Na região de abrangência do Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa, 84 agências entre bancos públicos e privados estão fechados
Da Redação
A última reunião da Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) com o Comando Nacional dos Sindicatos aconteceu no dia 15 de setembro e depois que a proposta de reajuste salarial de 7% e abono de R$ 3,3 mil foi negada pela categoria, não houve nova rodada de negociações.
Os bancários pedem um reajuste de 14,78%, índice calculado para repor a inflação de 9,78% e também dar ganho real de salário de 5%.
Nas duas semanas de paralisação, 791 agências e dez centros administrativos fecharam em todo o estado do Paraná e mais de 19 mil trabalhadores estão de braços cruzados.
Na região de abrangência do Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa, 84 agências entre bancos públicos e privados estão fechados. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa, Marcos Antonio Constantin, todas as agências do Itaú, Bradesco, Santander, HSBC, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil estão fechadas nos 12 municípios de sua área de atuação: Ponta Grossa, Palmeira, Ipiranga, Imbituva, Irati, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Rebouças, Carambeí, Castro, Piraí do Sul e Porto Amazonas. As agências bancárias de Prudentópolis, que pertencem ao Sindicato dos Bancários de Guarapuava, também tiveram 100% de adesão à greve.
Marcos ressalta que a proposta apresentada pelos banqueiros foi rejeitada e não há nenhuma rodada de negociação agendada. Por isso, a greve dos bancários não tem previsão para acabar. De acordo com Marcos, os banqueiros estão realizando ações para tentar desestabilizar o movimento grevista. Conforme o sindicato, os bancos chegaram a retirar faixas e cartazes das portas das agências, e isso acaba confundindo a população. “São tentativas orquestradas para inibir a greve, mas o sindicato agiu e isso não surtiu efeito. Estamos firmes e fortes com a greve. Na região dos Campos Gerais, essa é a greve com maior adesão das agências públicas e privadas da história. Por enquanto, não tem previsão de chegar a um acordo e voltar ao trabalho”, ressalta o presidente do Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa.
Atendimento
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra que os clientes podem usar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais.
Nos correspondentes bancários (postos dos Correios, casas lotéricas e supermercados), é possível também pagar contas e faturas de concessionárias de serviços públicos, sacar dinheiro e benefícios e fazer depósitos, entre outros serviços.