Categoria deve decidir em assembléia se volta ou não às aulas na próxima 4ª feira
Paulo Henrique Sava
A greve dos professores da rede estadual entra em sua 4ª semana consecutiva. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná – APP-Sindicato – vai entrar com um recurso contra a decisão do Tribunal de Justiça (TJ – PR), que intimou os professores do 3º ano do Ensino Médio a voltarem para as salas de aula nesta segunda-feira.
A decisão, assinada pelo juiz de plantão, Victor Martin Batschke, determina ainda o retorno ao trabalho de pelo menos 30% dos servidores administrativos das escolas.
Em Irati, professores e representantes da APP-Sindicato estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 02, nos portões dos colégios para comunicar aos pais e alunos que as aulas não retornariam nesta semana.
Uma assembléia do sindicato está marcada para a próxima quarta-feira, dia 04 de março, às 09 horas, no estádio Durival de Britto, em Curitiba. No entanto, de acordo com o assessor de imprensa do núcleo de Irati da APP-Sindicato, José Oliveira, os maiores núcleos sindicais do estado, como Londrina e Maringá, já se manifestaram contra o final da greve.
“Nós temos apenas promessas, tem coisas que não teve esforço nenhum do governo, que poderia ter implementado, na linha funcional, as progressões e promoções, mas se negou a fazer isso, o que é um indicativo de que o governo quer dar um calote em nós e isso não aceitamos de forma nenhuma”, comentou.
De acordo com José, outra questão que também continua na pauta de reivindicações é o projeto de lei que altera a previdência dos trabalhadores, que deve ser reenviado pelo Executivo à Assembléia Legislativa para votação.
“Nós aceitamos discutir previdência, mas para ele [governo] pagar o que deve e não para retirar o que nós temos. Isso nós aceitamos discutir, caso contrário, não tem espaço para discussão deste assunto. A greve não terminou e, se depender da nossa força, não vai terminar na quarta-feira”, destacou.
De acordo com Oliveira, haverá um ônibus saindo de Irati para a assembléia da APP-Sindicato, que será realizada em Curitiba na próxima quarta-feira, a partir das 09 horas. Mais informações podem ser obtidas no facebook da APP-Sindicato.