O assunto foi discutido na Câmara Municipal. Protetores também reivindicam a instalação de um canil ou casa de passagem para animais de rua e a cessão de um imóvel urbano para instalação de um ponto de atendimento veterinário/Paulo Sava

Resumo: – Grupos de protetores de animais publicaram carta aberta nas redes sociais com algumas reivindicações voltadas à causa animal no município;
- Protetores reivindicam a liberação de um espaço físico na área rural pertencente à Prefeitura para construção de um canil ou casa de passagem para animais;
- Grupos também reivindicam a cessão de um imóvel urbano para instalação de um ponto de atendimento veterinário.
A causa animal foi debatida durante a sessão da Câmara de Irati na noite desta terça-feira, 19. Em carta aberta publicada nas redes sociais, os grupos de proteção animal Anjos do Bem e Protetores Independentes reivindicam a indicação de um secretário para a pasta de Defesa Animal, a liberação de um espaço físico rural pertencente à Prefeitura para a instalação de um canil ou casa de passagem, que seria utilizado para abrigo de fêmeas prenhas ou com filhotes, recuperação pós-cirúrgica de animais sem tutores, isolamento de animais agressivos ou com doenças contagiosas e para atendimento clínico e ambulatorial.
Os grupos também reivindicam a cessão de um imóvel urbano para a instalação de um ponto de atendimento veterinário. Na carta, lida durante a sessão pela vereadora Sybil Dietrich, os voluntários das entidades criticam a falta de um secretário de Defesa Animal em Irati.
“Atualmente, a ausência de uma secretária ou de um secretário específico para a causa animal tem impedido a criação de políticas públicas efetivas. A vinculação da pauta à Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente tem enfraquecido as ações voltadas para cães e gatos, além de dificultar o acesso a recursos financeiros, verbas parlamentares e doações. A Secretaria de Defesa Animal foi uma conquista da sociedade civil, com trabalho de muitos munícipes. Reduzi-la a uma coordenação depois de tantos avanços é um retrocesso que impacta diretamente a atuação dos protetores e do próprio Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (COMBEA). Justo agora que nos sentimos integrados ao grupo de trabalho da Prefeitura, estamos de mãos atadas para novas ações”, comentou.

Defesa Animal está sem secretário
O município de Irati não conta com um secretário de Defesa Animal desde o início da gestão do prefeito Emiliano Gomes em janeiro. Desde então, a pasta passou a ser vinculada à secretaria de Meio Ambiente.
Na carta, os grupos alegam que os voluntários estão abrigando um grande número de cães e gatos e contraindo dívidas, o que impossibilita a adoção de novos animais e limita a capacidade de realização de novas ações em prol deles. Por isso, eles dizem que o atendimento das reivindicações é essencial para os animais.
Procurada pela nossa reportagem para se manifestar sobre a carta com as reivindicações apresentadas pelos grupos de proteção animal, a funcionária da pasta de Defesa Animal, Fabiana de Godoy Rocha, disse que o Executivo ainda não respondeu os questionamentos realizados. Ela somente informou em nota que a Prefeitura vai iniciar as castrações em setembro e que 955 pessoas se inscreveram para realizar o procedimento. Outros animais de rua também estão na fila da castração.