h43m

Homem de 46 anos teve as vias respiratórias desobstruídas por agentes da Guarda Civil Municipal após se engasgar com um pedaço de carne/Texto de Diego Gauron

Vídeo de câmera de segurança do restaurante registrou o momento do socorro. Foto: Divulgação

Uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) salvou um homem de 46 anos que se engasgou enquanto almoçava em um restaurante na região Central de Ponta Grossa, na segunda-feira (18). Assista aqui.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, agentes do GETAM da GCM estavam no estabelecimento quando perceberam que o homem apresentava sinais de engasgamento, dificuldade para respirar e incapacidade de falar.

Diante da situação, os guardas iniciaram imediatamente a manobra de desobstrução das vias aéreas, procedimento utilizado em casos de primeiros socorros. Após a ação, um pedaço de carne que obstruía a respiração da vítima foi expelido.

Segundo a Guarda Municipal, o homem permaneceu consciente, orientado e estabilizado após o atendimento, sem apresentar outras alterações aparentes.

O comandante da Guarda Civil Municipal, inspetor Macedo, destacou o preparo técnico das equipes para situações de emergência.

“Nosso dever é proteger a população. Por isso, buscamos estar sempre preparados para agir quando necessário. Neste caso, a ação rápida dos nossos guardas fez toda a diferença”, afirmou.

Ainda conforme a corporação, os agentes recebem treinamentos constantes, incluindo técnicas de atendimento pré-hospitalar e primeiros socorros.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.