Novo endereço da academia do grupo fica na Avenida Noé Rebesco, no bairro Lagoa/Paulo Henrique Sava, com reportagem de Sidnei Jorge
Grupo de capoeira Muzenza. Foto: Sidnei Jorge |
O objetivo da capoeira é contribuir para a educação da criança, uma vez que a academia exige como critério de participação a obtenção de notas boas na escola e respeito aos pais e aos mais velhos. Já os adultos procuram o esporte para emagrecer, ter um alongamento legal e manter a saúde em dia. “A capoeira é procurada por pessoas que enfrentam todos estes obstáculos. Oferecemos tudo o que a capoeira tem de melhor, desde a dança, a luta, a cultura instrumental e folclórica. A capoeira é nossa arte 100% brasileira”, comentou.
O grupo Muzenza, considerado um dos maiores grupos de capoeira do mundo, está presente em 46 países e em quase todos os estados brasileiros. A matriz está sediada em Curitiba, sob supervisão do mestre Burguês, que também supervisiona o desenvolvimento da capoeira dos alunos iratienses.
A idade mínima para iniciar a prática da capoeira é de 5 anos. Couve Man contou que alguns jovens de 14 ou 15 anos começaram no esporte quando eram crianças e nunca mais pararam. “Eu tenho crianças que começaram com 5 anos e hoje estão com 14, 15 anos e não pararam. Para a capoeira, a partir de 5 anos já é uma idade boa”, frisou.
Após a pandemia, o grupo voltou a se apresentar ao ar livre aos domingos no Parque Aquático. No inverno, as apresentações foram suspensas, mas devem voltar assim que o clima permitir, de acordo com o graduado. “A capoeira começou e se desenvolveu nas ruas, depois foi para as academias, isto desde o tempo foi para as academias, isto desde o tempo em que ela foi criada, é uma manifestação cultural desenvolvida nas ruas e levada para as academias”, pontuou
As aulas na academia do Grupo Muzenza são realizadas de segunda a sexta-feira, a partir das 19 horas. Às segundas e quartas-feiras, as aulas são com o instrutor Pimenta; às terças e quintas-feiras, o graduado Couve Man é o responsável pelos treinos. Todas as sextas-feiras são realizadas rodas de capoeira. “Quem quiser vir e conhecer, ver esse axé, esta alegria toda do pessoal, está todo mundo convidado”, frisou.
O grupo também está presente nas redes sociais com vídeos e fotos das apresentações e dos ensaios. Tanto no Facebook quanto no Instagram e no YouTube é possível encontrar materiais produzidos pelo grupo nas páginas do Couve Man. Maiores informações também poderão ser obtidas através do WhatsApp (42) 98423-9149.
Fotos: Sidnei Jorge