Anúncio de investimento foi realizada em evento que aproximou parceiros de negócios e fornecedores na semana passada/Texto de Karin Franco, com reportagem de Jussara Harmuch
O Grupo Ivasko anunciou que irá investir R$ 100 milhões nos próximos dois anos. O anúncio ocorreu em um evento com parceiros de negócios e fornecedores na quinta-feira (9).
Em entrevista à Najuá, a diretora de marketing e trade do grupo, Ana Paula Ivazko, explicou que esse é um momento inédito para o grupo. “Vivemos hoje um momento inédito no grupo, onde conseguimos fazer uma previsão de crescimento. Já conseguimos fazer o plano para os próximos dois anos e realmente agora é fazer acontecer”, disse.
Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?
Entre os investimentos que devem ser realizados está a construção de um centro de distribuição. Apesar de rumores apontarem que o centro de distribuição seria construído em União da Vitória, a localização do projeto ainda não é confirmada pelo grupo. “A princípio nós temos o terreno já adquirido, já é uma propriedade do grupo, mas a localização dos novos empreendimentos ainda não podemos divulgar por uma questão estratégica. É lógico que tudo que conseguirmos manter em Irati, trazer para Irati, é a nossa prioridade. Ontem [na quinta-feira] também estavam presentes muitos dos produtores locais aqui da cidade. Nós, como grupo, temos como objetivo não somente o nosso crescimento, mas o que chamamos de crescimento colaborativo, que é trazer todo mundo junto, tanto as indústrias grandes, mas principalmente, a região onde estamos”, conta.
Ana Paula é uma das diretoras do grupo Ivasko. Com 24 anos, ela assumiu como diretora de trade, após terminar a faculdade e um intercâmbio na Alemanha, onde estagiou em empresas do ramo alimentício. Ela conta agora como é receber esse desafio. “O desafio temos sempre. Brincamos lá na empresa, que bom que tem problema, senão não precisava estar aqui. É algo que carregamos conosco, que sempre vai ter que resolver e essa boa parte do nosso trabalho”, explica.
Um dos desafios também é se destacar em um setor ainda essencialmente masculino. “Um setor ainda onde a indústria e varejistas, quando você vê são muitos homens. Eu, como mulher, tenho muito orgulho de dizer que na nossa empresa é meio a meio. Os cargos e liderança, quanto o pessoal da loja, não tem distinção nenhuma, o que nos importa realmente é a capacidade da pessoa. Mas, com certeza, estamos lidando com pessoas e, às vezes, passamos por algumas situações um tanto quanto constrangedoras”, conta.
Para contornar essa situação, a diretora de Marketing destaca que é preciso analisar a situação de duas formas. “Uma é não colocarmos isso como empecilho na nossa vida. O fato de eu ser mulher não vai ser uma desculpa para mim. ‘Eu não posso isso porque eu sou mulher’. E começa conosco. Eu coloco sempre para mim assim: ‘Por que eu não vou fazer tal coisa’, ‘Porque eu realmente não quero ou porque eu sinto que eu não deveria?’. Isso que precisamos pesar e não colocar isso como uma dificuldade. Lógico, existe. Não estou dizendo que não existe, mas buscarmos quebrar o tabu dentro de nós antes do que para frente”, explica.
A outra situação é o fato de ser jovem. Para isso, Ana Paula conta que o segredo é escutar o que os outros tem a dizer. “A falta de experiência acaba pegando. Uma coisa que eu tento muito fazer é escutar mais do que falar. Nesse momento, levamos em consideração que eu estou fazendo uma segunda faculdade. Eu estou na empresa um ano e meio e ainda não aprendi tudo. Longe disso, acho que nunca vou aprender tudo. O grande segredo que eu tenho para evitar falar bobagem é sempre escutar primeiro”, disse.